Oportunidades

Oportunidade para alunos de mestrado

Oportunidade para orientação de alunos em nível de mestrado, para início em fevereiro de 2018, nas linhas de pesquisa de projetos do Prof. Igor Leite Freire financiados pelo CNPq (veja aqui para maiores detalhes). Os alunos selecionados (até 3) poderão vir a desenvolver seus trabalhos em colaboração com pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Rússia, embora essa possibilidade seja mais real em nível de doutorado, caso haja prosseguimento.

Temas de pesquisa: os pontos a serem pesquisados, embora não se restrinjam, são relacionados aos seguintes tópicos:

  1. Equações do tipo Camassa-Holm: soluções fracas e estruturas bi-hamiltonianas;
  2. Representações de curvatura nula de equações diferenciais e pares de Lax;
  3. Teoria de operadores aplicada a sistemas integráveis, com foco em pares de Lax ou em formulações evolutivas não-locais de equações;
  4. Propriedades álgebro-geométricas de equações do tipo Camassa-Holm;
  5. Estrutura algébrica de equações integráveis e completamente integráveis.

Perfil dos alunos: graduandos em matemática ou física. Os pré-requisitos necessários para o desenvolvimento de qualquer um dos tópicos são: análise real e álgebra linear, independentemente do curso de graduação.

Para alunos com formação em matemática: é bastante desejável, mas não imprescindível, o conhecimento em teoria da medida, álgebra linear avançada ou geometria diferencial, a depender da linha de pesquisa a ser desenvolvida.

Para alunos com formação em física: é desejável o conhecimento de mecânica clássica avançada (formulação Lagrangeana e Hamiltoniana) e mecânica quântica.

Seleção de alunos: A seleção dos alunos far-se-á mediante análise da seguinte documentação:

  • Histórico escolar completo (incluindo reprovações, se houver) e recente (até 3 meses);
  • Uma redação, de até duas páginas, em formato PDF, na qual o candidato deve contar as razões pelas quais escolheu o curso de graduação que fez ou está fazendo, suas motivações e frustrações encontradas no caminho e suas perspectivas e metas futuras;
  • Um texto de até duas páginas, em formato PDF, na qual o candidato deve elencar suas habilidades com editores de texto, linguagens de programação, softwares (se houverem), conhecimento em idioma estrangeiro ou qualquer outro fato que julgar relevante;
  • Link para o currículo Lattes atualizado após 01/08/2017;
  • Nome completo, endereço de e-mail e link do currículo Lattes de um professor do candidato. Este professor deve ser informado que poderá ser convidado a redigir uma carta de recomendação ao candidato a pedido da equipe de seleção. O candidato não deverá solicitar carta de recomendação ao professor, mas tão somente solicitar a ele anuência para indicação de seu nome como possível recomendante do candidato.
  • O link do currículo Lattes do candidato, a documentação acima, bem como os dados do eventual recomendante devem ser enviados até às 23h59 do dia 25/08/2017 para o e-mail sigma.mathematicalresearch at gmail.com. O título da mensagem deve seguir o seguinte padrão: [Seleção de aluno] Nome do candidato.

Dúvidas: favor escrever para sigma.mathematicalresearch at gmail.com. Usualmente o retorno ocorrerá em até dois dias.

Cronograma de seleção

  • até 25/08/2017: envio das inscrições através do e-mail sigma.mathematicalresearch at gmail.com.
  • 28/08/2017 a 30/08/2017: análise da documentação dos candidatos e pré-seleção;
  • 31/08/2017 a 01/09/2017: solicitação de eventuais cartas de recomendação dos pré-selecionados;
  • 04/09/2017 a 08/09/2017: recebimento das eventuais cartas de recomendação dos pré-selecionados;
  • 11/09/2017 a 13/09/2017: análise das cartas de recomendação e contato com os candidatos para eventuais entrevistas por skype ou pessoalmente;
  • 14/09/2017 a 16/09/2017: entrevista com os candidatos;
  • 20/09/2017: contato com os candidatos selecionados comunicando os resultados.

Bolsas e ingresso na pós-graduação

A presente seleção de candidatos não garante aceitação imediata na pós-graduação da UFABC.

Serão solicitadas à FAPESP bolsas de mestrado para todos os selecionados. Entretanto, cabe ressaltar, a submissão do pedido não implica, necessariamente, na outorga da bolsa. Independentemente do pedido à FAPESP, os alunos selecionados devem se submeter ao processo de seleção da pós-graduação de interesse para concorrer às bolsas institucionais.

Os alunos selecionados para o desenvolvimento destes projetos poderão desenvolvê-los tanto no programa de pós-graduação em matemática quanto no de física da UFABC. O aluno deve escolher o programa que se sentir mais à vontade e que seja coerente com a linha de pesquisa do projeto. Isso, inclusive, pode, e deve, ser discutido com o Prof. Igor Leite Freire após a seleção.

No caso do programa de pós-graduação em matemática, o Prof. Igor Leite Freire já é credenciado para orientar mestrados e doutorados. Ainda mais, por força regimental, caso a bolsa FAPESP seja aprovado, o candidato já estará imediatamente aceito no programa, independentemente do resultado da seleção. Isto, entretanto, só é aplicável aos alunos que optarem por matemática. Informações relevantes sobre o programa de pós-graduação em matemática, incluindo a forma de seleção, estão aqui: http://posmat.ufabc.edu.br/index.php/br/.

Caso algum candidato opte por desenvolver seu projeto junto ao programa de física, o Prof. Igor Leite Freire providenciará seu credenciamento naquele programa em caso de aprovação do candidato no processo de seleção de alunos para a pós-graduação em física. Informações relevantes sobre a pós-graduação em física, inclusive a seleção, estão aqui: http://fisica.ufabc.edu.br/.

Importante

Esta não é uma seleção realizada por qualquer programa de pós-graduação da UFABC. É uma iniciativa individual do Prof. Igor Leite Freire para atração de alunos para o desenvolvimento de dissertações de mestrado em suas linhas de pesquisa. Portanto, esta seleção não implica em aceitação imediata a qualquer programa de pós-graduação da UFABC. Cabe destacar, entretanto, que em caso de concessão de bolsa da FAPESP o regimento do programa de pós-graduação em matemática da UFABC, ao qual o Prof. Igor Leite Freire está credenciado, permite o ingresso imediato do aluno.

Sobre a UFABC e o programa de matemática

A UFABC foi criada pela Leia nº 11.145, de 26/07/2005. De acordo com a Times Higher Education (THE), a UFABC ocupa a 8a colocação dentre as universidades brasileiras e 4a posição entre as universidades federais, além de ser a 18ª melhor universidade do mundo dentre aquelas criadas depois do ano 2000 no ranking Millennial Universities da Times Higher Education.

O programa de pós-graduação em matemática da UFABC foi criado em 2007, tendo formado mais de 60 mestres desde então. O doutorado em matemática iniciou-se em setembro de 2014 e até o momento formou uma doutora, orientada pelo Prof. Igor Leite Freire, cuja tese foi defendida em dezembro de 2016.