MOTIVACIONAL
“Se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos, é sonhar mais.” (Marcel Proust)
A escravidão no Brasil, também referida como sistema escravocrata brasileiro, ou escravismo, ou escravatura, foi a forma de relação social de produção adotada, de uma forma geral, no país desde o período colonial até pouco antes do final do Império (no século XIX). É marcada principalmente pela exploração da mão de obra de negros trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país.
Clique Aqui
Clique na Sala de Aula
Clique Aqui
Clique Aqui
Clique na Sala Escolhida
Clique Aqui
Clique na Sala Escolhida
VAMOS ESTUDAR?
FRAME PRODUTIVO
AGENDA GLOBAL
Terra - Céu - Ar
TECNOLOGIA SOCIAL
Tecnologia Social é entendida como "um conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida
VENHA FAZER PARTE!
AVANÇA BRASIL
SOCIEDADE 5.0
PLANEJAMENTO DE VIDA
ESTRUTURA SOCIAL
Discriminação é Crime!
As pessoas podem ser alvo de discriminação com base na idade, deficiência, etnia, origem, orientação política, raça, religião, género, orientação sexual, língua, cultura, entre muitas outras razões. Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.
CAPS CIDADANIA
CAMPANHA PELA VIDA
Viva e Deixe Viver
APREDEMOS NOVAS FORMAS DE ESTUDAR
SALA DE AULA INTERATIVA
DIGITALIZAÇÃO É O NOVO MUNDO
CFST
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
PLANEJAMENTO - CONTROLE - PRODUÇÃO
Comercial - Pessoal
Gestão da Mudança nas Áreas: Comunicação - Prorização - Expertise. Existem duas excelentes formas de fazer gestão da mudança! Investir no empreendedorismo comercial e pessoal. Fazer gestão de projetos, ações e estratégias com intuito de gerar esforços e desenvolver governança pública e privada. Objetivo. Levar conhecimento nas áreas: Gestão de Pessoas - Psicologia Social - Pedagogia Social - Tecnologia Social. Incentivar boas práticas para o uso na iniciativa privada e/ou pública: (ESG) Meio Ambiente - Social - Governança - (CBCI) Carta Brasileira Para Cidades Inteligentes - 17 ODS / ONU - Trabalho & Emprego - Saúde Mental - Produtividade - Qualificação - NBR / ABNT - Qualidade - NRs MTB - Lei - Moral - Ética - Cultura - Tecnologias & Inovação.
CFST. Centro de Formação Social Tecnológico é composto de 192 Salas de aulas interativas - 6 EADS - 180 Cursos de Qualificação Profissional com foco: Projetos - Ações - Estratégias.
Status Quo é Estado Atual)? CFST. É a busca por mudanças, inovação e transformação. Envolve a vontade de buscar alternativas e melhorias em relação ao que já está estabelecido.
TECNOLOGIA SOCIAL
A saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
É Crime!
PROJETOS AÇÕES E ESTRATÉGIAS
CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES
SOCIEDADE CONECTADA
Sociedade 5.0? Criado no Japão, o conceito promete reposicionar as tecnologias em benefício do homem. Isso significa que, enquanto a Indústria 4.0 ainda está centrada nas fábricas, hospitais e shopping centers, a Sociedade 5.0 coloca o ser humano no centro da inovação e da transformação tecnológica.
FAÇA DIFERENTE
Seja Diferente
TRABALHO ESCRAVO
A escravidão no Brasil, também referida como sistema escravocrata brasileiro, ou escravismo, ou escravatura, foi a forma de relação social de produção adotada, de uma forma geral, no país desde o período colonial até pouco antes do final do Império (no século XIX). É marcada principalmente pela exploração da mão de obra de negros trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país.
MÓDULO DE ESTUDOS
MÓDULO I. Denuncie trabalho escravao
Disque Denúncia Trabalho Escravo;
Disque Crimes;
Polícia Federal;
Polícia Civil;
Polícia Militar.
MÓDULO II. Trabalho escravo contemporâneo no Brasil
MÓDULO III. Trabalho escravo no mundo
MÓDULO. IV. Escravidão sexual
MÓDULO V. Escravidão Doméstica no Brasil
DOCUMENTÁRIO
Documentário é uma produção artística, via de regra um filme, não-ficcional, que se caracteriza principalmente pelo compromisso da exploração da realidade.
COMO OBTER A CURA INTERIOR
OPERAÇÃO RESGATA 112 TRABALHADORES RURAIS
AS EMPRESAS DA LISTA SUJA
Trabalho Escravo
COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL E NO MUNDO
MÓDULO I. DENUNCIE TRABALHO ESCRAVO
Disque Denúncia Trabalho Escravo: Disk 100
Disque Crimes: Disk 181
Polícia Federal: 181
Polícia Civil: 181
Polícia Militar: 190
TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO
MÓDULO II. TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL
Saiba Como Reconhecer e Denunciar Trabalho Análogo á Escravidão
Parte I.
O que é o significado de análogo? Semelhante, parecido, afim. EXPRESSÕES Análogo acústico , Fís : processo acústico que se caracteriza por analogia com fenômenos físicos de natureza diversa.
Parte II.
Trabalho forçado ou trabalho compulsório, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), é o trabalho ou serviço imposto a uma pessoa a título de sanção penal mediante perda de direitos.
Parte III.
O que significa o trabalho escravo contemporâneo? De forma mais simples, o termo trabalho escravo contemporâneo é usado no Brasil para designar a situação em que a pessoa está submetida a trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívidas e/ou condições degradantes.
Quais são os trabalho escravo contemporâneo? A escravidão nos dias de hoje inclui: trabalho forçado ou por dívida, condições degradantes, altas jornadas e agressões físicas e psicológicas. O trabalho escravo, infelizmente, é uma realidade para muitas pessoas no Brasil e no mundo.
O que causa o trabalho escravo contemporâneo? Não se pode negar que o motivo preponderante que sempre impulsionou o trabalho escravo, notadamente o contemporâneo, é o interesse econômico, de forma que os beneficiados deste trabalho ilegal sempre souberam explorar o desemprego e a pobreza observados no cenário nacional, agravando-se tal situação pela péssima ...
Qual a diferença entre trabalho escravo e escravidão contemporânea? A primeira grande diferença entre o trabalho escravo no Brasil Colônia- Império e o trabalho análogo ao de escravo nos dias de hoje é o fato de que no século passado a prática da escravidão era permitida e, hoje, ela é proibida, sendo tipificada como crime pelo Código Penal Brasileiro.
O que é um trabalho contemporâneo? O trabalho contemporâneo é constituído pelos efeitos advindos das me- tamorfoses vivenciadas na sociedade contemporânea, decorrentes da emer- gência do capitalismo que determinou o mundo do trabalho, cada vez mais submetido à racionalidade do capital e à lógica do mercado (ANTUNES, 2009), bem como aos seus imperativos ...
CICLO DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO
MÓDULO III. TRABALHO ESCRAVO NO MUNDO
Parte I.
Fatos e números globais. Em 2021, 49.6 milhões de pessoas viviam em situação de escravidão moderna (Isso significa que 1 em cada 150 pessoas vivendo no mundo). . Desse total, 28 milhões de pessoas realizavam trabalhos forçados e 22 milhões estavam presas em casamentos forçados.
Parte II.
Onde existe trabalho escravo no mundo? Segundo o documento, 58% dessas pessoas vivem em apenas cinco países: Índia, China, Paquistão, Bangladesh e Uzbequistão. Já os países com a maior proporção de população em condições de escravidão são a Coreia do Norte, o Uzbequistão, o Camboja e a Índia.
O que é trabalho escravo no mundo atual? Condições degradantes de trabalho, cerceamento da liberdade e outras violações dos Direitos Humanos configuram trabalho escravo, que ainda persiste na atualidade. A escravidão nos dias de hoje inclui: trabalho forçado ou por dívida, condições degradantes, altas jornadas e agressões físicas e psicológicas.
Quais os motivos que levam atualmente ao trabalho escravo? Por ser uma atividade considerada ilegal, a escravidão moderna se baseia em um ciclo repetitivo na maioria dos casos, principalmente quando se revela traços socio econômicos na pobreza extrema, que pessoas acabam se submetendo a empregos insalubres ou sendo enganados na tentativa de mudar de vida.
Porque a escravidão do mundo? Sua origem está relacionada às guerras e conquistas de territórios, onde os povos vencidos eram submetidos ao trabalho forçado pelos conquistadores. Pelo que se sabe, os primórdios da escravidão vêm do Oriente Médio (Antigo Oriente), mas povos nas Américas como os maias também se serviram de cativos.
Qual foi o país com mais escravos? O Brasil é o país que mais traficou escravos entre os séculos 15 e 16, passando dos 5 milhões de pessoas. Também pode-se destacar a Grã-Bretanha, responsável por traficar 3,2 milhões de africanos, e a colônia espanhola no Uruguai, com cerca de 1 milhão de indivíduos escravizados.
VÍDEO 1
TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL.
VÍDEO 2
TRABALHO ESCRAVO NO MUNDO.
MÓDULO IV. ESCRAVIDÃO SEXUAL
Parte I.
Escravidão sexual refere-se à coação de pessoas para a realização de várias práticas sexuais diferentes:
escravidão sexual individual
escravidão ritual, às vezes associada com práticas religiosas tradicionais
escravidão primariamente com fins não-sexuais, onde o sexo é comum ou permissível
EXPLORAÇÃO SEXUAL
Parte II.
Exploração sexual. É um termo empregado para nomear práticas sexuais pelas quais o indivíduo obtém lucros. Ocorre principalmente como conseqüência da pobreza e violência doméstica, que faz jovens, crianças e adolescentes fugirem de seus lares e se refugiarem em locais que os exploram em troca de moradia. Acontece em redes de prostituição, pornografia, tráfico e turismo sexual.
DEPOIMENTO 1.
JÁ FUI ESCRAVA SEXUAL
DEPOIMENTO 2.
JÁ FUI ESCRAVA SEXUAL
DEPOIMENTO 3.
TRÁFICO DE PESSOAS
Exploração Sexual
MÓDULO V. ESCRAVIDÃO DOMÉSTICA NO BRASIL
O que foi a escravidão doméstica? A escravidão doméstica era uma prática tímida, em que muito poucas pessoas escravizadas eram vendidas como tal, e, como vimos, tinha um papel ligado ao cultivo da terra nas comunidades para as quais essas pessoas iam. Com o tempo, elas acabavam sendo integradas à comunidade e viam suas linhagens serem libertas.
Qual o impacto da escravidão sobre o trabalho doméstico no Brasil atual? Além disso, de acordo com pesquisa realizada pela Veja em 2021, mais de 70% das trabalhadoras domésticas se sentem inferiorizadas no local de trabalho. No meio deste ano, completaram 11 anos que o Brasil se comprometeu diante da OIT a estabelecer medidas para que o trabalho doméstico seja um trabalho digno.
Como eram chamados os escravos domésticos? Os escravos de ganho, no contexto do Brasil colonial e do Império, eram escravos obrigados pelos seus senhores a realizar algum tipo de trabalho nas ruas, levando para casa ao fim do dia uma soma de dinheiro previamente estipulada.
Quais eram as principais funções dos escravos domésticos? Tendo uma alimentação mais elaborada, estes escravos tinham por função, realizar a arrumação da casa, cuidar das crianças, organizar as refeições e realizar pequenos serviços designados diretamente pelo seu senhor.
Quais as causas do trabalho escravo no Brasil nos dias atuais? A falta de informação e formação dos trabalhadores é uma das principais causas da manutenção do trabalho em condições semelhantes a de escravidão no Brasil, segundo afirmou o juiz do Tribunal Regional Trabalhista da 23ª Região (TRT23), José Humberto Cesário.
DEPOIMENTO 1
DOMÉSTICA É RESGATADA DE TRABALHO ESCRAVO
DEPOIMENTO 2
MULHER ESCRAVA
CONHEÇA NOSSOS PROJETOS
CLIQUE E PEÇA SEU CURSO
CLIQUE ABAIXO E PEGUE SEU CURSO
PROJETO CEQUAL ALAGOAS
Aplicativo CAPS Cidadania
SER LEGAL - PARA SER LEGAL!
TV & Rádio SEMICS
Tecnologia Social - Psicologia Social - Pedagogia Social
PROJETO CEQUAL ALAGOAS