ESCOLA MUNICIPAL RANDOLFO TEIXEIRA
PROJETO PEDAGÓGICO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
JUSTIFICATIVA
A alimentação hoje pode ser considerada uma preocupação mundial, fazendo-se necessário o conhecimento de informações que desenvolvam uma postura crítica, quanto à formação de atitudes e hábitos saudáveis relacionados à dieta. Na escola deve ser realizado um trabalho de reeducação alimentar, já que ao longo dos anos o consumo de alimentos naturais vem diminuindo entre as crianças, enquanto cresce a preferência por alimentos industrializados. A escola, enquanto uma instituição de grande influência na nossa sociedade é o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável. A implantação deste projeto, enquanto uma das ações do PPP- Projeto Político Pedagógico - parte do pressuposto de que uma ação desta natureza deve envolver toda a comunidade escolar, assim como informar os pais da proposta e pedir a colaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamos criar hábitos mais saudáveis de alimentação. Durante a implantação deste projeto serão realizadas atividades em que os conceitos em estudos estejam dentro de um contexto significativo para o aluno, estimulando uma participação mais efetiva. A contextualização na resolução de situações problemas proporciona a participação do aluno de modo que ele comece a produzir seu conhecimento por meio da interação entre pensar, sentir e fazer, além do conhecimento de fatos e conceitos adquiridos nesse processo. Trabalhando assim o assunto torna-se mais atrativo, pois traz o confronto das informações que possuía com as que estão sendo apresentadas. As propostas das aulas deverão atender as necessidades dos alunos em relação ao tema alimentação, através de indagações que irão estimular e orientar as discussões durante a realização das atividades As ações realizadas devem permitir assimilar a importância de consumir alimentos que contenham todos os nutrientes em quantidade necessária para o bom funcionamento do corpo e também através do conhecimento adquirido apresentando uma postura crítica frente às mensagens veiculadas nos meios de comunicação.
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ao 5º ano.
CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO PROJETO: Ano letivo de 2017
OBJETIVOS
Priorizar o tema alimentação no currículo da escola e trabalhar de forma interdisciplinar inserindo em sala de aula atividades que estimulem o pensar e a adoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
-Utilização de recursos de multimídia e textos informativos para estudo, construção e definição de conceitos sobre alimentação saudável;
-Conversa informal sobre o tema e a importância da alimentação em nossa vida;
-Entrevistas;
-Elaboração de tabelas e gráficos e textos;
-Atividades de leitura envolvendo diferentes gêneros e suportes textuais;
-Confecção de cartazes, folders, murais;
-Pesquisas e discussões a partir de artigos de jornais ou noticiários de TV sobre o tema;
-Atividades de arte: teatro, desenho, música e atividades plásticas.
-Pesquisa em casa ou com parentes;
-Informações nutricionais dos alimentos e suas funções, construção coletiva “pirâmide” alimentar com gravuras de nutrientes.
-Palestras com nutricionista e outros profissionais sobre o tema;
-Atividades no laboratório de informática;
-Outras.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua estando em consonância com as competências e habilidades desenvolvidas nos diferentes componentes curriculares. A equipe envolvida no Projeto deverá observar o envolvimento, interesse a participação dos alunos em todas as atividades propostas.
PRODUTO FINAL:
Mostra de trabalhos realizados com os alunos, no decorrer do ano letivo,
organizadas conforme critérios estabelecidos pelo professor regente.