Durante a rotina normal de rastreamento de problemas de software, X é forçado a verificar o conteúdo dos arquivos de alguns usuários. X descobre um arquivo de programa que está sendo editado de modo a parecer que o seu dono é seu autor original, quando na verdade o arquivo foi derivado de um programa criado por outro usuário. O que X deve fazer? X encontra um arquivo que mostra que o(a) cliente está sonegando seus impostos. X deve fazer alguma coisa? X encontra provas de que o(a) usuário(a) está fraudando SUA empresa. E agora? X percebe que alguém em que está interessado(a) possui um arquivo contendo as fantasias sexuais favoritas dele(a). X deve utilizar esse conhecimento quando finalmente marcar um encontro com ele (a)?
Y está escrevendo um programa de contabilidade. A pessoa que a(o) contratou lhe pede para acrescentar alguns recursos para esconder algumas contas da Receita Federal. O que Y deve fazer?
W descobre um problema potencialmente sério em algum software de monitoramento que escreveu. Seu chefe lhe pede que o ignore; se houver algum problema o (a) cliente reclamará a tempo, caso isso o (a) afete. W deve tomar alguma providência? Se o software estiver monitorando pacientes em um hospital, isso mudará suas ações?
W está negociando um contrato de software com uma comunidade local para projetar seu sistema de controle de tráfego. Recomenda que selecionem o sistema SCT dentre vários disponíveis no mercado. W não menciona que é um(a) dos(as) principais acionistas da empresa que produz o SCT. Como isso pode ser interpretado?
X está trabalhando em um projeto para seu curso. O (a) instrutor(a) determinou um prazo de uso do computador para realizar seu projeto. X esgotou seu tempo, mas ainda não terminou o trabalho. O (a) instrutor (a) não pôde ser encontrado (a). No ano passado X trabalhou como programador (a) estagiário (a) para o centro de computação do campus e está bastante familiarizado(a) com os procedimentos para aumentar o tempo alocado a cada conta. Usando o que aprendeu no ano passado, consegue ter acesso ao arquivo mestre de contas. X pensa, então, em dar a si próprio tempo adicional para terminar o projeto. O que deve X5 fazer?
Y está trabalhando em um projeto coletivo e percebe que o código elaborado por alguns dos(as) colegas contém falhas, e que a funcionalidade do software pode ser melhorada a partir de práticas de programação diferentes das escolhidas e utilizadas. Y sente vontade de questionar o processo de desenvolvimento de software em uma rede social, inclusive a competência dos colegas, e compartilhar com todos(as) os seus amigos. Que decisão Y deverá tomar?
W ocupa a função de gerente de uma empresa que possui vários desafios a serem vencidos (financeiro, comunicação, formação de colaboradores, produção de software com qualidade, etc.) e, por isso, precisa ocupar várias funções. Uma dessas funções é coordenar um grupo de desenvolvimento de um determinado software em condições precárias de trabalho: falta tecnologia de ponta; pessoal qualificado; há rotatividade entre os membros, o que torna o processo de manutenção do software complexo; há pouca disponibilidade de tempo para o projeto. W tem uma vida pessoal bastante tumultuada, pois cuida de seus pais que estão em uma idade avançada e ajuda a manter os(as) seus(suas) irmãos(irmãs), ou seja, precisa muito do trabalho. Além disso, W acredita que o software que está desenvolvendo poderá contribuir de forma significativa para o progresso tecnológico da comunidade à qual faz parte. O que deverá W fazer?
Z acabou de se formar e foi convidada (o) para trabalhar em um outro país. Chegando lá, estranhou bastante o ambiente de trabalho, pois os hábitos e costumes que os membros da empresa tinham eram bem diferentes do que estava acostumada(o). Z estava acostumada (o) a seguir horários rigorosos, a bater ponto e a cumprir rigorosamente as metas estabelecidas pela gerência. Na nova empresa, Z tinha total liberdade para planejar suas atividades como achasse melhor, tinha três refeições de ótima qualidade, lanches, salas de entretenimento (em que poderia jogar vídeo game, sempre que quisesse), sala de descanso para tirar aquele cochilo após o almoço, salas de bate-papo para se comunicar com outros membros da equipe... a relação entre colegas era algo tão familiar. Z tem que se preocupar com alguma coisa?
X juntou-se a alguns colegas de faculdade para abrir uma empresa de serviços de informática. Uma das atividades realizadas pela empresa é a manutenção de máquinas, e instalação e configuração de softwares. Para conquistar os seus clientes, X instala os softwares proprietários solicitados por eles sem cobrar absolutamente nada pelos produtos, apenas cobra pelo serviço. Y comentou para X que esta atitude era ilegal. X perguntou-lhe: por quê?
Por estar envolvida(o) em muitas atividades profissionais, Y acabou ficando com um prazo muito pequeno para desenvolver um pequeno software que foi contratada(o) para fazer. Realizando pesquisas na internet, verificou que o código de um software muito semelhante ao que foi requisitada (o) estava disponível para consulta. Então, resolveu copiar o código e modificar alguns aspectos de formatação. Por conta disso, Y conseguiu entregar o produto em tempo hábil e recebeu o pagamento combinado com o cliente. Como um consultor de Ética em Computação vinculado ao IEEE trataria o caso de Y?
Referências: Os casos abordados neste material são fictícios e foram elaborados ou adaptados a partir dos que podem ser encontrados em: