Ação promovida pelo TRE-TO

Projeto Inclusão dos povos indígenas chega às comunidades de Rio Vermelho, Cachoeirinha e Manoel Alves

O Projeto Inclusão Sociopolítica dos povos indígenas é um dos Projetos Permanentes da Justiça Eleitoral do Tocantins.

24/09/2019 11:58 - Atualizado em 30/08/2022 19:28

Concluindo a etapa de visitação a aldeias, a Justiça Eleitoral do Tocantins leva o projeto Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas às comunidades indígenas de Rio Vermelho, Cachoeirinha e Manoel Alves, que fazem parte dos municípios de Goiatins e Itacajá, região Nordeste do estado. A programação teve início na segunda-feira (23/9) e segue até quinta-feira (26/9).

A ação realizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) começou em 2017 e hoje é um programa permanente no TRE-TO, com o objetivo de garantir a efetivação plena dos direitos dos povos indígenas. Neste ano, 11 aldeias estão sendo visitadas, sendo que a última etapa aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, nas aldeias de Txuiri e São João, em Formoso do Araguaia, e no dia 13/09 na comunicada Santa Isabel em Cristalândia.  Ao todo, 2,5 mil indígenas serão atendidos pelo projeto em 2019.

“O projeto está na sua última etapa, do que foi planejado no workshop de 2018 com as lideranças indígenas; e o sentimento que temos é de dever cumprido, por termos promovido essas ações de educação, de conscientização e de preparação desses eleitores indígenas para participarem mais ativamente do processo político eleitoral”, ressaltou a servidora da EJE, Juliana Marques dos Santos Bringel.


Programação

Durante as visitas são ministradas duas palestras: “A importância da participação do povo indígena no processo eleitoral”, com o juiz eleitoral da 13ªZE, Wellington Magalhães; e “Legislação Eleitoral – Direitos e Deveres”, com o juiz eleitoral da 29ªZE, Luís Otávio Queiroz Fraz. Também é realizada uma mesa redonda para esclarecimento de dúvidas, uma dinâmica interativa com os indígenas e votação simulada na urna eletrônica.


Thayná Neiva