Televisão

Contexto histórico

O surgimento da Televisão foi um grande marco para sociedade, pois o meio mais utilizado de comunicação era o rádio. No primeiro momento, a união da televisão com a rádio foi uma grande descoberto do campo eletrônico para os estudiosos que pesquisavam na área. Passando, assim por diversas modificações e evoluções até hoje.

A primeira amostra de TV semi-mecânica foi em Fevereiro de 1924, pelo ecocês John Logie Baird (1888-1946) no qual fez uma apresentação com imagens e desenhos para Academia Britânica, em Londres. Foi o primeiro entre vários autores que se questionaram da possibilidade de produzir um aparelho que transmitisse ao mesmo tempo som e imagem. Mas, foi com o americano Philo Taylor Farnsworth (1906-1971) que o sistema eletrônico foi desenvolvido por completo, aproveitou as pesquisas e a criação do tubo de raios catódicos que transmitia imagens por via eletrônica para desenvolver o trabalho. Assim, o engenheiro sueco Ernst Alexanderson (1878-1975), observou por meio das suas pesquisas que o modelo usado pelos antigos estudiosos não era muito prático, logo desenvolveu a transmissão de imagens sem utilizar os cabos. Disponível em:

Porém, na década de 50 logo após a Segunda Guerra Mundial surge uma grande escala de produção de Televisão para a classe social. Assim, nasce a TV em cores, com aparecimento de mais canais, imagens mais nítida que despertou o interesse ao público. Com popularização da Televisão houve a necessidade de criar um controle remoto para que o telespectador pudesse ter mais conforto no momento de utilizar o aparelho de TV. O VTR ( Gravador de Vídeo-Tape) também foi uma outra grande descoberta, pois deu aos programas a possibilidade de edição, ou seja, modificação. Também surge a transmissão de TV por via cabo, pois a via terrestre onde as canais funcionavam não beneficiava toda a população, o inglês Roberto Alfred viu a necessidade de criar uma antena grande para que as canas ligassem uma casa a outra e cobrava uma pequena taxa, assim o surgimento do nome TV a Cabo, depois surge o satélite. Disponível em:

Curiosidade

A televisão tem vários dias dedicados a si mesma como 11 de agosto, dia da padroeira da televisão, Santa Clara; 18 de setembro, dia Nacional da Televisão; e também 21 de novembro, o dia Mundial da Televisão. Disponível em:

No Brasil, a primeira transmissão televisiva foi uma partida de futebol em 28 de setembro de 1948 na cidade de Juiz de Fora, MG. Dois anos depois, no dia 03 de abril aconteceu a pré-estréia da televisão e no dia 18 do mesmo mês a inauguração oficial da TV Difusora, em São Paulo. Essa emissora foi pioneira nas transmissões comerciais no Brasil, que se tornou, então, o quarto país a possuir uma emissora de televisão, atrás, apenas dos Estados Unidos, Inglaterra e França. Disponível em: Monografias Brasil Escola.



Características da Televisão

A televisão ou TV, como é chamada intimamente por muitos, é o meio de comunicação comumente utilizado no Brasil, desde sua chegada 1948, ate consolidar-se gradualmente nos dias atuais. Segundo o censo do IBGE (PNAD) de 2016, são no total de 67,373 milhões de domicílios com televisão, existindo 102.633 milhões de televisões.

Tornando assim esse, um instrumento importante para o meio comunicacional da mídia em massa, já que, ela se tornou parte da cultura popular Brasileira devido as programações acessíveis trazidas por ela ao longo dos anos.

As principais características são explicitadas pela dinâmica tecnologia ofertadas por elas através da:

  • Reunião de som, imagem em movimento e efeitos especiais gravadas ou em alguns momentos em tempo real;
  • É um meio audiovisual capaz de causar grande impacto;
  • Pode apresentar as características do produto em uso;
  • Permite a seleção de vários períodos, horários em programas distintos e com diferentes durações;
  • Capaz de gerar referência e influencia;
  • Possui extensa cobertura (tv aberta) e possui cobertura segmentada (tv fechada);
  • Resultados rápidos em termos de impacto e cobertura;
  • Perfil qualificado de publico (tv fechada) o famoso IBOPE.

Essas características fizeram dela o meio de comunicação mais utilizado e confiante para os brasileiros, que atualmente, há estudos que falam da sua importância como ferramenta pedagógica em sala de aula.

Disponível em: Agencia Brasil e Plugcitários

Televisão Ágata Regina Silva Maíra Helena Vicenzi Centro de Ciências da Educação Curso de Biblioteconomia CIN 5004 - Ursula 2 ª Fase/2005. Disponível em: Slide Player.

Experiências em sala

Televisão na Educação Infantil

A televisão é o mundo representado em imagens, sons e um meio de comunicação acessível atualmente a qual muitas escolas de educação infantil utilizam ela como recurso de aprendizagem. Ela é um recurso poderoso, pois desenvolve a imaginação e possibilita a criança a interpretar e compreender o que está vendo. Apesar de ser bom, também tem seu lado negativo, se usado e administrado de forma incorreta, no entanto, a escola deve sempre trabalhar o lado positivo.

Ao pesquisar por artigos que relatem experiencias utilizando esse recurso encontramos "A TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: USOS, FUNÇÕES E INTERAÇÕES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GO", de Letícia Costa, onde ela relatou como foi trabalhar esse recurso com as crianças da educação infantil. O fator da escolha de dvds musicais de cantigas infantis e desenhos contemporâneos de acordo com a faixa etária - como Pocoyo e Galinha Pintadinha - foi escolhidos por serem curtos, coloridos e interagirem com as crianças, pois estimulavam a sua motricidade e seu raciocínio, sendo notado que, esses gêneros de animação e musica são as preferências das crianças, pois prendem sua atenção. O que contribuiu para a memorização, desenvolvimento da fala, aquisição de novos saberes despertando a curiosidade e ajudando no imaginário dalas posteriormente. Sendo assim, a autora declara,

"Nessa perspectiva, compreende-se que todas as ações do trabalho pedagógico, dentre elas a utilização da televisão e a escolha da programação a ser exibida, devem apresentar intencionalidade com o processo de aprendizagem da criança, possibilitando a elas novas sensações, experiências, conhecimentos, bem como formação cultural."

Portanto, a administração do uso e do conteúdo da televisão pela escola é indispensável, pois ao receber informações do televisor, a criança reage de acordo com sua personalidade, ambiente familiar e condição psíquica. Conforme Correa (2002, p.44) "Não basta trocar de metodologia, sem antes reformular a sua prática, porque senão estaremos repetindo os mesmos erros. Devemos compreender a tecnologia par além do artefato, recuperando sua dimensão humana e social." Então, deve-se levar em consideração o sujeito que está se desenvolvendo e seus gostos para que a escola formule um bom uso da televisão. Logo, para um bom uso desse recurso é fundamental responder as perguntas:

2. Por que e qual importância do tema?

3. Qual é a finalidade disso?

4. Esse assunto é atraente para a criança?

5. Quais disciplinas trabalhar com isso?

Com essas respostas somos levados a refletir sobre nossa atuação mediante o recurso citado.

Dessa forma, a educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações.


Televisão no Ensino Fundamental

Foi desenvolvido um projeto em uma escola municipal na cidade de Ilhéus-BA com alunos e professores do ensino fundamental da rede pública, com o objetivo de mostrar o uso dos recursos televisão e vídeo com alunos da 5º série, fazendo a relação do conteúdo de história por meio de filmes, reportagens e os 500 anos do descobrimento do Brasil. A história vista de várias formas e usando informações diversificadas, mostrando a importância de se estudar história e questionar o passado e o presente.

Diante disso, a pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre letivo nos quais os professores passaram doze filmes para as crianças, para haver uma compreensão do passado e do presente, as imagens foram analisadas e os tipos de conteúdo de história fazendo relação com filmes, por exemplo: " A formação do povo brasileiro (Conteúdo- 5º série) - O dia do negro no Brasil: Dias ou Zumbi? (Filme)". Dessa forma, por meio do filme que foi passado na TV para as crianças houve a reflexão das imagens, cores, sons, ruido, palavras e movimentos. Além disso, os professores buscaram a relação entre o livro-texto (texto escrito) e as imagens (textos visual) para um processo dinâmico de ensino-aprendizagem.

Os professores buscaram com essa prática feita no projeto, fazer uma relação entre o uso de material escrito e visual no conteúdo de história para que o assunto ficasse dinâmico, pois antes de passar o filme para as crianças os professores analisaram alguns critérios como: precisão e atualização do conteúdo do filme; adequação ao objetivo que se pretende alcançar com o conteúdo estudado; linguagem, imagem, som/música, atratividade, entre outros. Além desses critérios, algumas perguntas foram elaboradas pelos professores para que se decidisse pelo uso ou não nas aulas visual: "Atinge o objetivo dentro do período de uma aula?; os alunos terão prazer em assistir?; pode ser usado outras vezes sem que os alunos percam o interesse?; explica o conteúdo que está sendo estudado?". Portanto, essa foi uma experiência pedagógica para mostrar que o uso do recurso TV e o filme na sala de aula não é só " enrolação,tapa-buraco, fetiche", mas sim uma forma educativa. Disponível em: Portal de pesquisa da USP


Televisão no Ensino Médio

De acordo o artigo “A TELEVISÃO POSSIBILITANDO NOVOS OLHARES NO FAZER PEDAGÓGICO” postado no site Monografias Brasil Escola, demonstra a importância da alfabetização critica dessa ferramenta midiática transformando esse recurso em ferramenta pedagógica de forma formal (dentro) e informal (fora) na vida social do aluno. O texto faz um retrospectiva da Historia da Televisão até a sua consolidação como parte da cultura popular da famílias brasileiras e de como podem ser usadas suas programações para didáticas em sala de aula, alem de contribuir para a criticidade dos alunos fora formalidade.

Na pesquisa de campo presente no artigo, feita com alunos do ensino médio - identificados de acordo com o teor dos assuntos trazidos no artigo - dos Colégios: Colégio Estadual Hildete Lomanto, Escola Agrotécnica de Juazeiro (ambos da rede estadual de ensino) e Colégio Dínamo (da rede particular de ensino), demonstrou a falta e má utilização da Televisão na sala de aula, ou seja a falta de habilidade do professor em selecionar o que seria apresentado para eles, o que comprometeu o interesse de alguns alunos, e a falta de oportunidade dos alunos em demonstram sua compreensão sobre os assuntos apresentados. Desse forma, dificultando a didática de ensino - aprendizado - ensino, uma proposta que seria uma oportunidade ótima para debates reflexivos, seminários e fontes de pesquisas, onde enriquecer ainda mais a capacidade intelectual do educando.

Disponível em: Monografias Brasil Escola


Observação: Referências entre os textos.