História de Guimarães 

Guimarães é uma cidade portuguesa situada no distrito de Braga, na região Norte do país. É considerada a cidade berço de Portugal, pois foi aqui que nasceu o primeiro rei português, D. Afonso Henriques, em 1111.

A história de Guimarães remonta à época romana, quando a cidade era conhecida como Vimaranes. No século X, foi reconquistada pelos cristãos e passou a fazer parte do Condado Portucalense. Foi nessa altura que se deu a fundação do Castelo de Guimarães, que se tornou um importante ponto estratégico na defesa das fronteiras portuguesas.

Durante a Idade Média, Guimarães foi um importante centro económico e cultural, com destaque para a produção têxtil e para o desenvolvimento do comércio. A cidade teve um papel crucial na luta pela independência de Portugal, liderada por D. Afonso Henriques, que aqui iniciou a sua campanha militar contra os mouros.

No século XIV, Guimarães foi elevada a cidade pelo rei D. Pedro I, que lhe concedeu o título de Notável e Sempre Leal. Durante o reinado de D. João I, a cidade tornou-se um importante centro político, tendo sido aqui que se realizou a Convenção de Guimarães, em 1385, que selou a aliança entre Portugal e Inglaterra na luta contra os castelhanos.

Nos séculos seguintes, Guimarães conheceu um período de declínio, tendo sido assolada por várias guerras e epidemias. Foi apenas no século XIX que a cidade começou a recuperar a sua importância, graças ao desenvolvimento da indústria têxtil e à construção de novas infraestruturas, como a estrada de ferro.