Dom José Palmeira Lessa
Dom José Palmeira Lessa
TESTEMUNHOS
DE TRÊS BISPOS
"Frei Miguel foi um homem que amou a Deus. Um amor que não foi dividido com outros amores, um amor único e verdadeiro. Ele era meu confessor e um homem acostumado a lidar com a alma e o coração das pessoas. Ganhamos um intercessor no céu, mas perdemos um grande homem na terra”, afirma Dom José Palmeira Lessa, arcebispo metropolitano de Aracaju"
(10 de janeiro de 2013).
Fonte:
SE7SEGUNDOS
https://www.7segundos.com.br/arapiraca/esportes/2013/01/10/404-milhares-de-fieis-acompanham-o-sepultamento-de-frei-miguel-em-se
Dom Rubival
“Um gigante na fragilidade de seu hábito marrom e suas sandálias franciscanas. Homem de fé, de oração, um exemplo edificante de vida religiosa, de frade capuchinho: fraterno, irmão de verdade, pobre, abnegado, nunca reteve nada para si, tudo entregava aos superiores ou distribuía aos pobres. Homem promotor da solidariedade, da promoção da vida através das obras caritativas, da misericórdia formativa, evangelizadora".
Frei Rubival Cabral Britto (OFMCap)
à época Ministro Provincial, Bahia-Sergipe, hoje Bispo na Diocese de Grajaú-MA
FONTE: Pecorari, Frei Florêncio F. – Frei Miguel, o Santo de Aracaju. Aracaju, 2014, p. 84
Dom Ruy Lopes
“Desde jovem, Deus o enriqueceu com o sorriso amável que ainda o acompanha no seu contato sacerdotal com os filhos de Deus. Com a existência, Deus o colocou no mundo, mas com a vida, Deus o acompanha no projeto divino: a vocação religiosa e sacerdotal. Toda a vida de Frei Miguel foi transformada em dom, em dom de serviço e amor. Esta vocação teve uma excelente ressonância no coração do festejado. De fato, quem se aproxima de Frei Miguel encontra nele um homem cheio de sabedoria, um homem que fala com voz grave e serena, um homem avesso a juízos precipitados e às emoções descontroladas, um homem de uma benevolência sem limites, sempre disposto a compreender e perdoar as limitações humanas. Frei Miguel, um homem completamente voltado a Deus e aos irmãos, de trato fino e cativante, resolvendo os mais complicados problemas dos fieis pobres e sofredores".
Frei José Ruy Lopes (OFMCap)
à época Ministro Provincial, Bahia-Sergipe.
Hoje Bispo na Diocese de Jequié-BA
FONTE: Pecorari, Frei Florêncio F. – Frei Miguel, o Santo de Aracaju. Aracaju, 2014, p. 104
41. Em primeiro lugar, devem os pastores da grei de Cristo – à imagem do Sumo e Eterno Sacerdote, Pastor e Bispo das nossas almas – desempenhar o seu ministério santamente e com entusiasmo, com humildade e fortaleza: assim encontrarão nele um magnífico meio de santificação própria [...] Cresçam no amor de Deus e do próximo, pelo exercício cotidiano do seu dever, conservem o vínculo da comunhão sacerdotal, abundem em todo bem espiritual e sejam para todos um testemunho vivo de Deus.