PEI - Pesquisa Extensão e Internacionalização

A Pesquisa, a Extensão e a Internacionalização da Faculdade Estácio de Florianópolis, é um setor estratégico para apoiar, incentivar e divulgar a produção científica de alunos e professores da Estácio. Trata-se de um espaço que promove projetos, envolve trabalhos e práticas externas à nossa IES. Anualmente, realiza-se o Seminário de Pesquisa e Mostra de Extensão da Estácio e atua diretamente nos Programas Institucionais de Iniciação Científica, de Pesquisa Produtividade, de Extensão e de Internacionalização, promovendo relações internacionais e intercâmbio de discentes, docentes e administrativos, buscando o desenvolvimento de relações científicas, tecnológicas e de todos os envolvidos.

No campo da Pesquisa, destaca-se a produção junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Estácio, que visa despertar a vocação científica dos alunos de graduação, estimular e desenvolver o pensamento científico, aptidão criativa, capacidade crítica, buscar soluções inovadoras. Desta forma, podemos proporcionar um espaço institucional para formação de futuros pesquisadores. Junto aos docentes, desenvolvem-se aprendizagens de técnicas e métodos de pesquisas e conscientiza-se o aluno das questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica. Também são objetivos da Pesquisa, publicar artigos e participar de eventos científicos a partir da pesquisa realizada, aprimorando o lattes com as publicações e orientações, fomentando um currículo profissional e acadêmico.

No âmbito da Extensão da Estácio, envolvendo docentes e alunos, promove um aprendizado dentro e fora da sala de aula, possibilitando o intercâmbio entre saberes populares e acadêmicos. A ideia é integrar e dialogar com a comunidade local, a fim de melhorar a realidade social e empoderar os atores envolvidos. Ocorre em formato que se destaca a curricularização da extensão, projetos, oficinas, palestras, eventos, atendimentos, entre outros. Percebe-se nesta frente, a possibilidade de colocar em prática   

a teoria acadêmica, intervindo diretamente na comunidade, bem como compreender melhor a realidade social local e conhecer novas pessoas, melhorar o currículo e fechar parcerias, convênios ou patrocínios com empresas locais, dar entrevistas para a imprensa local, a depender da relevância do projeto.

A Internacionalização tem como propósito desenvolver as competências necessárias para um mundo globalizado. Preparando alunos e professores para aplicar seus conhecimentos em diferentes contextos regionais e sociais, possui parcerias, tais como com o Santander universidades Programas internacionais e Programas de intercâmbio de seis meses a um ano, bem como Programas internacionais online. Essas ações são realizadas periodicamente, para toda comunidade acadêmica, de acordo com o calendário das instituições parceiras e esses programas variam de áreas de conhecimento e durabilidade.