A Escola Herondina possui uma trajetória de estímulo a realização de atividades fora do horário regular das aulas. Compreendendo que isso contribui significativamente para a plena formação das crianças e adolescentes. Sobretudo num contexto social adverso em que as camadas mais pobres da sociedade não tem acesso a bens culturais, esportivos e de lazer.

Para a grande maioria dos nossos estudantes, excluídos socialmente,  a escola é a única estrutura do Estado capaz de oferecer espaços, atividades e recursos que estimulem a realização de atividades e práticas saudáveis de convivência e formação. Dessa forma, os projetos extracurriculares na Herondina se constituíram como atividades (associadas ao ensino dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade) que auxiliam na inclusão, permanência  e formação com dignidade de nossos estudantes.

A Escola Herondina é portanto uma instituição que acredita que essas atividades são: 1) direitos da criança e do adolescente; 2) potencialmente capazes de estimular e contribuir significativa na formação dos estudantes.

Ao longo da última década essas atividades foram desenvolvidas de diversas formas. Geralmente a existência ou não de financiamento e apoio do Ministério da Educação e Secretaria Municipal de Educação foram determinantes para a configuração dos projetos extracurriculares.

Inicialmente, o Programa Mais Educação e Novo Mais Educação do MEC apoiavam esse tipo de atividades nas escolas públicas brasileiras. Que recebiam diretamente nas contas da APP (Associação de Pais e Professores) recursos para contratação de professores voluntários (ajuda de custo) e aquisição de materiais e equipamentos necessários para a realização dessas atividades. Após 2016, o programa passou a sofrer cortes e a Herondina, assim como as demais escolas municipais de Florianópolis, deixaram de serem contempladas.

Isso provocou uma enorme lacuna e grandes dificuldades para a manutenção das atividades. Na Herondina, diversos apoiadores da comunidade dos Ingleses colaboraram para algumas das atividades não deixassem de ocorrer, mesmo sem o apoio necessário do Estado. Foram momentos de muitas dificuldades, mas a garra e o apoio de toda a comunidade fez com que esse talvez tenha sido o momento mais importante para a formação da cultura da escola como um espaço dos projetos extracurriculares. Estava decretado que precisávamos avançar e que esse era um caminho sem volta.

A partir de 2018 uma notícia animadora. A Secretaria Municipal de Educação criava o Projeto Jornada em Tempo Integral, que permitia a contratação direta de alguns profissionais para o oferecimento de apoio pedagógico em contraturno escolar. Com isso, atividades nas áreas de educação física, artes, astronomia, linguagens entre outros ganharam reforço. Junto com essas novas ações, professores voluntários da comunidade dos Ingleses e atividades que contaram com apoio de instituições como a Fundação Municipal de Esportes e Federação Catarinense de Basquete marcaram esses anos.

Com a pandemia todas as atividades foram suspensas. A partir de julho de 2021, gradativamente, a Herondina iniciou a retomada dos projetos extracurriculares com protocolos, número de participantes reduzidos e com muitas desafios. Mas com um grande objetivo, ampliar o acesso dos estudantes e nunca mais ser interrompido. Desde então, o número de atividades desenvolvidas e estudantes participantes não param de crescer. E em 2024 diversos projetos serão ampliados com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Vagas📝

Conheça a proposta pedagógica da escola para as atividades extracurriculares.

Mantida pela Secretaria Municipal de Educação, a Escola Herondina conta com diversas instituições e profissionais para oferecer as atividades extracurriculares.

Equipe da escola e profissionais responsáveis pela coordenação das atividades extracurriculares.

Entre em contato com a coordenação dos projetos extracurriculares.

Confira as regras para participação nas atividades.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Conheça os objetivos e os professores de cada uma das atividades extracurriculares. 

Musicalização

Inglês