O MUSEU
Em 2002, a então Seção de Biblioteca, Editoração e Arquivo, iniciou várias ações, visando sensibilizar sobre a importância da preservação da memória da justiça eleitoral tocantinense e da necessidade de criação de um centro de memória no TRE, como exposição do acervo de mobiliário e de documentos históricos, em frente ao hall da Biblioteca.
Em 17 de setembro do ano 2014 foi apresentado em reunião um projeto de criação do centro de memória, com desenhos elaborados pela Seção de Engenharia, Arquitetura, Projetos e Obras - SEAPO.
E em 16 de junho de 2015 foi criado o Espaço Memória pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins através da Resolução TRE-TO nº 328/2015.
Projeto do Espaço Memória
A preservação da memória institucional é uma forma de manter suas bases fortalecidas e resgatar referências consistentes para a construção do presente assim como o planejamento do futuro.
Dada a missão sagrada e singular da Justiça Eleitoral, a gestão da memória e o acesso aos bens históricos culturais, móveis históricos, fotografias, documentos, etc. - contribuem para o exercício do direito coletivo à memória, que se realiza por meio do direito ao acesso à informação e às fontes da cultura do Estado e da valorização e difusão do patrimônio cultural Tocantinense inserto na história da Justiça Eleitoral no Tocantins.