Conheça as propostas aprovadas

6.1 - Extinguir a exigência da presença dos responsáveis legais como requisito obrigatório para que crianças e adolescentes sejam atendidos pela Instituição, nas demandas que aqueles são os supostos violadores de bens jurídicos. Ademais, que, nesses casos, seja dispensada a avaliação financeira e relativizada a apresentação de documentos de endereço, dentre outros, divulgando-se essa diretriz amplamente para sociedade civil e os/as servidores/as e defensores/as da Defensoria. 

Resultado esperado: Ampliação das hipóteses previstas no comunicado de novembro de 2021 sobre "Fluxo para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência" para abarcar demais violações de direitos e bens jurídicos de crianças e adolescentes. 

Órgãos envolvidos:  NEIJ, Ass. Cível, 2a e 3a Subdefensorias, EDEPE e CCSAI.

Atividades:

Prazo:1º Sem/2022

Prazo:2º Sem/2022

Prazo:2º Sem/2022


6.2 - Atuar para efetiva implementação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, especialmente para garantia do direito de locomoção e da acessibilidade total de crianças e adolescentes com deficiência. 

Resultado esperado: Capacitar defensores/as públicos/as para que atuem para garantia do direito de locomoção de crianças e adolescentes com deficiência, como disposto pela Lei Brasileira de Inclusão. 

Órgãos envolvidos:  NEIJ e NEDIPED


Atividades:

Prazo: 1º Sem/2022

Prazo: 1º Sem/2022

Prazo: 2º Sem/2022





6.3 - Atuar para promover a fiscalização de ONGs e associações da sociedade civil que desenvolvem ações de acolhimento de crianças e adolescentes, especialmente em relação à aplicação de recursos públicos municipais nessas instituições. 

Resultado esperado: Promover a aproximação da DPESP e das crianças e adolescentes acolhidos/as, por meio de atividades de educação em direitos e da maior participação de defensores/as públicos/as nos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente. 

Órgãos envolvidos: NEIJ e EDEPE


Atividades:

Prazo2º Sem/2022

Prazo1º Sem/2023