PowerPoint

BREVE HISTÓRICO:

Em 14 de agosto de 1984, começou o desenvolvimento do programa, conhecido como Presenter, pela companhia de software Forethought Inc. Foi reconhecido na época como um dos primeiro programas para computadores pessoais que poderia ser usado para criar slides de apresentações. Os recursos da versão inicial incluíam uma escolha de cor de 236 possibilidades. Quando com a ajuda de seu grande amigo Dennis Austin, Robert Gaskins lançou em 1987 a primeira versão do PowerPoint, o programa foi lançado para o mercado, era direcionado para usuários Macintosh.

Em 2015, o PowerPoint fez 31 anos. Originalmente chamado Presenter, o software foi projetado, inicialmente, para computadores Macintosh2. O software foi renomeado PowerPoint em 1987 e, pouco tempo depois, nasceria o PowerPoint 1.0 com a Microsoft Corporation.

Hoje, ele é usado numa variedade de profissões diferentes e tem sido uma ferramenta para apresentações em salas de reuniões ou em salas de aulas. A origem do software PowerPoint pode ser rastreada até a metade do anos 80, mas o programa ganhou popularidade depois de ser adquirido pela Microsoft e ter sua tecnologia desenvolvida.

CARATERÍSTICAS:

O PowerPoint é um aplicativo muito utilizado para desenvolver apresentações, com diversos recursos como: objetos gráficos (cliparts), símbolos, organogramas, fotos, entre outros recursos gráficos.

- Permite a projeção de apresentações em monitores de computador, data-show e outras plataformas.

- Transição de slides, opção de diversos tipos de letras, modelos de apresentação pré-definidos, recursos de áudio e vídeo, além da possibilidade de incluir animações.

- A possibilidade de executá-lo em máquinas que não possuam o aplicativo instalado, graças ao formato .PPTX.


EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA:

EDUCAÇÃO INFANTIL:

Observar o ateliê de artistas plásticos para conhecer os materiais utilizados e as obras produzidas por eles. Esse foi o foco do trabalho proposto pela professora Marcia Ferreira, da Escola Viva, na capital paulista, à turma de 1º ano. A sala foi dividida em dois grupos e cada um entrevistou um profissional. Para isso, todos contavam com um roteiro de questões preparado em conjunto pela sala anteriormente. Marcia e sua assistente, Camila Sampaio Lacerda Ferraz, ficaram responsáveis por fotografar os encontros. De volta à escola, uma equipe tinha de contar à outra o que tinha visto. Os registros das visitas, em forma de desenhos e textos, foram importantes numa etapa seguinte. "Como nem todas escreviam convencionalmente, eu atuava como escriba em alguns momentos e, em outros, eu só orientava ou tirava dúvidas", diz Marcia.


O próximo passo foi mostrar aos estudantes as fotos feitas e pedir que selecionassem as que melhor resumiam as visitas. Cada imagem foi legendada, em duplas, e ocupou um slide de um arquivo de PowerPoint. Esse momento gerou um desafio diferente se comparado ao que teria ocorrido se a tarefa tivesse sido feita no papel. "Quando as crianças escrevem no computador, percebem mais facilmente alguns pontos que precisam ser modificados, como a aglutinação das palavras ou a troca de letras", indica Dami Cunha, formadora do Instituto Avisa Lá e coordenadora pedagógica da Escola Santi, em São Paulo.


O material foi projetado em um telão, com a ajuda do Datashow, como apoio a uma apresentação oral. Uma dupla por vez falou aos colegas contando sua experiência nos ateliês. "Para evitar duplicidade de informações e garantir uma lógica na sequência das falas, nós compartilhamos no grupo os dados que seriam apresentados pelas duplas", explica Marcia.

ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS):

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência obtida com o uso de um software educativo como ferramenta no ensino da história da cidade do Rio de Janeiro, no ensino fundamental. As contribuições teóricas de autores que tratam da formulação de materiais digitais, uso de jogos no ensino-aprendizagem e a importância do ensino de História nas séries iniciais embasam este estudo e justificam sua importância no cenário educativo. Para o desenvolvimento do produto, foi utilizado um jogo interativo elaborado em PowerPoint pelas autoras. Sua aplicabilidade foi testada em uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ao final do processo, concluiu-se que a utilização de jogos educativos digitais em sala de aula apresenta excelentes resultados como por exemplo uma maior interação e participação da turma com os conteúdos, bem como relevante entusiasmo com o uso da tecnologia em novos ambientes de aprendizagem. (...)

O software tem por meta apresentar informações sobre curiosidades de alguns pontos específicos da Cidade do Rio de Janeiro, passando por diferentes bairros e tempos históricos. Para isso, são utilizados recursos interativos onde, ao clicar sobre uma determinada figura representativa de um ponto específico da Cidade, o usuário é direcionado através de hiperlinks para outros fatos e lugares. (...)

O tema em questão História da Cidade do Rio de Janeiro, abrange uma diversidade de tópicos e assuntos relacionados não somente ao Estado do Rio de Janeiro, mas a todo o país. Por isso, para a seleção do conteúdo do software, foi necessário explorar, inicialmente, as informações de diferentes fontes e sua relevância para o currículo proposto para os alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental. Para a realização dessa etapa, destacamos, como entraves: o grande número de fontes, informações e itens que mereciam destaque na elaboração do software.

ENSINO MÉDIO:

Não foram encontradas experiencias com esse recurso direcionada a educação do ensino médio.

REFERÊNCIAS:

ADAMI, Anna - Infoescola

https://www.infoescola.com/informatica/introducao-ao-powerpoint/

BEAUBERNARD, Danielle da Silva Santos; FARIAS, Jéssica Oliveira - A utilização de jogos do Powerpoint no ensino de história local para o ensino fundamental.

http://cp2.g12.br/ojs/index.php/midiaseeducacao/article/download/502/432

FIDLIN, Dave - A história do Microsoft Powerpoint

https://www.ehow.com.br/historia-microsoft-power-point-sobre_23641/

SANCHES, Carlos Eduardo - Powerpoint como ferramenta educacional e sua contextualização nas TIC's.

http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2016/08/Texto7-Powerpoint-como-ferramenta-educacional-e-sua-contextualiza%C3%A7%C3%A3o-nas-TICs.pdf

SANTOMAURO, Beatriz - Alfabetização e tecnologia

https://novaescola.org.br/conteudo/1980/alfabetizacao-e-tecnologia