1 – AS INSITITUIÇÕES VOLTADAS ÀS CRIANÇAS E A MODELAÇÃO DA INFÂNCIA
Objetivo: Fomentar o estudo da institucionalização das crianças quer seja em instituições filantrópicas, assistenciais ou particulares, quer seja na Educação Infantil ou na escola elementar, privilegiando a cidade e o estado de São Paulo. Investigar creches, pré-escolas e escolas primárias, por meio do estudo de programas, currículos, reformas educacionais e expansão do ensino; o exame da organização pedagógica das escolas para a infância com ênfase nos métodos de ensino; o estudo da cultura material escolar; da arquitetura escolar e da formação inicial e continuada de seus profissionais.
Palavras-chave: infância; formação de professores; criança; currículo; cultura material; São Paulo.
2 – A ARTE DE CIVILIZAR AS CRIANÇAS - O ESTUDO DE IMPRESSOS PARA A LEITURA NA/SOBRE A ESCOLA DA INFÂNCIA
Objetivo: Propõe-se a realização de investigações a respeito das representações de infância que foram produzidas/reproduzidas entre os séculos XIX e XX; tem por objetivo investigar as operações de civilidade impressas e impostas em revistas, jornais de destinação variada, bem como dos livros destinados ao ensino da leitura. Para tal intento toma como fonte as cartilhas, os livros de leitura e as séries graduadas que circularam em São Paulo.
Palavras-chave: infância; revistas; manuais; jornais; livros de leitura; cartilhas.
3 – AS ESCOLAS ÉTNICAS EM SÃO PAULO E A ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA
Objetivo: Propõe-se investigar a história da infância e da escolarização entre grupos de imigrantes, com ênfase nos italianos estabelecidos no estado e na cidade de São Paulo. Os principais temas são as iniciativas escolares, considerando os currículos, os professores e sua formação e atuação, as práticas escolares e não escolares de educação, os livros didáticos, as cartilhas e demais materiais, além dos periódicos e jornais.
Palavras-chave: infância; instituições; imigração; escolas étnicas; escolarização.
4 – AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS E A ESCOLA DA INFÂNCIA: O ESTUDO DOS CURRÍCULOS, PROPOSTAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Objetivo: Fomentar o estudo e a pesquisa de temáticas relacionadas à educação nas/das infâncias ao acesso e à qualidade do atendimento oferecido, às políticas educacionais para a infância, às múltiplas linguagens, ao currículo, aos espaços e tempos, às práticas educativas, à formação e atuação de educadores, às brincadeiras, às culturas da infância e ao encontro geracional entre as infâncias e os adultos; bem como investigar os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos, levando em conta a existência de diferentes perspectivas e correntes teóricas, visando a produção de conhecimento e assegurando a formação teórico-prática, inicial e continuada.
Palavras-chave: infância; escolas; formação de professores; práticas pedagógicas, linguagens.