PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO
ESCOLA MUNICIPAL RANDOLFO TEIXEIRA
PROJETO INSTITUCIONAL OBA
INTRODUÇÃO
A OBA (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA), e a MOBFOG (MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES )são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.
A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma prova no dia 19/05/17, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.
OBJETIVOS
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
NIVEL I – 3º ANO
ASTRONOMIA
ASTRONÁUTICA
· A Missão Centenária: (viagem ao espaço, em março de 2006, do Tem. CEL.AV. Marcos Pontes).
· Aviões, foguetes e satélites: O que são e para que servem?
· A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra.
· A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais.
· O homem na Lua.
· Os satélites brasileiros (SCD e CBERS).
· OS foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites – VLS)
NIVEL I I – 4º ANO e 5º ANO
ASTRONOMIA
ASTRONÁUTICA
· A Missão Centenária: (viagem ao espaço, em março de 2006, do Tem. CEL.AV. Marcos Pontes).
· Aviões, foguetes e satélites: O que são e para que servem?
· A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra.
· A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager).
· O homem na Lua.
· Os satélites brasileiros (SCD e CBERS).
· OS foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites – VLS).
· Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações.
· A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB,CTA,IAE,INPE e ITA).
ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA
NIVÉIS E DURAÇÕES
As provas serão em dois níveis distintos:
Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Duração desta prova: até duas horas;
Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados do 4º ao 5º ano no ensino fundamental. Duração desta prova: até duas horas;
PERGUNTAS PRÁTICAS E/OU OBSERVACIONAIS.
Poderá haver uma ou duas perguntas baseadas em atividades práticas e/ou observacionais. Para responder a estas perguntas o aluno precisará ter feito previamente uma atividade prática e/ou observacional que será divulgada com antecedência. Os alunos poderão fazer individualmente ou em grupos estas atividades práticas e/ou observacionais. Recomendamos, contudo, que os alunos sejam incentivados, orientados e ajudados no que for possível, para que desenvolvam as atividades práticas e/ou observacionais pedidas.
DA CORREÇÃO DA PROVA.
As provas serão corrigidas pelos professores aplicadores das mesmas, seguindo as soluções dos gabaritos publicados pela (CO/OBA) Comissão Organizadora da OBA. Os gabaritos são disponibilizados a partir da zero hora do dia seguinte ao da aplicação da prova. As provas terão 2 seções bem distintas, isto é, uma com 7 perguntas de Astronomia e outra com 3 perguntas de Astronáutica. Corrigidas as provas, o total de pontos das questões de Astronomia e de Astronáutica devem ser lançados separadamente na extranet da OBA. Os nomes e notas de todos os alunos devem ser lançados na extranet da OBA. Porém, as provas com as 10 maiores notas de cada nível devem ser enviadas, pelos correios (não precisa ser sedex ou registrada), à CO/OBA dentro do prazo estipulado pela CO/OBA. As demais provas deverão permanecer sob a guarda do professor representante da OBA na escola pelo período de um ano, após o qual poderão ser descartadas ou devolvidas aos respectivos alunos.
DA PREMIAÇÃO.
Premiação nacional - Medalhas: Finalizado o prazo para as Escolas digitarem os nomes e notas dos seus alunos, a CO/OBA vai relacionar, por ordem decrescente, as notas dos quatro níveis separadamente. Serão enviados, no final do mês de outubro ou início de novembro, certificados para todos os alunos participantes. Serão distribuídas, entre os quatro níveis, aos alunos de maiores notas, cerca de 40.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze. Uma solenidade de premiação deve ser organizada na escola para a entrega das medalhas e certificados com a presença de alunos, professores, pais, autoridades, imprensa, rádio, TV, etc. A remessa do pacote contendo os certificados e eventuais medalhas está condicionada a termos recursos para a postagem dos pacotes.
CERTIFICADOS
Todo aluno participante receberá um certificado com seu nome grafado. O professor representante da escola, bem como seus colaboradores e Diretor da Escola receberão um certificado de participação da CO/OBA. Também será enviado um certificado em nome da Escola. Abaixo do nome do aluno constará o tipo de medalha que ele ganhou, caso ele seja premiado. Abaixo do nome do professor no certificado constará a carga horária gasta por ele na organização da OBA. A OBA se reserva o direito de enviar certificados somente para os alunos que tenham obtido nota acima de um valor mínimo, caso não obtenha recursos suficientes.
REFERENCIAS:
SUGESTÕES DE APOIO AO TRABALHO DO PROFESSOR
Livros:
A Conquista ciências humans e da natureza, 3º ano ensino fundamental: anos iniciais/ Leandro Pereira de Godoy...(et al.) 1.ed.- São Paulo: FTD, 2014. (Coleção a conquista) p. 286 a 317.
Fernando Carraro. O planetário. São Paulo: FTD, 2009.
Ciência Hoje na escola, v.1Céu e Terra. São Paulo: Global/SBPC, 1999.
Michael Driscoll. Céu noturno: uma introdução para crianças. São Paulo: Panda Books, 2010.
Filmes:
Wall-e Direção de Andrew Stanton. Columbia Tristar Buena Vista Films of Brasil. 2008. (95min.).
Space buddies. Direção de Robert Vince. Sonopress. 2009.