O Sistema de Descoberta de Artefatos é voltado para Arqueólogos que desejam encontrar objetos únicos, raros ou lendários que carregam grande valor histórico. Para obter um artefato, é necessário seguir uma sequência de etapas obrigatórias, sempre com narração ou acompanhamento de um ADM.
Primeira Etapa: Conhecer o Artefato
Antes de sair em busca de um artefato, é necessário descobrir sua existência. Isso pode ser feito por meio de roleplay, estudando livros antigos, lendas populares, documentos raros ou relatos históricos.
Você pode fazer isso sozinho ou com ajuda de NPCs especializados (como Arqueólogos ou Linguistas). Caso tenha um Arqueólogo ou Linguista na equipe, o processo de interpretação e validação das informações pode ser mais rápido e confiável. No entanto, você não pode fazer Descoberta de Artefatos sem ser um jogador da classe arqueólogo, mesmo com um NPC da classe.
Segunda Etapa: Investigar seu Paradeiro
Depois de descobrir sobre a existência do aterfato, você precisa fazer 3 cenas, de 50 linhas cada, buscando sobre rastros ou localização do dito artefato, além de sua origem.
A terceira missão obrigatoriamente revelará alguma pista concreta sobre o artefato, apontando uma ilha onde ele POSSIVELMENTE pode estar ou foi visto pela última vez.
Terceira Etapa: Dominação e Preparação
Para iniciar a expedição na ilha sorteada, é necessário que o Arqueólogo tenha domínio sobre a ilha, ou permissão do seu dono (isso só pode ser concedido caso seja um arqueólogo famoso, ou sua barganha seja suficiente para convencer o soberano).
Para concluir essa etapa é OBRIGATÓRIO ser um Arqueólogo Mestre de Artefatos
Quarta Etapa: Busca pela Relíquia
Com a ilha concedida e a equipe pronta, o jogador deve realizar uma missão final, dessa vez diretamente na ilha onde o artefato está escondido. Essas missões devem envolver ações como:
Explorar ruínas ou cavernas;
Perguntar aos habitantes locais, investigando;
Decodificar textos antigos;
Investigar o ambiente e a história da ilha.
Esse tipo de missão é narrada por ADM's e vão ajudar a encontrar a localização exata da relíquia. A missão será concluida quando souber onde ele está.
Extra: Dúvidas
P: E se o aterfato não estiver na ilha, como foi dito na segunda etapa que ela seria apenas a mais suscetível, não garantida?
R: Na própria missão na ilha onde ele supostamente estaria escondido, você vai encontrar sinais de que o artefato foi movido de lugar. Se explorar corretamente vai conseguir achar o lugar certo.
--------------------------------------------
P: Tem como achar Saijō ou frutas muito poderosas que estão perdidas?
R: Sim... e não. Se as relíquias estão perdidas, elas podem ser achadas. No entanto, não é aleatoriamente. Coisas menos poderosas estão em lugares menos poderosos, e assim por diante. Salvo exceções.
--------------------------------------------
P: Pode ter um NPC Especial arqueólogo e fazer a caçada com ele?
R: Sim, essa é a única exceção à regra, mas ele vai precisar ter no mínimo 25 mil pontos de atributos, que é quando você atinge o nível 3, essencial para a busca.