Tom Oralizante e Pontuação reprodução do discurso; O estilo Barroco

Discurso direto

O discurso direto é a transcrição exata da fala das personagens. A voz das personagens é inserida na narrativa, sem que haja participação do narrador. Assim, permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração.

"E Baltasar disse, Amanhã vou ao Monte Junto ver como está a máquina, passaram seis meses desde a última vez, como estará aquilo, Vou contigo, Não vale a pena, saio cedo, se não tiver muito que remendar estarei cá antes da noite, melhor é ir agora, depois são as festas da sagração, se adrega de chover ficam os caminhos piores, Tem cuidado. Descansa, a mim não me assaltam ladrões nem mordem lobos. Não é de lobos ou ladrões que falo. Então. Falo da máquina, Dizes-me sempre que me acautele, eu vou e venho, mais cuidados não posso ter, Tem-nos todos, não te esqueças, Sossega mulher, que o meu dia ainda não chegou, Não sossego, homem, os dias chegam sempre."

Discurso Indireto

O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.

"O padre Bartolomeu Lourenço não estava em casa, talvez tivesse ido ao paço, disse a viúva do porteiro da maça, ou à academia."


Discurso Indireto Livre

O discurso indireto livre é a apresentação das falas exatas das personagens inseridas dentro do discurso do narrador.

"(Blimunda) Já lavara o espigão de ferro, foi como se lavasse a perdida mão de Baltasar ausente, perdido ele. onde."


Discurso Direto Livre

Embora semelhante ao discurso direto. na medida em que reproduz as falas das outras personagens conforme foram emitidas, não possui as marcas tipográficas próprias deste, nem sempre, os verbos introdutores do relato do discurso.

"Em tom que facilmente dava a entender não ser essa a matéria importante que ali se iria tratar, disse Domenico Scarlatti ao padre, El-rei tem na sua tribuna uma cópia da basílica de S. Pedro de Roma que ontem armou na minha presença, foi para mim honra grande, Com que a mim não me distinguiu nunca, mas não o digo por qualquer sentimento de inveja, antes me louvo de ver honrada num seu filho a nação italiana, Dizem-me que ej-rei é grande edificador, será por causa disso este seu gosto de levantar com as suas próprias mãos a cabeça arquitetural da Santa Igreja, ainda que em escala reduzida, Muito diferente é a dimensão da basílica que está a ser construída na vila de Mafra, gigantesca fábrica que será o assombro dos séculos, (...)."


As Principais caracteristicas do barroco são:

  • Arte rebuscada e exagerada;

  • Valorização do detalhe;

  • Dualismo e contradições;

  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;

  • Barroco literário: cultismo e conceptismo.


Caracterização da literatura Barroca

A literatura Barroca Caracteriza-se pelo uso da linguagem dramática expressiva no exagero dos recursos de retórica, como adjetivação valorativa, metáforas e antiteses.