Turismo de Faro

         Palacete Belmarço   

                 Vila-Adentro 

                      Estói 

O palacete está situado no centro histórico de Faro, na antiga freguesia da Sé, junto a uma das portas do núcleo medieval da cidade. Faz fronteira com o Largo D. Marcelino Franco, a Rua José Maria Bandeira, e a Rua de São Francisco.

É um importante testemunho da arquitectura residencial burguesa, de tendência ecléctica e revivalista, no período entre a segunda metade do século XIX e os princípios do século XX, sendo considerando o principal exemplo de arquitectura revivalista em Faro. Devido à sua arquitectura, foi classificado como um dos edifícios notáveis da cidade, e um ex-libris de Faro.



A Vila-Adentro é a parte da cidade protegida pelas muralhas e inclui muitos pontos de interesse.

O Arco de Repouso permite entrar ou sair da Cidade Velha. Algumas das secções mais antigas das muralhas, melhorias feitas por Afonso III nas defesas mouriscas, encontram-se junto a esta porta.

O Museu Municipal de Faro, ou o museu de história local da cidade, está localizado no convento renascentista de Nossa Senhora da Assunção, no antigo bairro judeu. Pode admirar os Caminhos do Algarve Romano, pedras monumentais colocadas na época do Império Romano, o Mosaico do deus Oceano do século III e objetos domésticos islâmicos dos séculos IX ao XIII.

Estói, uma vila encantadora e pacífica a 10 km a norte de Faro, é uma paragem obrigatória depois de visitar Faro. Aí, situa-se o Palácio de Estói, um palácio em estilo rococó do século XIX e um dos mais bonitos do Algarve.

O bonito rosa do Palácio de Estói contrasta maravilhosamente com os seus magníficos jardins. Apesar de ser um hotel de luxo, todos podem visitar gratuitamente (basta pedir na receção).

A Igreja Matriz de Estói em estilo neoclássico, amplamente restaurada após 1755, merece uma visita por um bom motivo. Os seus altares são feitos de madeira de barcos antigos e um deles é constituído por equipamentos agrícolas. Realmente surpreendente!