“Queridos irmãos, saibamos estimar os tesouros que nosso Pai Celeste pôs em nossas mãos. Queiramos bem a nosso Papai do Céu”.
Frei Miguel Ângelo de Cíngoli ,
"O santo de Aracaju"
“Queridos irmãos, saibamos estimar os tesouros que nosso Pai Celeste pôs em nossas mãos. Queiramos bem a nosso Papai do Céu”.
Frei Miguel Ângelo de Cíngoli ,
"O santo de Aracaju"
Mensalmente, às 18h, nos sábados que coincidem com o DIA 09, dia da morte de frei Miguel, ou no sábado que o antecede, apoiadores da causa da Beatificação de frei Miguel reúnem-se no Santuário São Judas Tadeu, em Aracaju, conhecido popularmente como Igreja dos Capuchinhos, para rezar a COROA FRANCISCANA, ou seja, o TERÇO DAS SETE ALEGRIAS DE NOSSA SENHORA. Seja pedindo a Deus "graças" que nos venham por meio da intercessão de frei Miguel seja em agradecimento por graças já recebidas.
Ó Deus de amor, e de ternura, que vos dignastes iluminar a vossa Igreja com o testemunho de vosso servo Frei Miguel, missionário capuchinho da caridade e da reconciliação. Concedei-nos imitá-lo na prática das virtudes.
Nós Vos pedimos: glorificai-o aqui na terra, com a glória dos Santos. E dai-nos, por sua intercessão, as graças de que necessitamos.
[MENCIONA-SE O PEDIDO DE GRAÇAS EM SILÊNCIO]
Fazei que, seguindo o seu exemplo possamos irradiar o vosso amor e testemunhar a vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Pai nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...
Em comunhão com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, um dos ramos da grande família franciscana, a Arquidiocese de Aracaju deu um passo para elevar à honra dos altares o frei Miguelângelo de Cíngole. O processo de beatificação do religioso, reconhecido como “apóstolo de Aracaju”, foi aberto oficialmente pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, na quinta-feira, 1, dia de Todos os Santos, em solene celebração eucarística, na paróquia São Judas Tadeu (bairro América), onde, por várias décadas, frei Miguel exerceu o seu ministério sacerdotal-apostólico. A cerimônia foi concelebrada pelo arcebispo emérito, Dom José Palmeira Lessa, e por vários sacerdotes e diáconos.
“O primeiro milagre atribuído ao religioso foi a construção do Convento e a Igreja dos Capuchinhos. Não havia recursos financeiros e nem qualquer projeto de construção, tudo foi fruto de doações que ele recolhia junto à população”, observa o Frei João Paulo, pároco da São Judas Tadeu.
Na Igreja dos Capuchinhos, o religioso foi considerado pai, protetor, conselheiro, e amigo dos mais necessitados, aflitos e doentes. Foi agraciado com o título de missionário da caridade e da reconciliação. Se estivesse vivo, o Frei Miguel completaria, em 30 de outubro deste ano, 110 anos de idade. Ele partiu para a eternidade no dia 9 de janeiro de 2013, aos 104 anos. A partir dessa data, a paróquia São Judas Tadeu celebra missas em memória do “santo de Aracaju”, no dia 9 de cada mês, com a participação de expressivo número de fiéis. O tempo canônico exigido pela Igreja para iniciar o processo de beatificação é de 5 anos, contado a partir do dia do falecimento do candidato a santo.
Natural de Cingoli, na Itália, Frei Miguelângelo chegou ao Brasil, mais precisamente à Bahia, em 1936, ao lado de outros missionários da mesma família religiosa. Pouco tempo depois se estabeleceu em terras sergipanas, na companhia do Frei Faustino. Antes de chegar a Aracaju, atuou nas cidades de Maruim, Santo Amaro, Rosário do Catete e General Maynard.
Foto e texto:
PASCOM DA PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU. Publicado em 05 de novembro de 2018 no site da Arquidiocese de Aracaju com o título: ARQUIDIOCESE INICIA PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DO "APÓSTOLO DE ARACAJU"
O então Arcebispo de Aracaju na solene Missa de abertura do processo de Beatificação de frei Miguel. 01 de novembro de 2018
A REVITALIZAÇÃO DO PROCESSO
Após um período de seis anos no qual a condução do processo sofreu certa estagnação, o atual Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom Josafá Menezes, publicou no dia 17 de outubro de 2024 o decreto que formalmente deu introdução à Causa de Canonização do Servo de Deus Frei Miguel , já reconhecido como “santo” por muitos, e tratado como o santo “Apóstolo de Aracaju” em nosso tempo. Esse Decreto atende ao formal pedido do Frei Carlo Calloni, OFMcap, Postulador Geral das Causas de Beatificação para a Ordem dos Frades Capuchinhos no mundo. O ato foi marcado por uma sessão solene, pública, no dia 26 de novembro de 2024 no Santuário São Judas Tadeu, em Aracaju, às 17h.
O Vice-Postulador da Causa, frei Gleizer Campinho, OFMCap, informa que o processo que se iniciara no dia 26 de novembro de 2024 corresponde à fase arquidiocesana, quando o Arcebispo de Aracaju institui o Tribunal de Investigação que ouvirá o depoimento de pessoas a respeito das virtudes evangélicas de frei Miguel. Foi também criada uma Comissão Histórica que trabalhará paralelamente ao referido Tribunal, fazendo levantamento de todos os documentos que digam respeito aos traços biográficos e históricos relacionados a frei Miguel.
frei Gleizer Campino OFMCap
Dom Josafá Menezes: FREI MIGUEL, "O SANTO DE ARACAJU" (1)
Dom Josafá Menezes: FREI MIGUEL, "O SANTO DE ARACAJU" (2)
LIVROS SOBRE FREI MIGUEL
Tanto na santa Missa exequial, presidida pelo então Sr Arcebispo de Aracaju, S. Exa. Dom José Palmeira Lessa, quanto, na Missa de seis meses, presidida Pelo então Ministro Provincial da Província Nossa Senhora da Piedade, Bahia e Sergipe, frei Rubival Cabral, foi insistentemente pedido que se conservasse viva a memória de frei Miguel. E uma das formas sugeridas foi que escrevesse uma pequena biografia, simples e de alcance popular.
Esse pequeno trabalho [o livro, Frei Miguel, o Santo de Aracaju] vem responder a essa última proposta. O autor, frei Florêncio Pecorari, teve longa convivência com frei Miguel. Além disso, foi à Itália, visitou o lugar onde frei Miguel nasceu e passou a infância, conversou com parentes, pesquisou no Arquivo das Marcas de Ancona, Província de origem de frei Miguel,teve acesso à sua pasta pessoal, documentos. Também foi no Arquivo da Província Bahia/Sergipe e lá levantou informações.
O livro está à venda na Secretaria do Santuário São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos) Aracaju-SE.
“A longa vida de frei Michelângelo, exatos 104 anos, é para nós um límpido testemunho. Do início até o fim da sua existência, o frade cingolano [de Cíngole, Itália] soube interceptar as provações do Senhor escondido nas dobras dos acontecimentos ordinários e nos momentos cruciais não temeu arriscar, aventurar-se nas escolhas que deram uma direção precisa à sua vida. A santidade é um risco. Há momentos que decidem uma existência, ocasiões de alçar voo. [...] O frei Miguel se imergiu no povo e pelo povo foi instruído, foi pai de todos e filho de cada um, acreditou com a sua gente, fez crescer, levou Deus e foi levado como um santo. Fez de tudo: ensinamento, catecismo, pregação nos povoados, cura de doentes, escuta do povo, construção de igrejas, escavação de pântanos para coletar água de chuva, abertura de novas estradas. [...] Faz bem conhecer a vida dos bons, pois convida todos a serem melhores. É o fascínio da bondade que atrai o coração e, a vida de frei Michelângelo, libera uma luz atraente – a santidade – que convida cada um a progredir na direção daquela imagem de amor pensada pelo Pai do Céu para os homens da Terra”.
A aquisição desse livro dá-se via internet em livrarias virtuais italianas.
Frei Egídio de Picucci, frade capuchinho italiano foi autor de vários livros espirituais publicados na Itália. Um deles, intitulado “PADRE MICHELÂNGELO SERAFINI, MAGNÍFICO DUONO DI DIO”, editora TauEditrie, 2020, dedicado especialmente ao processo de BEATIFICAÇÃO de frei Miguel, ele diz:
“Narrar a vida de um homem como Frei Michelangelo de Cingoli (frei Miguel) que viveu plenamente o Evangelho, a ponto de ser aclamado santo pela voz do povo de Aracaju, é contemplar o lento processo de transformação da semente em fruto, o dinamismo que através das vicissitudes da existência e do fermento interior da alma leva uma vida da reflexão estéril à doação fecunda”.
Frei Egídio esteve no Santuário São Judas Tadeu, fazendo pesquisa; e verificou vários testemunhos escritos sobre “graças” alcançadas por intercessão de frei Miguel. No livro acham-se registradas dezoito. Aqui, mais adiante, apresentamos duas.
Frei Florêncio Pecorari (OFMCap) nos brinda com uma edição traduzida para o português da obra em italiano de frei Egidio Piccuci (OFMCap). A obra traduzida tem como título: "FREI MICHELÂNGELO SERAFINI: MAGNÍFICO DOM DE DEUS". Foi tornada pública no dia 09 de janeiro de 2024; dia da celebração da páscoa de frei Miguel, O SANTO DE ARACAJU. Tem como prerfaciador frei Gleizer Campino (OFMCap) que diz:
"Com muita propriedade frei Egidio evidencia como frei Miguel se encontra bem ao núcleo da 'sequela Christi' ao modo de São Francisco de Assis. Isto é, o autor nos revela a beleza da espiiritualidade franciscana do nosso 'santo' e de como ele, com tanta solicitude, se consagrou integralmente ao serviço de Cristo. Além do que, aquele que percorrer as próximas páginas, uma a uma, ao final se sentirá impelido a viver santamente a sua vocação cristã, a exemplo de frei Miguel".
Esse livro está à venda na Secretaria do Santuário São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos) Aracaju-SE.
"Miguel Ângelo, o anjo de Aracaju", obra literária da lavra da Profa. Dra. Verônica Mariano, franciscana, membro da OFS pela Fraternidade Monte Alverne de Aracaju. A autora é especializada em Alfabetização. A obra é endereçada especialmente ao que ela chama de "os pequenos": as crianças. Logo de início ela diz:
"Existem vários tipos de anjos. Alguns têm asas, vestem roupas brancas e brilhantes como os lírios de São José e as estrelas cadentes... Também há outros que são pessoas de carne e osso, como eu e você.
O livro foi publicado em 26 de março de 2025 na Biblioteca Epifhânio Dórea, Aracaju-SE; e recebeu uma surpreendente grande cobertura da mídia televisiva, por conta da reverência ao nome de frei Miguel.
No livro “PADRE MICHELÂNGELO SERAFINI, MAGNÍFICO DUONO DI DIO”, escrito na Itália por frei Egidio de Picucci, tratando da vida de frei Miguel Ângelo de Serafini, o então Ministro Provincial dos Capuchinhos das Marcas (Itália), frei Sérgio Lorenzini, também italiano, na foto ao lado com Papa Francisco, diz no prefácio do livro:
TESTEMUNHO-01: A senhora Ivone, de Campo do Brito, escreve que uma tia dela sofria de diabetes e estava muito preocupada com sua saúde. A coisa foi tão longe que o médico lhe deu dois meses de vida. Preocupada e assustada, ela foi à igreja dos Capuchinhos e rezou junto ao túmulo de Frei Miguel. Alguns dias depois voltou ao médico para um check-up. “O que aconteceu?” Ele perguntou a ela. “Houve um milagre aqui”. Ela está curada.
In: PADRE MICHELÂNGELO SERAFINI,
MAGNÍFICO DUONO DI DIO (p 93)
TESTEMUNHO-02: A senhora Maria Cássia da Silva Brito, disse que tinha um cisto no ovário que lhe causava dores constantes na parte inferior do abdômen. A mãe a aconselhou a recomendar-se a frei Miguel; o que ela fez imediatamente, indo rezar no seu túmulo. Depois de alguns dias, enquanto estava em seu quarto, sentiu uma forte sensação de queimação na barriga; e "como se estivesse menstruada, com liberação de um líquido preto por alguns dias. Muito assustada e sem saber o que estava acontecendo, diz que temeu pelo pior. No dia seguinte estava curada.
In: PADRE MICHELÂNGELO SERAFINI,
MAGNÍFICO DUONO DI DIO (p 94)
TESTEMUNHO-03: Araci de Souza Gouveia Rodrigues (Aracaju) relata “graça” recebida por intercessão de frei Miguel. Conta que no ano de 2011, com 67 anos de idade, estava em pé quando sentiu um estalo na perna direita e caiu. Sofreu fratura espontânea do osso da coxa direita; fato constatado no hospital. Motivo, grave estado de rarefação óssea, tornando os ossos extremamente frágeis. Conta que sofreu cirurgia ortopédica, com a colocação de hastes de metal no referido fêmur. Ficou a usar muletas com dificuldade. Cerca de um ano e dois meses depois começou a sentir muita dor na coxa acometida e foi constatada uma grave infecção no local das hastes de metal. Teve, então, de se submeter a nova cirurgia. Ficou três semanas internada.
Um ano depois voltou a apresentar problema na mesma coxa. Ficou acamada, sofrendo dores e com muita pouca mobilidade no leito. Voltou a ser internada. Recebeu alta sem melhora e achando-se até pior. Depois de dias nesse sofrimento foi montada uma junta médica para resolver seu problema. Diz que foi aí que se pegou com frei Miguel, pedindo a intercessão dele. Pois quando vivo ele a teria visitado duas vezes, levado por Raimunda, que costumava levá-lo para fazer visita aos doentes. Soube por Raimunda que em uma dessas visitas ele comentou: “Essa senhora sofre muitas dores”.
Diz que, apesar de ser verdade, ela nunca havia se queixado disso a ele. Ficou na espera de vaga na UTI para quando fosse submetida a nova cirurgia. E ficara a pedir intercessão de frei Miguel. Ele havia morrido há pouco tempo, em 2013. Foi para a cirurgia; foi colocada nova haste no fêmur; e, graças a Deus, não precisou ser levada para a UTI. Diz que teve uma ótima recuperação; e voltou a andar com muletas. Recentemente, há dois anos, tropeçou e dessa vez sofreu fratura em ambas as coxas. Teve que fazer duas cirurgias com intervalo de cinco dias. E novamente se pegou com frei Miguel. Os médicos então disseram que ela não mais iria poder se levantar do leito. Passou dez dias na UTI para se recuperar das cirurgias, que foram com sucesso. Diz que a recuperação foi muito melhor do que da última vez.
Em casa a recuperação foi também mais rápida do que a anterior. Voltou a andar, embora apoiada em andador. Mas tão melhor que agora semanalmente assume um trabalho filantrópico na casa da Fraternidade Monte Alverne (OFS); onde dá aula de costura a outras senhoras, com o objetivo de dar ocupação criativa para favorecer a saúde mental delas; e, inclusive, produzir enxovais para mães em extrema pobreza. Diz que esse trabalho decorreu de saber que frei Miguel um dia havia sugerido isso à dita Fraternidade.
Frei Johne, Reitor do Santuário São Judas Tadeu - Aracaju-SE
frei Johne Barbosa (OFMCap) tem divulgado “graça” recebida por uma jovem senhora, residente em Rondônia. Conta ela que havia perdido três gravidezes. Tendo chegado às mãos dela a ORAÇÃO PELA BEATIFICAÇÃO DE FREI MIGUEL, fez o pedido de intercessão a frei Miguel, com a promessa de caso atendida viria ao Santuário São Judas Tadeu batizar a criança. Ficou grávida, uma nova gravidez de alto risco, mas, com a graça de Deus pela intercessão de frei Miguel, nasceu uma menina. Ela veio ao Santuário de São Judas Tadeu em Aracaju cumprir a promessa. E deu esse testemunho.
(Clique para acessar a Revista, p.07)
A Província dos Frades Capuchinhos da Bahia e Sergipe e a Arquidiocese de Aracaju nos oferecem para este mês de janeiro um Santo Frade: FREI MIGUEL ÂNGELO SERAFINI, Presbítero Capuchinho. Michelângelo Serafini nasceu no ano de 1908, em Cíngoli, na Itália, e aprendeu, desde cedo, o espírito de sacrifício. Entrou no Seminário dos Frades Menores Capuchinhos da Província das Marcas de Ancona em 04 de outubro de 1926 e ordenou-se em 29 de julho de 1934, quando recebeu o nome de Frei Miguelângelo de Cíngoli.
Vindo para o Brasil no ano de 1935, fixou-se na Bahia onde lecionou para seminaristas e noviços. Exerceu atividades missionárias também nos municípios baianos como Entre Rios, Rio Real, Jandaíra e Redondezas. Frei Miguel chegou a Aracaju em 1963 por designação da Ordem e aqui exerceu o melhor da sua atividade pastoral e missionária. São muitos anos de trabalhos exercidos com amor e perseverança com a comunidade de todo o Estado de Sergipe. Nas décadas de 70 e 80 o religioso foi vigário de Maruim, Santo Amaro, Rosário do Catete e General Maynard. Mas foi em Aracaju, especificamente, no bairro América, que Frei Miguel marcou presença sempre paciente na hora de atender e ajudar a população. Frei Miguel visitava as pessoas em suas casas, sempre a pé, um andarilho incansável. Quando lhe ofereciam carona para retornar ao convento, ele dizia: “Vai, vai, não tenho pressa. Obrigado”. Talvez por ter andando tanto à pé, faleceu lúcido. Teve vida palmilhada de muitos sacrifícios. Frei Miguel dizia desde jovem e a vida toda: ”Não sou uma grande inteligência e devo esforçar-me muito para aprender alguma coisa”.
Pe. Carlos A. C. Rodrigues -
Vigário da Paróquia Santo Afonso, Arquidiocese de Aparecida
A figura de frei Miguel,“o santo apóstolo de Aracaju”, é lembrada do modo como a arte ao lado representa: a partir da Colina do São Judas Tadeu, aonde um dia ele chegou com a missão de dar testemunho do Evangelho, comprometido com a forma de vida São Francisco de Assis. Enquanto pastor foi atento a todos os sofrimentos. E teve como uma de suas marcas evangélicas um "sorriso de tom espiritual". Todos que a ele acorriam sempre achavam um homem de Deus sorridente. Muita era a confiança na pessoa consagrada que ele testemunhava a sustentar a Igreja de Cristo. Por isso muitos o procuravam para experimentar por meio dele a misericórdia do Papai do Céu, como ele dizia.
A BEATIFICAÇÃO de um "servo ou serva de Deus" é um PROCESSO com todas as naturais dificuldades. E é um processo que leva tempo. por isso, dependemos das pessoas nessa geração que conheceram frei Miguel e podem dar TESTEMUNHO de seu exemplo de vida. Mas o fato é que mês a mês estamos perdendo para a morte e doenças da idade valiosos testemunhos. Assim, precisamos nos esforçar para chegarmos logo ao máximo dessas testemunhas. Cada um veja como pode ajudar. Talvez seu pai ou mãe ou tia seja uma dessas testemunhas.
A Fraternidade Monte Alverne de Aracaju pertence à Ordem Franciscana Secular. É formada basicamente por membros que fizeram todo o seu ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO na Juventude Franciscana (JUFRA), cuja instalação aqui em Sergipe deu-se no ano de 1973; exatamente, na então Paróquia São Judas Tadeu. A Fraternidade Monte Alverne, portanto, é cria da Missão Capuchinha em Aracaju. Vem de uma juventude que se desenvolveu sob o "cheiro espiritual" de frei Miguel.
O túmulo de frei Miguel se acha instalado dentro da IGREJA DOS CAPUCHINHOS em Aracaju (Santuário São Judas Tadeu). Esse Servo de Deus veio por obediência para a fim de instalar a Missão Capuchinha em Aracaju no ano de 1961. Essa obra começou com a construção de um complexo, Convento e igreja, assim como uma grande Obra Social à época.
OUTROS ESPAÇOS NA INTERNET EM QUE CUIDAMOS DE NOSSA ESPIRITUALIDADE E CARISMA
Ao acessar nossos canais, inscreva-se.
E DEUS TE ABENÇOE!