Gastronomia

A Francesinha

 é um sanduíche de prato, e sua receita mais popular usa fatias grossas de pão de forma, presunto (fiambre), linguiça, salsicha, bife e queijo. O sanduíche é então coberto com mais queijo, levado ao forno para derreter e por último é adicionado um molho levemente picante. Um sanduíche com sabores marcantes e textura variadas que exige ingredientes de qualidade e um apetite carnívoro!

O molho, que leva cerveja e tomate na base, é o segredo de cada chef e o principal ingrediente que diferencia uma Francesinha da outra.

Tripas à moda do Porto

Segundo a tradição, o Porto, além de todo o trabalho na construção dos navios, forneceu também tudo o que tinha para os mantimentos da frota. Nomeadamente carne. Todas as viandas que possuía haviam sido limpas, salgadas e devidamente acamadas nas embarcações. A cidade, sacrificada, ficara apenas com as miudezas, nomeadamente as “tripas”, e foi com elas que teve que inventar alternativas alimentares. Surgia, assim, o prato das “tripas à moda do Porto” que acabaria por se perpetuar até aos nossos dias e tornar-se, ele próprio, num dos elementos mais característicos da cidade. De tal forma que, com ele, nascia também a alcunha de “tripeiro” para os habitantes do Porto.