Gastronomia de Lisboa

Pataniscas de Bacalhau

Como petisco ou prato principal, a patanisca lisboeta nunca desilude. As pataniscas de bacalhau são uma iguarida zona de Lisboa, mais específicamente da Estremadura.E não dá para falar de pataniscas sem lhe juntarmos o não menos delicioso arroz de feijão. É a melhor combinação possível!As pataniscas consistem em bacalhau desfiado com cebola e salsa, envolvido num polme de ovos com farinha e frito em óleo bem quente. Geralmente aparecem em forma esférica irregular (tipo bolinhos) ou em círculo achatado (a maneira mais tradicional de Lisboa), consoante o gosto do cozinheiro e a tradição da casa.




ameijoas á bulhao pato

As Amêijoas à Bulhão Pato devem ser o prato-petisco mais tradicional de verão em Lisboa e em Portugal.Quem é que nunca provou a delícia que é uma boa frigideira cheia de amêijoas com coentros, alhos, azeite, limão, sal e pimenta?E, quando chegam à mesa, acompanhadas de imperiais mais fresquinhas que conseguires encontrar, é ver todos a “atacarem” a travessa como se as amêijoas fossem fugir.A história conta que o nome desta iguaria se deve a Raimundo António de Bulhão Pato, escritor, poeta e político, mas que ficou mais conhecido pela sua famosa receita de amêijoas.


Sobremesa

Bolas de berlim

Quantos de nós temos uma boa história para contar que envolve uma bola de berlim? Massa fofa, recheada com creme de ovo e revestida de açúcar, numa esplanada, a caminhar pelas mais belas ruas de Lisboa ou sentados na areia da praia, este bolo nunca desilude.Há alguns anos, surgiram novas versões destas bolinhas, onde a massa branca deu lugar às cores mais escuras da alfarroba e da beterraba e o doce de ovos começou a partilhar o lugar com o creme de chocolate e alguns doces de frutas. Mas a tradicional bola de berlim com o amarelo doce de ovos, continua a ser a preferida da maioria.Além das praias, podes encontrar bolas de Berlim nas inúmeras pastelarias de Lisboa e algumas das melhores são as vendidas nos mais diversos sabores na Berlineta, junto à Estação de Santa Apolónia. Por isso, quando fores dar um passeio por Lisboa e arredores, lembra-te desta paragem obrigatória.