Projeto Memórias Reveladas

Em novembro de 2005, com a transferência dos acervos dos extintos Conselho de Segurança Nacional, Comissão Geral de Investigações e Serviço Nacional de Informações para o Arquivo Nacional. É criado o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil, denominado "Memórias Reveladas", institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional com a finalidade de reunir informações sobre os fatos da história política recente do País.

A inclusão no Memórias Reveladas, em 2011, cristaliza o pioneirismo do TRT de Pernambuco, que disponibilizará o seu conjunto documental para o projeto, cujos documentos dão testemunho do período do regime militar brasileiro.

“Tenho muito orgulho do trabalho que estamos fazendo nessa área”, comemora a desembargadora Eneida Melo, sobre o programa de Gestão Documental do TRT6, que sempre defendeu a necessidade de preservação do acervo documental do TRT e a implantação de uma política de gestão, que contemple da produção ao controle dos documentos produzidos pelo Regional. Os documentos produzidos pela Justiça do Trabalho, na avaliação da desembargadora, registram uma jurisprudência que se constitui ao sabor da história, influenciada por tendências de épocas distintas, como materialização das questões que permeiam o social. “Trata-se da memória institucional, passível, portanto, de preservação”, argumenta.

Clique no link abaixo e visite o site do Projeto Memórias Reveladas.

http://www.memoriasreveladas.gov.br/