Gastronomia de Ovar

Caldeirada de peixe

Tradicionalmente, a caldeirada, em Portugal e na Galiza, é um cozido, ou seja, uma preparação que não passa pelo refogado, cujos componentes básicos são diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. O tempero deste prato pode incluir apenas sal de cozinha e azeite, ou vários outros condimentos, como pimenta, salsa ou outros. 

A caldeirada pode ser mais ou menos líquida: por vezes, é servida como uma sopa, noutras regiões é frequente servi-la sobre fatias de pão ou com pedacinhos de pão torrado.

Em Angola e Moçambique, é frequente fazer-se caldeirada de cabrito, em que a forma de preparar é semelhante à indicada para peixe.

No Brasil a Caldeirada é feita à base de azeite de dendê, leite de coco, coentro, salsinha ou cheiro-verde, pimenta, tomate, pimentão, postas de peixe tipo namorado, robalo ou cação, e frutos do mar tipo: mexilhão, polvo, lula acrescidos de sal.

 A Caldeirada Brasileira é na verdade uma moqueca acrescida de vários Frutos do Mar.


Caldeirada de enguia

A caldeirada de Enguias prato típico da região de Aveiro, principalmente das zonas ribeiras, aqui muitos são os restaurantes que servem como prato principal, cada um com o seu segredo.

 Não fosse a enguia é um ex-libris da Região de Aveiro contribuir para a famosa caldeirada de enguias à moda de Aveiro. A enguia nasce no longínquo Mar dos Sargaços, emigra até as rias onde buscam águas calmas com abrigos e alimentos durante a sua fase jovem. Sendo a ria de Aveiro uma ria com imensa vegetação submersa nos seus fundos, na qual faz dela um lugar ideal. Outrora muito mais abundante e hoje em dia muito mais escassa continua a habitar a ria, assim como em alguns viveiros naturais, na qual contribui para a sua sobrevivência. Tanto em caldeiradas, ensopados, fritas ou em escabeche, continua a deliciar os paladares mais exigentes.

Entre o mês de Março e Junho e a melhor época para apanhar as enguias, fase em que emigram até ao Mar dos Sargaços (Atlântico Oeste) para lá desovarem. 

Apanhadas na ria de Aveiro segundo os mais entendidos, que são as melhores, graças as águas da ria de Aveiro ainda ter um grande conteúdo de sal, na qual valoriza a consistência e o sabor do peixe.

Quando apanhadas na fase de nascimento (com cerca de 1 g e menos de 8 cm ) são conhecidas como meixão ( português) ou angulas ( espanhol) e muito apreciadas no pais de nostros hermanos como especialidade, na qual segundo a lei uma grande porcentagem não pode ser capturada, mas sim conservada para programas de repovoamento, visto a enguia ser uma espécie muito ameaçada com a particularidade de não se reproduzir em cativeiros.


Sobremesa

Coroa d´ovar

Com vinte anos de existência, é já um doce obrigatório na mesa de Natal da maioria dos nossos clientes. Com inspiração francesa da Galette des Rois, este é o nosso tão afamado Bolo Rei de autor. Este bolo é composto por finas camadas de massa folhada, cobertas com um creme macio de ovos e amêndoa e recheadas com frutos secos (nozes, pinhões, avelãs, amêndoas e corintos).