História de Coimbra

A história de Coimbra remonta à época pré-romana, quando era habitada por tribos lusitanas. Com a chegada dos romanos no século II a.C., a cidade começou a ganhar importância como centro administrativo e comercial da região. Durante a ocupação romana, foi construída a ponte sobre o rio Mondego, que ainda hoje se mantém em uso.


No século VIII, a cidade foi conquistada pelos mouros e, mais tarde, no século XI, foi reconquistada pelos cristãos. Durante a Idade Média, Coimbra foi a capital do reino de Portugal e foi aqui que se estabeleceu a primeira universidade portuguesa, fundada em 1290 pelo rei D. Dinis. A universidade tornou-se um importante centro de estudos e de produção de conhecimento em Portugal e teve um papel fundamental na formação da elite intelectual do país.


Ao longo dos séculos seguintes, Coimbra manteve-se como um importante centro de cultura e de poder, tendo sido palco de importantes acontecimentos políticos e culturais, como a Revolução de 1820 e a implementação da República em 1910.