A Fraternidade Monte Alverne, de Aracaju, entidade católica, pertencente à Ordem Franciscana Secular, tem origem e história determinadas pela ação missionária franciscana no Brasil.
Surgimos aqui na Província de Nossa Senhora da Piedade (Bahia-Sergipe) como um dos grupos da Juventude Franciscana (JUFRA). Cujo início, na Bahia e Sergipe, deu-se a partir de um ‘núcleo’ suscitado pelo então Pároco da Igreja de São Judas Tadeu, 'Frei Eugênio'. Convento e Igreja estavam recém-construídos pelo suor e amor fraterno de dois filhos de São Francisco: Frei Faustino e Frei Miguel. Com a perseverança no chamado vocacional franciscano nos tornamos “fraternidade canônica”, auxiliada pelo nosso eterno companheiro de JUFRA e Assistente Espiritual, Frei Florêncio Pecorari.
Este Blog é um gesto de gratidão aos filhos de São Francisco de Assis que se consagram ao serviço na Igreja, bem representados na figura de Frei Miguel; que representa entre nós não o 'maior', mas, simplesmente, aquele cuja ‘santidade’ nos honra, nos alegra, nos anima. Porque em todo nosso esforço de conversão, inspirados na espiritualidade e no carisma de São Francisco de Assis, não nos faltaram filhos de São Francisco como Assistentes Espirituais. E em todos pudemos notar profunda e justificada reverência por Frei Miguel. Todos o tinham como concreta e verdadeira referência de vida cristã-franciscana.
Por isso a Fraternidade Monte Alverne, de Aracaju, dá-se a participar formalmente do testemunho da Igreja Local, do testemunho de nossa Diocese, junto com outras pessoas e entidades, a clamar ao Céu por sinais que possam dar à Santa Sé a certeza de poder reconhecer esse que tão bem nossa geração conheceu como ‘convertido santo’. E, para nós franciscanos, prova de que é possível e oportuno praticar o carisma de São Francisco de Assis no mundo atual.