A liderança pode ser uma designação formal ou surgir informalmente da influência sobre outras pessoas. Nesta seção, "líder" significa qualquer membro de uma organização ou grupo que tenha influência, responsabilidades educacionais ou responsabilidades gerenciais. Embora esses princípios se apliquem a todos os profissionais de computação, os líderes têm a responsabilidade maior de defendê-los e promovê-los, tanto dentro como por meio de suas organizações.
Um profissional de computação, especialmente aquele que atua como líder, deve ...
Pessoas - incluindo usuários, clientes, colegas e outras pessoas afetadas direta ou indiretamente - devem sempre ser a preocupação central na computação. O bem público deve sempre ser uma consideração explícita ao avaliar tarefas associadas a pesquisa, análise de requisitos, design, implementação, teste, validação, implantação, manutenção, retirada e descarte. Os profissionais de computação devem manter esse foco, independentemente das metodologias ou técnicas que usam em sua prática
Organizações e grupos técnicos afetam a sociedade em geral, e seus líderes devem aceitar as responsabilidades associadas. As organizações - por meio de procedimentos e atitudes voltadas para a qualidade, transparência e bem-estar da sociedade - reduzem os danos ao público e aumentam a conscientização sobre a influência da tecnologia em nossas vidas. Portanto, os líderes devem encorajar a participação total dos profissionais de computação no cumprimento de responsabilidades sociais relevantes e desencorajar tendências para fazer o contrário.
Os líderes devem garantir que melhoram, e não degradam, a qualidade de vida profissional. Os líderes devem levar em consideração o desenvolvimento pessoal e profissional, os requisitos de acessibilidade, a segurança física, o bem-estar psicológico e a dignidade humana de todos os trabalhadores. Padrões ergonômicos humanos-computador apropriados devem ser usados no local de trabalho.
Os líderes devem seguir políticas organizacionais claramente definidas que sejam consistentes com o Código e comunicá-las de forma eficaz às partes interessadas relevantes. Além disso, os líderes devem encorajar e recompensar o cumprimento dessas políticas e tomar as medidas adequadas quando as políticas forem violadas. Desenhar ou implementar processos que deliberadamente ou por negligência violem, ou tendam a permitir a violação dos princípios do Código, é eticamente inaceitável.
Oportunidades educacionais são essenciais para todas as organizações e membros do grupo. Os líderes devem garantir que as oportunidades estejam disponíveis para os profissionais de computação para ajudá-los a melhorar seus conhecimentos e habilidades no profissionalismo, na prática da ética e em suas especialidades técnicas. Essas oportunidades devem incluir experiências que familiarizem os profissionais de computação com as consequências e limitações de determinados tipos de sistemas. Os profissionais de computação devem estar totalmente cientes dos perigos de abordagens simplificadas demais, a improbabilidade de antecipar todas as condições operacionais possíveis, a inevitabilidade de erros de software, as interações de sistemas e seus contextos e outras questões relacionadas à complexidade de sua profissão - e assim ser confiante em assumir responsabilidades pelo trabalho que realiza.
Mudanças na interface, remoção de recursos e até mesmo atualizações de software têm impacto na produtividade dos usuários e na qualidade de seu trabalho. Os líderes devem tomar cuidado ao alterar ou interromper o suporte para recursos do sistema dos quais as pessoas ainda dependem. Os líderes devem investigar exaustivamente alternativas viáveis para remover o suporte para um sistema legado. Se essas alternativas forem inaceitavelmente arriscadas ou impraticáveis, o desenvolvedor deve ajudar as partes interessadas na migração harmoniosa do sistema para uma alternativa. Os usuários devem ser notificados sobre os riscos do uso contínuo do sistema sem suporte muito antes do término do suporte. Os profissionais de computação devem auxiliar os usuários do sistema no monitoramento da viabilidade operacional de seus sistemas de computação e ajudá-los a compreender que a substituição oportuna de recursos inadequados ou desatualizados ou de sistemas inteiros pode ser necessária.
Mesmo os sistemas de computador mais simples têm o potencial de impactar todos os aspectos da sociedade quando integrados às atividades cotidianas, como comércio, viagens, governo, saúde e educação. Quando organizações e grupos desenvolvem sistemas que se tornam uma parte importante da infraestrutura da sociedade, seus líderes têm a responsabilidade adicional de serem bons administradores desses sistemas. Parte dessa administração exige o estabelecimento de políticas para acesso justo ao sistema, inclusive para aqueles que podem ter sido excluídos. Essa administração também exige que os profissionais de computação monitorem o nível de integração de seus sistemas com a infraestrutura da sociedade. Conforme o nível de adoção muda, as responsabilidades éticas da organização ou grupo provavelmente também mudam. O monitoramento contínuo de como a sociedade está usando um sistema permitirá que a organização ou grupo permaneça consistente com suas obrigações éticas descritas no Código. Quando não existem padrões adequados de cuidado, os profissionais de computação têm o dever de garantir que sejam desenvolvidos.