Gastronomia

Bacalhau à Brás

Este é um dos famosos, e fáceis de fazer, pratos mais típicos de Lisboa. Não há tasca que não esgote este clássico fish and chips à portuguesa.

O bacalhau é desfiado e refogado com batata palha, cebola e ovo mexido. As azeitonas pretas e a salsa picada que o cobrem não enganam: é um dos pratos mais populares em qualquer tasca lisboeta.

Fava Rica

É a única sopa desta lista de refeições com origens lisboetas, e que rica sopa!

Diz a história que até ao início do século XX era vendida nas ruas da capital, por mulheres que apregoavam “Fava Riiiica!”.

Destaca-se por ser um alimento muito nutritivo, muito barato e de fácil confeção: favas secas cozidas refogadas com azeite, alhos e pimenta.


Pastel de Nata

Tínhamos de começar pelo bolo de pastelaria português mais conhecido do mundo: o pastel de nata. Comido frio ou quente, com ou sem canela, os pastéis de nata são absolutamente deliciosos

Recheados com um creme de ovo macio e sedoso, envolto em massa folhada caramelizada, fazem nascer água na boca de quem se atreve a conhecê-los. Uma mordida e estamos viciados – assim como os monges do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa estavam no século XIX.

Reza a história, quando a dissolução dos mosteiros entrou em vigor em 1834, que os monges recorreram ao açúcar e à panificação para sobreviver, remexendo numa receita secreta de pastéis de Belém que permanece inalterada até hoje. E é também por isso que este incrível pastel é conhecido por Pastel de Belém.

Em Lisboa, alguns dos mais famosos lugares onde podes encontrar estes pastéis estão na Rua de Belém número 84, na Pastéis de Belém, na antiga Fábrica de Manteiga e no Balcão do Marquês – este último é perfeito para quem está alojado na residência Collegiate Marquês de Pombal.