Gastronomia de braga

Bacalhau á moda de Braga

O Bacalhau à Braga, também denominado de Bacalhau à Narcisa ou Bacalhau Minhoto, faz parte de um imenso rol de receitas típicas do Minho, onde vários pratos principais e sobremesas são estrelas locais e nacionais.

Esta região do país é, sem dúvida, muito rica em grandes receitas que cativam os comensais de todo o país. Não é raro, também, ouvir estrangeiros referirem-se à gastronomia minhota como um dos principais atrativos da região. De facto, basta para isso pensarmos no pudim do abade de Priscos, nos rojões ou no sarrabulho para elencar apenas alguns dos excelentes pratos do Minho.

          Arroz de pato á moda de braga

A origem desta receita que parece passar despercebida ao paladar dos mais desatentos, poderá estar na origem de um senhor bracarense que emigrou para o Brasil e que começou a fazer o prato no seu restaurante, muito comum em terras lusitanas – o arroz de pato. Não tendo o pato feito juz ao paladar dos brasileiros, este senhor trocou o pato por frango e linguiça e daí surge a receita que viria a mudar o seu negócio.

Não podemos afirmar que esta receita seja a original, porque o mais provável é que ela tenha inspiração em qualquer outro costume da cozinha lusitana, tal como o facto das famílias portuguesas aproveitarem o resto da carne do cozido à portuguesa para preparem um risotto, onde basta acrescentar alguns legumes.

Sobremesa

Pudim á Abade

Um pudim que quase dispensa apresentações. É muito calórico e não menos delicioso e a sua característica mais curiosa é ser feito com toucinho. A receita é de um antigo Abade de Priscos, figura mítica, que terá criado e inventado muitos pratos apetitosos sem, no entanto, deixar receitas para muitos deles.