O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vem proporcionando benefícios nos diversos setores da sociedade. Por outro lado, a intensificação do uso das TIC também tem proporcionado alguns desafios, um deles relaciona-se ao uso indevido das informações disponíveis na rede, bem como a forma como essas informações são compartilhadas entre os usuários. Neste contexto, dois conceitos são importantes: Ética e Moral (SANTOS, 2013).
A Ética deve auxiliar o indivíduo quando este se depara com uma determinada situação, sendo, portanto, decisiva no resultado da escolha, "o aprendizado de toda uma vida, o convívio familiar, na escola, nas religiões, no convívio social em geral tem uma importância preponderante na decisão a ser tomada" (MASIERO, 2013, p.21).
Ressalta-se, assim, a relevância de uma maior divulgação sobre os temas envolvendo a Ética em Computação de modo que os estudantes e profissionais da área possam refletir sobre as atitudes e comportamentos dos seres humanos em relação aos avanços tecnológicos durante o processo de formação e permanecer ampliando seus conhecimentos ao longo do exercício da profissão. Busca-se, com isso, acrescer a possibilidade de sucesso em todas as suas esferas de atuação, potencializando, inclusive, a prática da responsabilidade social.
O objetivo geral deste projeto, que se iniciou em 2015, é a elaboração de um Objeto de Aprendizagem (OA) para ser utilizado em processos de ensino-aprendizagem a fim de divulgar os temas abordados pela Ética em Computação. Ainda em 2016, iniciou-se o segundo período deste trabalho, a fim de remodelar o OA e deixá-lo dinâmico, fácil de manipular e com interface mais agradável.
Este trabalho foi realizado no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a partir do ambiente de aprendizagem proporcionado pelo projeto "Estudo sobre a adoção do método de Aprendizagem Baseada em Problemas em cursos de graduação e pós-graduação de Computação", atualmente funcionando no Núcleo de Informática e Sociedade (NIS), no Laboratório de Informática em Educação (LABINE), localizado no anexo do módulo Prof. Carloman Borges, que está sendo gerido pelo Grupo de Informática, Computação e Educação (GICE).
Para o Desenvolvimento do OA TEC foram realizadas as seguintes etapas:
Na pesquisa bibliográfica realizada em 2015, sobre os principais temas tratados no campo da Ética em Computação, foram encontrados quatro livros de interesse (essa pesquisa foi atualizada com novos recursos quem pode ser vistos clicando aqui.), sendo eles:
Dos livros supracitados, três são produções brasileiras, o que mostra a escassez de publicações de Ética no campo da Computação. Uma pesquisa rápida na ferramenta de pesquisa Google Scholar reforça ainda mais essa problemática, onde artigos sobre Ética em Computação são extremamente difíceis de serem encontrados (OLIVEIRA e PINTO, 2016).
A escassez de publicações referentes a Ética na Computação também é notável nos anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), considerado atualmente o principal fórum de Educação em Engenharia no Brasil. Numa pesquisa feita em anais, compreendendo o período de 2005 a 2015 (exceto 2013, por não dispor de acesso no período em que houve a investigação), foram encontrados apenas onze trabalhos publicados. Tal pesquisa foi realizada sem levar em consideração se os artigos publicados se referiam à Computação ou não, o interesse foi saber a frequência com que a Ética e seus estudos são retratados no COBENGE (OLIVEIRA e PINTO,2016).
Verificou-se que, nos dez anos investigados, não houve artigos publicados sobre o tema “Acesso não-autorizado”; houve 6 artigos publicados em que aparece a palavra Ética; nenhuma publicação sobre “Moral” e sobre “Privacidade” foi feita; e há 5 trabalhos em que se encontra a palavra-chave “Propriedade Intelectual”. Percebe-se, portanto, que há a necessidade da ampliação da promoção de espaços de discussões sobre tais assuntos (OLIVEIRA e PINTO, 2016). A pesquisa no COBENGE foi atualizada em 2016, onde a busca foi feita minuciosamente pelo pesquisador verificando cada artigo. Os artigos encontrados (e que foram disponibilizados para download) foram carregados e armazenados neste site (encontrados aqui).
Este site começou a ser desenvolvido após a pesquisa bibliográfica, utilizando a ferramenta de desenvolvimento WYSIWYG (What You See Is What You Get) Web Builder 11, com as linguagens HTML 5, PHP e CSS. Mas depois de discussões referentes ao local de hospedagem e a possibilidade de expansão, foi decidido que o site seria recriado na ferramenta de desenvolvimento Google Sites, que oferece hospedagem gratuita, e possui servidores robustos e confiáveis sem perigos de quedas ou superlotamentos. O Google Sites também se sobressaiu por estar disponível para uso, enquanto o WYSIWYG web Builder 11 é um software de licença proprietária, o que poderia impactar a evolução do site, pois poderia representar para futuros pesquisadores um desafio de ordem financeira.
Com o intuito de contribuir para a difusão dos assuntos tratados no campo da Ética em Computação, o site de Ética em Computação foi elaborado e implementado utilizando a ferramenta Google Sites. Acredita-se que o site representa uma importante fonte de conhecimento para a sociedade, dispondo de um acervo cuidadosamente acumulado de livros, artigos e mídias em geral sobre Ética em Computação. É importante, ainda assim, observar que os temas da Ética em Computação podem ser mais difundidos e abordados no Brasil, e o site criado é uma tentativa de reverter esse cenário. A equipe do GICE pretende dar continuidade aos trabalhos realizados com o site e mantê-lo sempre ativo e atrativo, visando sempre uma maior divulgação e abrangência desse espaço.