[...]Os assistentes pessoais inteligentes começaram a surgir há apenas dois anos. Atualmente, o reconhecimento de voz e a inteligência artificial progridem em uma velocidade tão rápida que falar com computadores se tornará, em breve, a norma[...]Cada vez mais, nossos dispositivos se tornarão parte de nosso ecossistema pessoal, nos ouvindo, antecipando nossas necessidades e nos ajudando quando necessário[...]
Shwab (2018, pág. 25)
[...]Muitas cidades conectarão serviços, redes públicas e estradas à internet. Essas cidades inteligentes irão gerenciar sua energia, fluxos de materiais, logística e tráfego. Cidades progressistas, como Singapura e Barcelona, já estão implementando muitos novos serviços baseados em dados, incluindo soluções de estacionamento, coleta de lixo e iluminação inteligentes[...]
Shwab (2018, pág. 174)
[...]A iFlyTek assumiu a liderança na aplicação de inteligência artificial nos tribunais, construindo ferramentas e executando um programa piloto com base em Xangai que usa dados de casos anteriores para ajudar os juízes nas provas e sentenças.
Kai-Fu Lee (pág. 166)
[...] Os médicos tradicionais poderiam, em vez disso, evoluir para uma nova profissão, que chamarei de "cuidadora compassiva". Esses profissionais médicos combinariam as habilidades de um enfermeiro, um técnico em medicina, um assistente social e até mesmo um psicólogo. Os cuidadores compassivos seriam treinados não apenas na operação e compreensão das ferramentas de diagnóstico, mas também na comunicação com os pacientes, consolando-os em momentos de trauma e apoiando-os emocionalmente durante todo o tratamento.[...]
Kai-Fu Lee (2019, pág. 299)
[...]os Estados Unidos construíram uma forte vantagem nas primeiras aplicações de IA nos negócios. Grandes empresas norte-americanas já coletam gigantescas quantidades de dados e os armazenam em formatos bem estruturados. Elas costumam usar software empresarial para contabilidade, estoque e gerenciamento do relacionamento com o cliente. Quando os dados estão nesses formatos, é fácil para empresas como a Palantir gerarem resultados significativos aplicando a IA de negócios com o objetivo de economizar custos e maximizar os lucros[...]
Kai-Fu Lee (pág. 161)
A IA tem um enorme potencial para melhorar a assistência médica. A digitalização de registros médicos já permitiu que médicos e pacientes tomassem decisões melhores e mais rápidas, além de obter ajuda instantânea de especialistas de todo o mundo no diagnóstico de imagens digitais. De fato, os melhores especialistas para realizar esse diagnóstico podem em breve ser sistemas de IA, dado o rápido progresso na visão computacional e no aprendizado profundo.
Max Tegmark (2020, pág. 166)
Em breve, o rápido progresso da robótica irá transformar a colaboração entre seres humanos e máquinas em uma realidade cotidiana. Além disso, por causa de outros avanços tecnológicos, os robôs estão se tornando mais adaptáveis e flexíveis, pois a concepção estrutural e funcional deles passou a ser inspirada por estruturas biológicas complexas.
Shwab (2018, pág. 31)
Atualmente, o carro sem motorista domina os noticiários, mas existem outros tipos de veículos autônomos, incluindo caminhões, drones, aviões e barcos. Conforme as tecnologias (os sensores e IA, por exemplo) se desenvolverem, as capacidades de todas essas máquinas autônomas melhoram em ritmo acelerado.
Shwab (2018, pág. 30 e 180)
Como quase todos os acidentes de carro são causados por erro humano, acredita-se amplamente que carros autônomos movidos a IA podem eliminar pelo menos 90% das mortes nas estradas, e esse otimismo está incentivando um grande progresso no sentido de colocar carros autônomos nas estradas.
Max Tegmark (2020, pág. 162)
LEE, K.-F. Inteligência Artificial: Como os Robôs estão Mudando o Mundo a Forma como Amamos, nos Relacionamos, Trabalhamos e Vivemos. [S. l.]: Globo Livros, 2019.
KAUFMAN, D. Desmistificando a Inteligência Artificial. [S. l.]: Autêntica, 2022.
TEGMARK, M. Vida 3.0: O Ser Humano na Era da Inteligência Artificial. trans. by Petê Rissati. [S. l.]: Benvirá, 2020.
RUSSELL, S.; VARGAS, B. Inteligência Artificial a Nosso Favor: Como Manter o Controle sobre a Tecnologia. [S. l.]: Companhia das Letras, 2021.
SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. [S. l.]: Edipro, 2018.