PRÁTICA CORPORAL E ATIVIDADE FÍSICA, PROPORCIONADA NO PRÓPRIO LOCAL E DURANTE A JORNADA DE TRABALHO.
GERAL: PROMOVER MELHORIAS NAS CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS, FÍSICAS E PSÍQUICAS, POR MEIO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS DIRIGIDOS, EXECUTADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO, AOS SERVIDORES DA UFSM.
ESPECÍFICOS: - EDUCAR A POSTURA ATRAVÉS DA CONSCIÊNCIA CORPORAL; - ALIVIAR O ESTRESSE; - DIMINUIR O SEDENTARISMO; - AUMENTAR A DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO; - PROMOVER A SAÚDE E UMA MAIOR CONSCIÊNCIA CORPORAL; - AUMENTAR A INTEGRAÇÃO SOCIAL; - MELHORAR O DESEMPENHO PROFISSIONAL; - DIMINUIR AS TENSÕES ACUMULADAS NO TRABALHO; - PREVENIR LESÕES E DOENÇAS POR TRAUMAS CUMULATIVOS, COMO AS LER (LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS) E OS DORT (DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO) E, - DIMINUIR A FADIGA VISUAL, CORPORAL E MENTAL POR MEIO DAS PAUSAS PARA OS EXERCÍCIOS.
HOUVE A PARTICIPAÇÃO PARA ALÉM DA ESTIMADA, CONTUDO DEVE-SE MELHORAR. COM A SUBSTITUIÇÃO DA COORDENAÇÃO DA COORDENADORIA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA (CQVS), EM FEVEREIRO DE 2018, PRETENDE-SE AVALIAR, MONITORAR E DAR CONTINUIDADE AO PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL, EM PARCERIA COM CENTROS E UNIDADES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS LABORAIS. NOSSA AVALIAÇÃO PARA O PROCESSO ANTERIOR FICARÁ LIMITADA, PORÉM, PRETENDE-SE ATUALIZAR METAS E AÇÕES PARA PRÓXIMOS ANOS.