O Coral Vozes do Arvoredo teve início em fevereiro de 2012. Desde a sua criação, o projeto foi desenvolvido pelo Agente a Guarda Municipal de Florianópolis Ramon Pereira da Silva, com total apoio da Associação da referida instituição.
Com o intuito de aproximar a Guarda Municipal da sociedade através de atividades sociais em contraturno escolar, a intenção inicial do projeto era de ser desenvolvido dentro comunidade do Arvoredo (siri), porém, o local não teria um de um espaço físico adequado para o desenvolvimento do trabalho, então a solução que ficou mais viável para todos, tanto para a comunidade quanto para os profissionais que desenvolveriam o trabalho, foi a utilização da Escola Básica Municipal Gentil Mathias da Silva, que se localizava a cerca de 200m da comunidade.
Fizemos então um convite que foi entregue aos alunos, os interessados passaram por um breve teste de seleção e aptidão musical para que formássemos o primeiro grupo de ensaios, tendo em vista que o projeto contemplava inicialmente 65 vagas. A receptividade foi muito positiva, assim como o resultado dos testes.
Formada a primeira turma, deu-se início aos ensaios, que aconteciam sempre nas terças e quintas-feiras no contraturno escolar, assim que começaram a surgir as apresentações fizemos também ensaios em conjunto no período noturno, afim de unificar o grupo que se apresentaria. O resultado do trabalho iniciado foi superior às expectativas, realizamos algumas apresentações no decorrer do ano. No ano seguinte, 2013, demos continuidade ao projeto, porém a E.B.M Gentil Mathias da Silva ficaria fechada, pois o bairro ganhou uma nova escola, mais ampla. A Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino continuou a atender a maioria das crianças da comunidade do Arvoredo, assim continuamos com o projeto Coral Vozes do Arvoredo na nova escola. No ano de 2013 o coral realizou um número maior de apresentações, devido ao sucesso já alcançado no ano anterior. Em todas as apresentações dispúnhamos de transporte e lanche para os cantores.
Através de parcerias mediadas pela Associação dos Guardas Municipais de Florianópolis - AGMF, confeccionamos o uniforme do coral. As apresentações foram nos mais variados lugares, desde apresentação em outras escolas da rede municipal, como eventos da prefeitura municipal e feiras da cidade, tais como: FENAOSTRA, CONGRESSOS REGIONAIS E NACIONAIS NA ALESC, INAUGURAÇÃO DA REFORMA DO MERCADO PUBLICO DE FLORIANÓPOLIS, NATAL DA MAGIA, ANIVERSARIO DA CIDADE, DIA DO SERVIDOR PUBLICO NA PMF, CONCURSO DESENHO E REDAÇÃO DA GMF, MARATONA CULTURAL entre outros. O projeto Coral Vozes do Arvoredo veio trazer para essas crianças um pouco mais de cultura e também lazer, é um projeto que deu certo e pretendemos mantê-lo enquanto for possível.
Em toda a sua trajetória o coral já atingiu um público maior 10 mil pessoas presencialmente e em nosso canal no YouTube temos vídeos com quase 50 mil visualizações.
Em 2019, somamos mais de 20 apresentações ao longo do ano letivo, contando apresentações na escola e fora dela. Trabalhar com a música, principalmente em grupos, faz com que as crianças sejam induzidas à ordem, disciplina, organização e ao respeito pelo próximo. A vivência musical torna-se algo divertido e agradável para as crianças, onde elas aprendem a se comunicar melhor, através de diferentes habilidades, estimulando a coordenação motora e a criatividade, abrindo portas para novas informações.
No ano de 2020, antes da pandemia iniciar, conseguimos efetuar os testes para novos cantores, e se estivéssemos em tempos normais contaríamos com mais de 120 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos de idade. Os alunos participantes do coral recebem refeição fornecida pela escola, não precisando sair da escola entre a aula curricular e o ensaio do coral, isso cria um vinculo mais forte entre aluno e escola, além de preencher o tempo ocioso que eles teriam no contraturno, já que os encontros do coral acontecem duas vezes na semana.
Devido ao estado de pandemia ficamos em recesso, torcendo para que tudo volte à normalidade o quanto antes. Com o avanço da vacinação e uma melhora no quadro da pandemia, no mês de agosto do corrente ano conseguimos retornar com nossas atividades, com algumas adaptações para que todos possam participar com segurança dos ensaios, devido ao pouco espaço no refeitório da escola os alunos não podem ficar para cumprir o seu turno escolar, trazendo momentaneamente uma dificuldade de logística para as famílias, mas estamos avançando com o trabalho e conseguiremos voltar a fazer apresentações no ano de 2021.
O Coral Vozes do Arvoredo já virou uma referência no município de Florianópolis e arredores, são quase 10 anos de fundação e história de música e amor.
Regente: Ramon Pereira da Silva
Facebook: https://pt-br.facebook.com/vozesdoarvoredo/ ou @vozesdoarvoredo
Processo de seleção: o regente realiza audições para identificar aptidão vocal de cada estudante todo início de ano.
Caso o estudante não tenha participado de nenhuma audição, pode solicitar ao regente Ramon, por meio do seginte contato: (48) 98406-1756.