PROJETOS DE EXTENSÃO
PROJETOS DE EXTENSÃO
2020 - ATUAL
Coordenação do Projeto: Valdeniza Maria Lopes da Barra [FE-UFG]
Vice-coordenação do Projeto: Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira [FE-UFG]
Equipe do GEPICH: Claudia Panizzolo, Adriana Góis de Godoy, Adriana Santiago, Alessandra Secundo Paulino, Allan Douglas de Oliveira, Andréa de Faria Souza, Edmar Moreira Alves, Eduardo Bezerra de Souza, Fernanda Nunes, Floriza Garcia Chagas, José Ildon Gonçalves da Cruz, Juliana dos Santos Camaru, Laura Alcântara Galvão, Luciane Galvão Candido, Márcia Aparecida Colber de Lima, Rochele Rita Andreazza Maciel, Rosana Carla Oliveira, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Tatiane Damaceno Barreto e Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg.
RESUMO:
Arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores, estudantes, pai/mãe de alunos (família) visa reunir diferentes instituições (FE-Pedagogia-UFG, FE-Psicologia-UFG, FL-UFG, FEFD-UFG, PUC-GO, UEG-Inhumas, UEG-Anápolis, UEG-Morrinhos, Rede/Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-GERFOR, Secretaria Estadual de Goiás, Rede Municipal de Educação de Acreúna, Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, FCS-UFG, Rede particular de ensino de Goiânia, IF Goiano, IF Inhumas) num projeto que visa produzir uma "cápsula do tempo" da duração histórica presente. O acervo de relatos orais dos sujeitos mencionados corresponderá a uma cartografia da educação escolar, do trabalho docente e interligações com a vida cotidiana a partir do fenômeno pandemia do COVID 19. O acervo (cápsula do tempo) pretende a produção de um legado da experiência atual para as gerações vindouras, não podendo ter a publicação de resultados analíticos em período inferior a quatro anos. Este fenômeno que constitui a duração histórica presente é a base do projeto Arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores, estudantes, pais/mães de alunos (família) que elege o eixo cotidiano, educação/escola e pandemia, com vistas a produzir uma espécie de "cápsula do tempo" da duração histórica presente, a partir da captação de relatos orais de três sujeitos: professores, estudantes, pais/mães de alunos (responsáveis), envolvidos direta ou indiretamente com a educação formal, abrangendo todas as etapas e modalidades de ensino, assim como redes de educação pública e particular. O Projeto conta com instituições parcerias no Distrito Federal, e nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
Palavras-chave: pandemia, cotidiano, professores, estudantes, família
2013 - ATUAL
A CRIANÇA, O ADULTO E O LÚDICO: IMPLICAÇÕES CULTURAIS NA COMUNIDADE
Coordenação: Claudia Panizzolo
Vice coordenação: Vera Lucia Gomes Jardim
Resumo
A criança, o adulto e o lúdico: implicações culturais na comunidade é um Programa interdisciplinar que envolve docentes e discentes da EFLCH-UNIFESP. Tem por finalidade implementar ações educativas e formativas relacionadas às expressões infantis, que englobam características e necessidades fundamentais da infância visando ao seu desenvolvimento e aprendizado. O Programa atende as funções da Universidade de desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, possibilitando a integração da universidade com a comunidade, por meio de atividades sócio-culturais e vivências lúdicas com crianças, famílias, estudantes e educadores; pesquisas acerca de temas sobre a infãncia, o lúdico, as artes e as expressões culturais; além de colaborar com a formação dos alunos de diferentes cursos da universidade, por meio da realização de grupos de estudo, projetos de extensão, disciplinas eletivas, atividades programadas, projetos de Iniciação Científica e monografias. O presente Programa apresenta relevância, à medida que, a partir da perspectiva de diferentes campos do conhecimento, permite o estudo da infância e das crianças mediante a compreensão do modo como incorporam, interpretam, produzem e reproduzem cultura.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Financiador(es): Universidade Federal de São Paulo