Turismo 

Sé Catedral

É a primeira catedral de Portugal, tão antiga que deu origem à expressão: “Mais velha do que a Sé de Braga”. Numa das suas capelas, estão guardados os túmulos dos pais de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Por fora, é uma construção imponente, com duas grandes torres que se elevam das casas vizinhas. À volta, as ruas estreitas são boas para serem calcorreadas sem planos durante alguns minutos.



Jardim do Museu dos Biscaínhos

É um excelente local para descarsarmos e nos sentirmos bem. Ao contrário do Palácio dos Biscaínhos (de que faz parte), não se paga para visitar este jardim histórico do séc. XVIII, um dos mais significativos exemplares da época Barroca do Norte de Portugal. É um dos segredos bem guardados da cidade.

Bom Jesus de Braga

O Santuário do Bom Jesus do Monte, um dos ex-libris de Braga, foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 2019. Está rodeado por um parque com várias capelas, canteiros floridos, bancos recatados e grutas rodeadas de vegetação, não faltando também um lago com barcos a remo e um monóculo de onde se pode “ver Braga por um canudo”.

Quem quiser, pode descer e subir os famosos escadórios a pé ou, então, andar no elevador mais antigo do mundo a funcionar através de um sistema de contrapeso de água. Vemos o condutor a abrir a torneira para encher o depósito e depois tentaremos perceber por que é que quando um dos funiculares desce, o outro sobe.