Características

Como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem

O AVA pode ser usado para educação a distância, educação online e também por e-learning, que em um primeiro momento até podem parecer iguais, mas que se analisadas com mais cuidados veremos que têm sutis diferenças. No primeiro caso a educação pode ser feita não só por meio eletrônico, mas também por meio físico, como livros e aulas em vídeos entregues em material para o aluno, assim como CDs. Ele tem como base a distância física entre o aluno e a Instituição de Ensino, mas não precisa ser realizada obrigatoriamente dentro de um ambiente virtual.

Já no segundo caso a internet é obrigatória e pode ser usada de forma assíncrona ou síncrona, usando o modo como aluno e professor interagem. E, por fim, o e-learning tem na educação a distância a internet como suporte, que poderá ser usada em processos de treinamentos de funcionários de empresas, assim como na disponibilização de materiais didáticos, entre outros.

Com isso, podemos dizer que o Ambiente Virtual de Aprendizagem ou AVA funciona da seguinte maneira. O primeiro passo consiste na escolha da Universidade de Ensino Superior de qual plataforma ela pretende escolher, o que preza e o que busca. Por exemplo, maior interação entre alunos-alunos e alunos-professor ou como um meio de oferecer todo o material didático necessário para realização do curso.

Relação das 4 características que definem um bom ambiente virtual de ensino

1. Estudar em qualquer lugar

Por ser um ambiente virtual de ensino, os professores e alunos não precisam se deslocar para que as aulas aconteçam. Ao contrário do modelo tradicional, no qual professor e aluno têm que estar presentes no mesmo local para que a troca de conhecimentos aconteça, no ambiente virtual de aprendizagem a internet é a responsável por conectá-los, independentemente de suas localizações geográficas.

2. Flexibilidade de horário

O ambiente virtual de ensino ou aprendizagem pode ser acessado a qualquer momento, de acordo com o interesse e a disponibilidade do aluno. Sendo assim, ele é o responsável por fazer seu horário de estudos, o que, apesar de exigir organização, facilita bastante o processo de aprendizagem.

3. Avaliações virtuais

O mais comum nos cursos online é a realização de provas virtualmente, ou seja, dentro do ambiente virtual de aprendizagem. Os professores, normalmente, definem um período para a realização das provas, que pode ser de horas ou dias, e os alunos respondem às questões através do próprio AVA.

4. Fóruns de discussão

Nesse espaço, os alunos podem escrever suas dúvidas, críticas ou sugestões e os responsáveis pelo curso conseguem acessar os comentários e respondê-los adequadamente.

Além disso, o fórum possibilita a comunicação entre os alunos, o que enriquece o aprendizado e também pode ajudar na resolução de dúvidas e problemas. Ou seja, esses fóruns de discussão servem para criar um clima de sala de aula mesmo, onde há troca de saberes, experiências e crescimento.

Essas foram as principais características de um ambiente virtual de ensino.