Aqui você encontra diversos mapas sobre o Município de Seabra - Bahia.
Você poderá clicar no título de cada mapa e realizar a navegação a partir da realidade aumentada.
A cidade de Seabra foi fundada no ano de 1931 pelos Decretos ns.º 7.455, de 23-06-1931 e 7.479, de 08-07-1931. Atualmente é considerada capital da Chapada Diamantina com área de 2.402,170 km2, situado na mesorregião Centro Sul Baiano com Longitude: -41,76820° e Latitude: -12,41876°. Apresenta uma altitude 930 metros acima do nível do mar, possuindo um clima úmido a subúmido. A temperatura gira na média de 23 °C, nos meses mais frios chega a 10 °C, considerada uma das mais baixas da região, sendo novembro e janeiro os meses mais chuvosos e os meses de junho e julho os mais secos do ano (SEABRA, 2019; IBGE, 2019).
Competência:
Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.
Habilidades:
(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
Em conformidade com o Projeto Político Pedagógico (PPP, 2017), o Colégio Estadual de Seabra atende a uma diversidade cultural, linguística, social e ambiental específica de alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com valores voltados para o mundo do trabalho e da construção da cidadania, respaldado na tendência pedagógica sociointeracionista, que considera a inclusão social e a autonomia dos educandos de suma importância para a sua formação.
Esta Unidade de Ensino abrange alunos provenientes tanto da zona urbana como da zona rural, além de contar com duas extensões: uma na Lagoa da Boa Vista e outra no Velame – Angical,atendendo a uma faixa etária de jovens e adultos entre 14 e 29 anos.
A dependência do CES (Sede) possui um laboratório de Ciências (Biologia, Química e Física) que a princípio, é usado esporadicamente para realização de propostas de atividades práticas pelas diferentes disciplinas. Já nas extensões as estruturas não possuem espaços adequados(Laboratório) para que os professores desenvolvam experimentos.
O Rio Cochó que nasce na serra do Bastião, atravessa as regiões de Boninal, Baraúnas, Angical e Seabra onde junta-se ao seu homônimo que nasce em Guiné, formando o rio Santo Antônio, assim conhecido entre os meridianos de Palmeiras e Lençóis (Figura 18). De acordo com Souza (2007), o rio Cochó recebe diariamente parte considerável do esgoto doméstico gerado por alguns bairros do município, o aumento da demanda de assimilação da matéria orgânica presente nesses efluentes. Segundo Tundisi et al., (2006), o processo de enriquecimento de matéria orgânica e nutrientes, através do lançamento de efluentes doméstico em águas fluviais, vem geralmente acompanhado do aumento em geral das doenças de veiculação hídrica.
Habilidades:
(EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
Com auxílio da carta-imagem do município de Seabra-Bahia, o professor pode desenvolver diversas atividades de análise do uso e ocupação do solo, favorecendo a discussão de diversas características naturais, as condições ambientais e o desenvolvimento das atividades econômicas, entre outros. Isto posto, percebe-se a carta-imagem como um recurso detentor de inúmeras informações que, de posse dos professores, permite que estes atuem de maneira mais eficaz no ensino das dinâmicas socioespaciais.
Pode-se desenvolver diversas atividades de análise do uso e ocupação do solo, favorecendo a discussão de diversas características naturais, as condições ambientais e o desenvolvimento das atividades econômicas, entre outros.
Habilidades:
(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
A altimetria é a parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo do solo. Define as alturas de seus pontos característicos e está relacionado com uma superfície de comparação (superfície equipotencial). Na altimetria do município de Seabra, apresenta escala de cor que indica pontos de menor altitude com coloração avermelhada e pontos de maior altitude com coloração azul.
Território de Identidade Chapada Diamantina
O Território de Identidade Chapada Diamantina localiza-se majoritariamente no Centro Sul Baiano, ocupando uma área aproximada de 32.664 km2 (IBGE, 2011) e correspondendo a quase 5,7% do território estadual. É composto administrativamente pelos municípios de Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Ibitiara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner (BAHIA, 2012).
Cobertura e uso do solo
A partir da análise da ocupação espacial pode-se perceber que houve alteração na cobertura e uso do solo relacionado a área urbana que se expandiu nos últimos anos, ocupando áreas cada vez maior. De acordo com Santos (1993), a ocupação espacial cresce em grande escala buscando atender às demandas do modelo econômico hegemônico contemporâneo, porém na mesma velocidade e escala cresce o esgotamento dos recursos naturais tornando a busca por um padrão de desenvolvimento baseado na sustentabilidade um fator quase ilusório, considerando-se principalmente o aumento da demanda por água e outros recursos naturais renováveis.
O município de Seabra apresenta duas hidrografias, pois o mesmo está situado na folha topográfica SD. 24-V-A, sendo a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu.
A rede de drenagem do município de Seabra apresenta bastante diversa, tendo como os principais rios o Cochó, Tejuco, Dois Riachos, Campestre e da Prata e os riachos Chifre de Boi e Banha Tatu, entre outros (SEABRA, 2019)