Carapaus alimados
é uma típica entrada portuguesa da região do Algarve . É um prato que se come frio, por isso recomendado para o verão, exceto no Algarve, onde o clima é quente todo o ano.
Cozido de grão
é um prato tradicional da culinária de Portugal. É preparado com grão-de-bico, diversos legumes e vários tipos de carne, que variam de região para região. Existem variações deste prato nas regiões do Alentejo e do Algarve
As variantes da região do Alentejo podem ser preparadas com carne de borrego ou de porco e enchidos, no que diz respeito às carnes, e batata, cenoura, feijão verde, abóbora, nabo e cebola, no que diz respeito aos vegetais, para além do próprio grão. Podem ainda incluir pão.
Nas variantes algarvias e em particular na de Portimão, é possível encontrar carne borrego ou de bovino e toucinho de porco, no que diz respeito às carnes, e batata, arroz, feijão verde e abóbora, no que diz respeito aos vegetais, para além do próprio grão
Cmum a todas as variantes é o tempero com hortelã, que confere ao prato um paladar característico. Pode ser servido numa panela de barro ou num tarro, constituindo este uma panela de cortiça típica do Alentejo.
O Dom Rodrigo
é um dos doces mais conhecidos no Algarve, sendo um exemplo da culinária com produtos endógenos da região, especialmente a amêndoa, da qual usa o miolo.. Os outros ingredientes são fios de ovos, ovos-moles, água, açúcar e canela.
Tal como a maioria da doçaria conventual portuguesa, a base é a mistura de ovos e açúcar, sendo também utilizados outros ingredientes, como miolo de amêndoa. Os ovos são utilizados de duas formas, tanto em fios com as gemas.