GEOGRAFIA

O Projeto Ampliação de Jornada Escolar em Tempo Integral/contraturno é um projeto da Escola Herondina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Florianópolis. Além de fazer parte de uma ação de um dispositivo legal a ampliação do tempo de permanência do estudante na escola é uma demanda real e urgente diante da atual configuração social e econômica das famílias. Cabe destacar também, que ampliar a Educação Integral faz parte das metas do plano municipal e nacional de educação.

Esta ampliação do tempo de permanência do estudante fortalece os vínculos entre a comunidade escolar e contribui de forma significativa para processo ensino aprendizagem, além de diminuir a evasão escolar. Dentre os objetivos do projeto podemos destacar a busca por superar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes promovidos com restrição e/ou os estudantes indicados pelo colegiado de classe, a superar os índices de evasão escolar tornando a escola um ambiente seguro e prazeroso para os estudantes.

Para atender essas concepções que normatizam o trabalho pedagógico da unidade, entendemos que a rotina pedagógica do apoio na disciplina de geografia não pode ser baseada somente em atividades de cópia no caderno e ou em folha impressa. 

No Apoio Pedagógico as propostas de atividades precisam e devem ser conduzidas de forma diferenciada e individualizada, cada grupo de estudantes exige um tipo de atividade específica e dirigida, pois os estudantes que estão no contraturno não conseguiram avançar no processo de aprendizagem na sala de aula regular. 

OBJETIVOS

Sextos e Sétimos anos (restrição do 5º e 6º)                                         

Identificação e uso dos pontos cardeais e elementos do Planisfério, localizando-se espacialmente.

Diferenciação dos movimentos da Terra e suas consequências (revendo elementos da astronomia).

Compreensão dos conceitos fundamentais da Geografia (espaço, paisagem, lugar e território).

Reconhecimento dos elementos básicos das coordenadas geográficas e fusos horários.

Reconhecimento de formas e elementos básicos: da litosfera, atmosfera, hidrosfera, e os tipos de clima e vegetação.


Oitavos anos (restrição do 7º)                                                  

Compreensão do processo de formação populacional e territorial do Brasil, reconhecendo impactos do processo colonial português sobre povos indígenas e povos diaspóricos da África.

Reconhecimento de mapas e informações sobre geologia, relevo, bacias hidrográficas, clima e vegetação do Brasil (domínios morfoclimáticos).

Identificação e utilização das  regionalização do IBGE e dos complexos regionais.

Diferenciação dos espaços produtivos agro exportadores e os espaços urbanizados e industrializados no território.

Reconhecer os movimentos migratórios, crescimento e distribuição da população brasileira (densidade demográfica, pirâmides etárias).


Nonos anos (restrição do 8º)

Compreensão do processo de povoamento na espacialidade do continente americano, identificação das regionalizações e das diferenças socioeconômicas entre países americanos (Canadá/EUA, Haiti/Panamá, Brasil/Argentina).

Conhecimento dos principais aspectos do espaço geográfico africano e suas regiões, considerando as expropriações territoriais impostas por países europeus.

Reconhecimento dos principais aspectos do espaço geográfico asiático considerando as grandes diferenças regionais do continente e a importância da China e da Rússia na economia global.

Conhecimento sobre as relações econômicas entre países membros do BRICS.

Professores

 2023: Gisele Neves Maciel


FOTOS DE ALGUNS MOMENTOS DO PROJETO 

2023