Colaboradora(e)s

Giselle Watanabe

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2003), mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2008) e doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2012). Pós doutora pela Universidad de Sevilla/ES (2014) e pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, em parceria com a Universitat Autònoma de Barcelona/ES e Universidad de Sevilla/ES (2019). É professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC. Atua na área de Ensino de Ciências/Física (ensino-aprendizagem e formação de professores) com foco nos temas: aspectos da complexidade, educação para o risco, criticidade, decrescimento e meio ambiente, e modelos metodológicos pessoais. Lidera o grupo de pesquisa GrECC (Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades) e participa do DEViR (Diálogos em Educação: Vivências e Resistências). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8199192901622333 

Carla Sarmento Santos

Possui Bacharelado em Ciência e Tecnologia, pela Universidade Federal do ABC e Licenciatura em Ciências Biológicas, na mesma Universidade. Realizou projetos de iniciação científica e desenvolveu atividades de construção de hortas com atuação em escola pública estadual da região de Santo André. Atualmente é professora na educação básica, integrante do GrECC - Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades e mestranda no programa de Pós Graduação de Ensino e História das Ciências e da Matemática (UFABC), com estudos na área de Ensino de Ciências e Biologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3497862541071856   

Diego Vieira da Silva

Possui Licenciatura em Física, pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente é professor de física da escola básica e mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (UFABC). http://lattes.cnpq.br/5925093520685838 

Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Doutorando em Ensino e História das Ciências e da Matemática pesquisando sobre formação de professores e processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da complexidade e da criticidade. Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC. É especialista em Docência no Ensino Superior (2017), com graduação em Licenciatura em Matemática (2016) Bacharelado de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2014). Atualmente é professor efetivo de Matemática no ensino fundamental II na CEU EMEF José Rezende e participa do Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades (GrECC). 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7776677683873099  

Fernanda da Rocha Carvalho

Doutoranda e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pelo programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do ABC - UFABC (2016). Graduada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo - IFSP (2012). Integrante do grupo de pesquisa GrECC - Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades - que estuda os temas com foco nos aspectos da complexidade, educação para o risco, criticidade, decrescimento e meio ambiente. Atualmente sou professora efetiva da educação básica na rede estadual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Física. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4347875303099503 

Gabriel do Prado Cuzziol

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) (2018) e graduação em licenciatura em Física pela UFABC (2020). Atualmente, é mestrando no programa de Pós Graduação de Ensino e História das Ciências e Matemática ofertado pela UFABC, seguindo a linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem em ensino de Ciências e Matemática. Participa do grupo de pesquisa GrECC (Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades). Atua na área de Ensino de Ciências/Física, com enfoque em: educação para o risco, aspectos da complexidade e educação ambiental. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0570069902835701  

Janilse Fernandes Nunes

Professora da Universidade Franciscana, atualmente cursa pós-doutorado pela Universidade do ABC (com visita técnica na Universidad de Sevilla). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), com período sanduíche na Faculdade de Educação, na Universidade de Sevilha, Espanha, com Bolsa PDSE - CAPES (2016). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), especialista em Informática na Educação - Faculdades Franciscanas (1998), e licenciada em Pedagogia - Faculdades Franciscanas (1996). Está vinculada ao grupo de pesquisa "Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades - GrECC" da UFABC e ao "Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GPECIM)" da UFN. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, ludicidade, educação digital, gestão educacional e educação a distância. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9867887514717088 

Maria Regina Dubeux Kawamura

Possui Bacharelado Em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), com Mestrado (1979) e Doutorado (1986) em Física pela Universidade de São Paulo. É docente dessa universidade desde 1986, atuando também junto à Pós Graduação Interunidades de Ensino de Ciências da USP. Desenvolve atividades voltadas para a educação científica, em Ensino de Física em múltiplos níveis, com ênfase em pesquisas sobre diferentes dimensões do conhecimento científico curricular.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6032968618158166  

Luciano Gomes Orfão

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP - 1993). Mestrado em Ensino e História das Ciências e da matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC - 2017). Atualmente é professor de História no Ensino Médio - Colégio Singular em São Bernardo do Campo. Tem experiência na área de História, com ênfase em Professor.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3501137039993227