Iniciação Científica

iniciação_científica_carla.pdf

Complexificando o tema Bioenergética nas aulas de Ciências: as hortas como espaço de emancipação e promoção do decrescimento

Resumo: O conhecimento construído na escola deveria permitir aos alunos e às alunas o desenvolvimento da criticidade e autonomia para serem capazes de interferir construtivamente em suas comunidades. A escola, nesse sentido, pode privilegiar reflexões que levam a uma educação mais crítica, com foco em questões mais sustentáveis, por exemplo. Diante disso, esse projeto de Iniciação Científica propôs atividades a partir dos conceitos como a permacultura, tomando como referência os conhecimentos científicos escolares. Especificamente, discutiu-se o tema Bioenergética (respiração celular), fluxos de energia e decrescimento por meio de hortas cultivadas em pequenos espaços na escola - permacultura. Como resultados produzimos uma estrutura conceitual com possibilidades de trabalhos em sala de aula por educadoras e educadores de ciências e demais disciplinas escolares; uma maior aproximação entre universidade e escola, a partir do engajamento das comunidades escolar e do entorno para o desenvolvimento de horta e do espaço de convivência na escola pública. Ainda, houve a elaboração de um artigo e apresentação no evento ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - sobre aspectos desenvolvidos nesta iniciação científica, como a promoção do Decrescimento e da Permacultura, assim como o trabalho com hortas na escola. 

Palavras-chave: bioenergética, complexidade, decrescimento, emancipação, horta.

relatorio_final_IC_Gabriel.pdf

Perspectivas curriculares e complexidade: propostas para a formação docente

Resumo: Os cursos de formação de professores demandam uma abordagem peculiar, seja na seleção e forma de discutir os conteúdos ou na proposição de estratégias que levam em consideração aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais etc. Essa especificidade denota também a importância de se considerar aspectos da complexidade enquanto uma cosmovisão que levaria a uma mudança na forma de lidar com as gerações futuras. Com essas preocupações, esse projeto de iniciação científica identifica aspectos relevantes nas discussões sobre currículo e, a partir deles, analisa propostas de cursos superiores de formação de professores no Brasil e União Europeia, especificamente Espanha. A intenção com isso é identificar espaços nesses cursos que podem ser potencializadores de uma formação mais complexa. Metodologicamente, a proposta pauta-se na Análise Textual Discursiva para estudar os discursos dos referenciais teóricos; assim como para a identificação de elementos presentes nos currículos que orientam a formação de professores em distintas instituições. Dos resultados, é possível identificar aspectos nos discursos dos referenciais e nos projetos curriculares dos cursos de licenciatura que podem promover uma formação mais próxima da realidade, abarcando elementos da complexidade 

Palavras-chave: currículo, formação de professores, licenciatura, ensino de Física, complexidade 

relatorio_IC_Luis_final.pdf

Os conceitos de Física em uma proposta de ensino sobre as questões socioambientais

As questões socioambientais vêm sendo, cada vez mais, objeto de  preocupação da sociedade. No contexto da escola, elas estão explicitadas nas  Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), nos Parâmetros  Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1997) e PCN+ (BRASIL, 2002), onde  há preocupação com uma formação articulada com as questões  contemporâneas, tais como as de natureza socioambiental. Especificamente,  os PCN (BRASIL, 1997) para o Ensino Fundamental sugerem tratar a questão  socioambiental como um tema transversal, denominado Meio Ambiente. No  Ensino Médio, em que o eixo transversal não comparece explicitamente, essa questão é contemplada considerando-se os olhares específicos das disciplinas,  como o da Biologia e Física, sobre uma mesma questão, compondo uma visão  interdisciplinar. Na Física, em especial tomando como referência os PCN+  (BRASIL, 2002), o tema socioambiental comparece nos estudos sobre a  Termodinâmica, evidenciando a necessidade de se discutir a irreversibilidade  para dar significado à degradação da energia que, por sua vez, leva à  compreensão da conservação de energia e problemas energéticos e  ambientais do mundo contemporâneo, destacando-se os impactos ambientais  e custos financeiros e sociais das distintas opções energéticas. Cabe salientar que, embora a questão socioambiental esteja apontada nos  documentos e presentes em algumas escolas, ela parece não estar adequadamente encaminhada, necessitando ser recolocada na sala de aula.  Essa recolocação prevê um olhar mais atento para a forma como se dão as  discussões acerca da temática socioambiental que, de antemão, aponta para  um olhar sobre os conceitos de Física. Diante dessas preocupações, essa IC procurou explicitar as articulações  conceituais numa proposta sobre a questão socioambiental, pautada na Física  e nos aspectos da complexidade (perspectiva vinculada a Física Moderna e  Contemporânea). 

Palavras-chave: conceitos; complexidade; ensino de física; ambiente

Relatorio_IC_Du.pdf

Aquecimento global no ensino de Física: espalhamento de Rayleigh e balanço radioativo global

Resumo: Este projeto teve como objetivo discutir, com alunos do ensino médio, a questão aquecimento global sob o ponto de vista da Física. Faz parte de um projeto mais amplo que busca levar para a sala de aula discussões sobre as questões  socioambientais pautadas na perspectiva da complexidade. Para essa iniciação se propôs dois experimentos que simulam o equilíbrio radiativo global e de espalhamento da luz, tendo em vista explicar o balanço energético e as cores do céu. Salienta-se que a pesquisa pautou-se em propostas de aulas vinculadas aos três momentos pedagógicos, das quais se identificaram espaços para a inserção de atividades experimentais. Dos resultados, nota-se que os conceitos físicos envolvidos nos processos presentes nos dois experimentos podem ser mais adequadamente discutidos se visualizados em experimentos simples, promovendo discussões embasadas em questões mais próximas da realidade dos alunos. Essa consideração é preliminar e será investigada em atividades futuras, quando a atividade for aplicada e analisada no contexto de sala de aula.

Palavras-chave: Aquecimento Global; Espalhamento de Rayleigh; Balanço Radiativo; Equilíbrio Termodinâmico; Ensino de Física.