HISTÓRIA

O Projeto Ampliação de Jornada Escolar em Tempo Integral/contraturno é um projeto da Escola Herondina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Florianópolis. Além de fazer parte de uma ação de um dispositivo legal a ampliação do tempo de permanência do estudante na escola é uma demanda real e urgente diante da atual configuração social e econômica das famílias. Cabe destacar também, que ampliar a Educação Integral faz parte das metas do plano municipal e nacional de educação.

Esta ampliação do tempo de permanência do estudante fortalece os vínculos entre a comunidade escolar e contribui de forma significativa para processo ensino aprendizagem, além de diminuir a evasão escolar. Dentre os objetivos do projeto podemos destacar a busca por superar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes promovidos com restrição e/ou os estudantes indicados pelo colegiado de classe, a superar os índices de evasão escolar tornando a escola um ambiente seguro e prazeroso para os estudantes.

Para atender essas concepções que normatizam o trabalho pedagógico da unidade, entendemos que a rotina pedagógica do apoio na disciplina de História não pode ser baseada somente em atividades de cópia no caderno e ou em folha impressa. 

No Apoio Pedagógico as propostas de atividades precisam e devem ser conduzidas de forma diferenciada e individualizada, cada grupo de estudantes exige um tipo de atividade específica e dirigida, pois os estudantes que estão no contraturno não conseguiram avançar no processo de aprendizagem na sala de aula regular. 

OBJETIVOS

Sextos anos: 

Compreender a divisão sexual das atividades (paleolítico), trabalho assalariado, trabalho como forma de pagamento de impostos, escravidão por dívida, trabalho escravo clássico, propriedade coletiva, propriedade privada. 

Consolidar os conceitos de escravizados, trabalho, democracia, república, monarquia, estado, nômade, sedentário, etc.

Sétimos anos: 

Compreender divisão sexual das atividades (sociedades indígenas), trabalho assalariado, trabalho servil, trabalho como forma de pagamento de impostos, trabalho escravo, propriedade coletiva, propriedade privada. 

Consolidar os conceitos de escravizados, trabalho, democracia, república, monarquia, absolutismo, estado, metrópole, colônia, etc. 

Comparar a escravidão antiga (Grécia e Roma) com a escravidão no Brasil Colônia).

Oitavos anos:  

Compreender a divisão sexual das atividades (sociedades indígenas), trabalho assalariado, trabalho como forma de pagamento de impostos, trabalho escravo clássico, propriedade coletiva, propriedade privada. 

Consolidar os conceitos como: escravo, trabalho, democracia, república, monarquia, reino, império, revolução, reforma, estado, metrópole, colônia, colonialismo, etc. 

Comparar a escravidão antiga (Grécia e Roma) com a escravidão no Brasil Colônia/Império), além das diferenças entre escravidão nos EUA e Brasil.



FOTOS