PROJETO EDUCATEC
Introdutório
PROJETO EDUCATEC
Introdutório
(CFST) - CENTRO DE FORMAÇÃO SOCIAL TECNOLÓGICO
(CFST) - CENTRO DE FORMAÇÃO SOCIAL TECNOLÓGICO
E AGORA? SER UMA PESSOA
ESCOLHA SUA ÁREA DE ESTUDOS
Links Abaixo
COMO SERÁ POSSÍVEL EM CADA CASA UMA ESCOLA? Existe atualmente uma definição para escolas digitais, são as chamadas "Edetch" Também podemos definir uma Edtech como uma startup, uma empresa nova, que geralmente atua com tecnologia no setor da educação. Essas empresas são caracterizadas por desenvolver soluções tecnológicas para a oferta de serviços relacionados à educação, como plataformas de ensino, cursos online, jogos educativos, sistemas de gestão de aprendizado, entre outros. O Projeto Educatec é uma startup Edetch legalmente constituída. Contato. E-mail. projetocequalal@gmail.com
VAMOS ESTUDAR?
VAMOS CONHECER UMA CIDADE "MIL"?
Media and Information Literate Cities
MATRIZ CONCEITUAL (AMI)
CIDADES "MIL" - O CONCEITO DE PLATAFORMA URBANA
ALFABETIZAÇÃO INTELIGENTE COMEÇOU AQUI
Escute uma rádio aula
Assista uma aula EAD Técnica
PROJETOS QUE MUDARAM A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO
O Brasil teve grandes projetos de alfabetização. (Mobral - Rondon - Minerva - Telecurso 2000). Esses projetos foram desenvolvidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Milhares de cidades brasileiras tiveram esses projetos que eram disponibilizados de três formas pelas prefeituras de cada cidade. Rádio - TV - Presencial. Na minha cidade, tinha uma rádio sala onde minha mãe estudou. Esses projetos estiveram à disposição da população brasileira de 1967 até 4 de abril de 2008. A partir de 14 de fevereiro de 2005, nasce o YouTube, plataforma digital que traz um novo conceito de educação C.L.A (Conhecimentos - Liberdade para aprender - Adaptabilidade humana). YouTube com a técnica C.L.A. Muda todo conceito de educação no mundo. Milhares de professores com licenciatura pedagógica e outros milhares apenas com notório saber começaram a colocar suas, vídeos aulas nos seus canais dentro da plataforma YouTube, ajudando a milhões de pessoas todos os dias as chamadas aulas C.L.A. Conhecimentos - Liberdade para aprender e adaptabilidade humana ajudam a milhões de pessoas a desvendar o mundo do conhecimento.
RÁDIO WEB EDUCATEC CEQUAL
NOTÍCIAS E CIÊNCIAS
Em Um Só Lugar
TECNOLOGIA E DIVERSIDADE
A Revista do Futuro
EDUCAFLIX
Apresenta
Clique Aqui
Programa 1. A Casa;
Programa 2. A Escolha do Terreno
Programa 3. O Projeto
Programa 4. Iniciando a Obra
Programa 5. Sistemas Construtivos
Programa 6. Preparando o Concreto
Programa 7. Preparo e Aplicação das Argamassas
Programa 8. Materiais Para Construir as Paredes
Programa 9. Fundações
Programa 10. Baldrame e Contrapiso
Programa 11. Alvenaria de Elevação
Programa 12. Vigas e Lajes
Programa 13. Instalações Elétricas
Programa 14. Alvenaria de Elevação e Piso Superior
Programa 15. Instalações Hidráulicas (água fria)
Programa 16. Instalações Hidráulicas (esgoto)
Programa 17. Cobertura
Programa 18. Instalações Hidráulicas (drenagem)
Programa 19. Escadas
Programa 20. Esquadrias (portas)
Programa 21. Esquadrias (janelas)
Programa 22. Instalações Hidráulicas (água quente)
Programa 23. Revestimento de Parede
Programa 24. Revestimento de Piso
Programa 25. Vidros, Fechaduras e Dobradiças
Programa 26. Instalações Elétricas (fiação e aparelhos)
Programa 27. Pinturas
Programa 28. Aparelhos e Metais Sanitários
Programa 29. Redes de Coleta de Esgoto e Drenagem
Programa 30. Qualidade e Financiamento
A CONSCIÊNCIA HUMANA DE LUTO
A DOR SEMPRE QUER NOS DIZER ALGUMA COISA!
VAI DOER, MAS VAI CURAR
RESILIÊNCIA O CAMINHO PARA UMA NOVA VIDA
O BRASIL QUE O BRASIL NÃO CONHECE
VAMOS ESTUDAR?
ÁGUIA OU GALINHA?
Motivacional
REALIZA SEU SONHO
Projeto Educatec
Projeto CEQUAL Alagoas - Projeto Educatec e CEQUAL Brasil. Parcerias que deram certo
NETIZEN
Senhores e Senhoras da Internet
Clique Aqui
REFLEXÃO. Existe alguém que possa parar a rotação da terra? Bem assim, é alguém querer para os Netizen (internautas). Esses são os cidadãos e cidadãs da internet, você não consegue pará-los, então o que fazer? Educar pela internet para construirmos uma civilização consciente de que a liberdade de expressão pela internet também exige responsabilidade, limites e tem consequências sobre o que se fala, escreve e publica.
NETIZEN MUDANDO O MUNDO
Os velhos padrões da civilização - políticos, econômicos, socioculturais e religiosos - estão sendo substituídos por um conjunto mais horizontal e inclusivo de padrões sociais. Em um nível considerado grande, as pessoas estão adotando a inclusão social.
Se inclusivo não significa ser semelhante. Significa viver em harmonia apesar das diferenças. No mundo on-line, as mídias sociais redefinem o modo como as pessoas interagem entre si, permitindo que desenvolvam relacionamentos sem barreiras geográficas e demográficas.
O impacto da mídia social não para por aí. Ela também promove colaborações globais em inovação. Vejamos a Wikipédia, desenvolvida por um sem-número de indivíduos, ou a InnoCentive, que promove desafios de pesquisa e desenvolvimento e busca melhores soluções.
Na verdade, todas as mídias sociais com abordagem crowdsourcing (Crowdsourcing (em português, contribuição colaborativa ou colaboração coletiva) é uma palavra-valise da língua inglesa. É composta de crowd (multidão) e outsourcing (terceirização). São bons exemplos de inclusão social, A mídia social promove a inclusão social e dá as pessoas a sensação de pertencerem às suas comunidades.
A inclusão social está acontecendo não apenas on-line, mas também off-line. O conceito de cidades inclusivas - lugares que acolhem a diversidade de seu habitantes - costuma ser considerado um bom modelo para cidades sustentáveis.
Semelhante ao conceito de mídia social, o conceito de cidades inclusivas argumenta que, quando elas acolhem minorias que costumam ser deixadas para trás, dando-lhes uma sensação de aceitação, isso só é benefício para as cidades.
A inclusão social também pode se manifestar na forma de comércio justo, diversidade no emprego e empoderamento das mulheres. Essas práticas abraçam as diferenças humanas de gênero, etnia e posição econômicas.
Marcas como a The Body Shop estão desenvolvendo um forte compromisso com a inclusão social ao promover valores como "apoiar o comércio comunitário" e programas como "acabar com a violência doméstica".
LEI DO ESFORÇO INVERSO
Por que às vezes fracassamos quando nos esforçamos demais
Clique Aqui
CONCEITO DO ESFORÇO INVERSO. Embora possa parecer contraditório, às vezes, quanto mais você tenta melhorar algo através da força de vontade, mais piora a situação. "Quando a imaginação e a força de vontade estão em conflito, são antagônicas, é sempre a imaginação que vence, sem exceção." Foi assim que o psicólogo francês Émile Coué explicou o que o intelectual e escritor Aldous Huxley chamou de Lei do Esforço Inverso. Se a bela frase de Coué te confundiu, pense na areia movediça.
Segundo definição encontrada no site dicionárioinformal.com.br, a lei do menor esforço, se resume em “fazer tudo gastando o mínimo de energia.” Então a pergunta é! Por que fracassamos quando nos esforçamos muito? Além disso, a pressão que colocamos sobre nós mesmos para atingir determinados resultados pode criar um estado de estresse que dificulta ainda mais o alcance do objetivo desejado.
À medida que nos esforçamos mais, nossa mente e corpo podem se tornar sobrecarregados, resultando em um desempenho abaixo do esperado. Então deve entrar em ação outra lei que pode ajudar muito em nossos resultados, a Lei da intenção. A Lei da Intenção e do Desejo – “Inerente a toda intenção e desejo, está a mecânica para a sua realização. E quando colocamos uma intenção no campo da pura potencialidade, colocamos este poder organizador infinito para trabalhar para nós”. Ou seja, acreditar sempre que vai alcançar o que deseja.
LEI DO ESFORÇO INVERSO
REFLEXÃO
Clique Aqui
Com muita razão, nosso século é chamado de século da ciência e da técnica. Nunca tantos esforços e tanta inteligência foram consagrados ao conhecimento e ao domínio da natureza e das forças naturais.
Nunca o ser humano teve em suas mãos tanto poderio e tantos instrumentos para multiplicar suas próprias forças. Apesar disso, o ser humano sofre também como nunca. Da profunda preocupação que lhe causam as dúvidas e o medo, a frustração e o desespero; em uma palavra, o fato de nem a ciência, nem a técnica terem sabido dar respostas às grandes perguntas eternas:
Quem sou?
De onde venho?
Aonde vou?
Qual é o sentido de minha vida?
Toda ciência nasceu da curiosidade, do encontro com fatos inexplicáveis. Nossas ciências souberam explicar inúmeros fatos, dando aos seres humanos um profundo saber das coisas ao seu redor. Mas a cada vez que ele volta a fazer as perguntas eternas, as respostas, ao invés de parecerem próximas e tangíveis, escapam-lhe sempre mais.
Profundamente desambientado, o ser humano se esforça para esquecer, para furtar-se às dúvidas que o assediam. Mas quanto mais ele procura recalcá-las, mais intensas vivem elas em seu subconsciente, emergindo ocasionalmente, com redobrada insistência.
As perguntas não param aí. Transcendendo sua própria individualidade, o ser humano especula sobre o destino do gênero humano. Surge o problema da evolução e, com ele, o da criação e da morte.
Voltando a si próprio, ele procura em vão uma explicação para a essência de sua própria personalidade, dos valores espirituais. A filosofia moderna ensina-lhe que a "realidade" e a "verdade" São outras tantas ilusões.
Tudo é relativo, incerto, incognoscível. A moral e os impulsos sociais perdem seus fundamentos. Nada disso permanece no domínio da teoria e da especulação. Ao redor de si o ser humano vê o caos social, a impossibilidade de harmonizar o campo econômico, de disciplinar a política.
Desmoronam-se os velhos pilares da vida em comum:
Família;
Autoridade;
Matrimônio;
Educação;
Religião;
Governo, etc.,
E a juventude?
Sem ideais;
desiludida;
Caminhos confusos.
Eles e elas apresentam as contas à geração de seus pais, que lhe deixou tal herança.
De onde vem essa situação caótica na vida dos homens e mulheres?
Autor Desconhecido.
ANTROPOSOFIA. É um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do universo. Ela aparece no ser humano como uma necessidade do coração e do sentimento, e deve encontrar sua justificativa no fato de poder proporcionar a satisfação dessa necessidade.
Antroposofia na Pedagogia. Como modo de desenvolvimento do ser humano em espaços educativos, apresentam grande relevância para a educação contemporânea. A Antroposofia entende que o que distingue o ser humano dos outros seres da natureza é a sua capacidade de decidir sobre si e de fazer escolhas conscientes.
VAMOS ESTUDAR?
ANTROPOSOFIA E A EDUCAÇÃO MODERNA
EDUCADOR RUDOLF STEINER
Rudolf Steiner. Foi um filósofo, educador, artista e esoterista. Foi fundador da antroposofia, da pedagogia Waldorf, da agricultura biodinâmica, da medicina antroposófica e da euritmia, esta última criada com a colaboração de sua esposa, Marie Steiner-von Sivers.
“Rudolf Steiner dizia: que toda criança deve ser olhada com devoção e amor. É assim que ó Projeto Educatec ver não só as crianças, mas todas as pessoas que ver na educação uma forma de mudança de vida e comportamento. A educação deve ser respeitosa e deve ser coerente com todas as fases de desenvolvimento do ser humano. Só assim é possível apoiar um crescimento saudável e estimular uma paixão duradoura pelo aprendizado”.
ENTENDENDO CONCEITOS CIENTÍFICOS
Clique Aqui
FILOSOFIA. A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.
TEOSOFIA. [Religião] Doutrina religiosa que tem por objeto a união com a divindade.
ANTROPOSOFIA. É um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do universo. Ela aparece no ser humano como uma necessidade do coração e do sentimento, e deve encontrar sua justificativa no fato de poder proporcionar a satisfação dessa necessidade.
ANTROPOLOGIA. É uma área de estudos das ciências humanas que pretende investigar as origens e as características do ser humano da maneira mais ampla possível. Antropologia é um ramo das ciências sociais que estuda o ser humano e a sua origem de maneira abrangente.
TEOLOGIA. Estudo da fé e das religiões. O prefixo “teo”, em grego, significa “Deus”, e esta ciência humana analisa como as crenças influenciam culturas e sociedades, sob pontos de vistas e contextos históricos.
GESTÃO DE PESSOAS. É a área responsável por administrar o capital humano das empresas. Essa gestão utiliza técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização.
TECNOLOGIA. Pode ser definida como um conjunto de recursos modernos desenvolvidos para aperfeiçoar, automatizar e digitalizar operações e serviços. Por sua vez, a inovação é caracterizada como o desenvolvimento de algo novo, que foge do tradicional e que explora novas ideias que antes não eram notadas.
TECNOLOGIA SOCIAL. É, portanto, qualquer técnica, método ou produto surgido da interação entre os conhecimentos popular e científico e que, aplicado a uma determinada situação, traga soluções efetivas para um grupo de pessoas ou comunidades.
PSICOLOGIA. É a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento.
PSICOLOGIA SOCIAL. Estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.
PEDAGOGIA. É um conjunto de estratégias, métodos e técnicas de ensino, para compreender a educação, relacionados à administração escolar e à condução de assuntos educacionais em um determinado contexto. Esse termo vem do grego “paidos”, que significa “da criança” e “agein”, que consiste em “conduzir”.
PEDAGOGIA SOCIAL. De forma geral, podemos conceituar a Pedagogia Social como uma Ciência Pedagógica que busca satisfazer as necessidades básicas de educação dos cidadãos.
LIDERANÇA. Consiste no manejo de pessoas e suas motivações em prol dos objetivos de uma empresa. Envolver saber como inspirá-las e influenciar suas ações, decisões e comportamentos direcionando seus esforços a fim de alcançar os resultados desejados.
PSIQUIATRIA. É uma especialidade médica que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional. Algumas doenças tratadas pelo psiquiatra são: depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, TOC, TDAH, entre outros.
SERVIÇO SOCIAL. Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.
ASSISTÊNCIA SOCIAL. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
CARIDADE. É a virtude de amar ao próximo como amamos a nós mesmos. É a atitude de agir com quem precisa, sem interesse e sem esperar nada em troca. Conforme o portal Religião em Liberdade, A caridade é um princípio cristão construído há séculos e que se mantém até agora.
SAÚDE. Gozar de saúde significava não padecer de enfermidade, estar em harmonia consigo mesmo e com o meio. Em 1.947 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.
SAÚDE FÍSICA. Pode ser representada como um corpo em funcionamento pleno, nutrido e ativo. Conforme o IBGE, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários.
SAÚDE MENTAL. De uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.
COACHING. É o profissional que ajuda uma pessoa, por meio de orientação, conselhos e treinamento, a atingir um objetivo pessoal ou profissional. Diferente do mentor, que ajuda a pessoa a se desenvolver de modo geral, o coach trabalha com um direcionamento com objetivos específicos.
INFLUENCIE DIGITAL. É um segmento do marketing que aparece com o advento das mídias sociais. A internet e as redes sociais proporcionam acesso à informação de forma acelerada, o que mudou como consumimos conteúdo e produtos.
FILÓSOFO(A). Ele(a) procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. O filósofo(a) questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.
EDUCADOR(A). O educador(a) é aquele que, principalmente, cultiva o saber enquanto processo, no qual conhecer mais emancipa o educando e o prepara à aprendizagem independente. O educador tem consciência plena que seu papel é se tornar, gradativamente, menos necessário.
ARTISTA. Sobre a profissão. A atividade de um artista envolve a exploração de ideias, conceitos e técnicas para transmitir mensagens, emoções e experiências. Por meio de seu trabalho, o profissional reflete a cultura e a história de seu tempo e inspira o público com sua criatividade.
ESOTERISTA. Segundo as definições literais, esoterismo é o nome genérico que evidencia um conjunto de tradições e interpretações filosóficas que buscam transmitir um rol acerca de determinados assuntos que dizem respeito a aspectos da natureza da vida que estão sutilmente ocultos.
AGRICULTURA BIODINÂMICA. É um modelo agrícola que não utiliza produtos químicos, organismos alterados geneticamente, herbicidas, entre outros. Embora possua semelhanças com a agricultura orgânica, essa forma de cultivar a terra tem como princípio o cosmos.
MEDICINA ANTROPOSÓFICA. A Medicina Antroposófica (M.A.) é um sistema de tratamento integrativo, uma ampliação da medicina convencional. Ela compreende o ser humano de forma sistêmica ao considerá-lo em suas realidades física, emocional, psíquica, espiritual, individualizada e em interação com o meio ambiente, a sociedade e a cultura.
EURITMIA. A Euritmia nada mais é que a expressão da fala ou do canto visível. Na Euritmia Terapêutica, os movimentos são executados de forma que retroajam sobre o organismo doente de quem o exercite, estimulando as forças plasmadoras cósmicas primordiais. Os movimentos dos fonemas são modificados conforme a doença.
CONHECENDO OS PRINCÍPIO DA ANTROPOSOFIA?
TEORIA DOS SETÊNIOS
A MULHER E OS SETÊNIOS
Setênios. Fases da Vida de Uma Mulher
Clique Aqui
Nossa biografia, ou seja, a história de cada um de nós é única e individual, mas de acordo com Rudolf Steiner existem leis, ritmos e arquétipos que regem essas vidas e nos auxiliam a ter uma visão mais ampla sobre o caminho de aprendizado e que nos levam à transformação e crescimento.
Conforme a antroposofia, a vida de uma pessoa é dividida em setênios, que consistem em períodos - ciclos - de sete anos, cada um com características e desafios únicos. Cada setênio oferece oportunidades para crescimento e desenvolvimento em diferentes aspectos da vida, desde a infância até a melhor idade.
Compreender os setênios pode nos ajudar a identificar os padrões e as tendências na vida de uma pessoa, revelando os momentos de transformação e as lições aprendidas em cada fase, sendo uma oportunidade de desenvolvimento individual.
A criança está em pleno desenvolvimento orgânico e neurológico, precisa de um ambiente acolhedor e afeto para se desenvolver na esfera física e emocional. Nessa época, os adultos e vivências são impactantes para formação da criança que podem vivenciar distúrbios de sono e inquietação. Além disso, a criança está desenvolvendo sua imunidade, por isso processos inflamatórios e febris, são recorrentes e benéficos nessa época. A pele é o órgão sensorial nesta fase, a importância do toque como primeiros sinais de entendimento - como ela recebe o mundo.
Nessa fase, a criança sai do vínculo familiar e vai para escola, começa a ter mais contato com amigos, trazendo novos desafios, pela ampliação do ambiente social e o universo de aprendizagem. Em torno dos 9 anos, acontece a travessia para a puberdade, também chamada de rubicão. Fase em que até então a criança se sentia plenamente segura em sua vida em família, se vê sozinha pela primeira vez, começa a ver o mundo com os próprios olhos, percebe-se como individualidade, sendo por isso muito comum, os sentimentos de solidão e medo. Na pré-adolescência, os jovens iniciam os primeiros sinais da expressão do próprio gesto, a vida social com amigos, encontros e desencontros, alegrias e dores, um turbilhão de emoções, começando a famosa puberdade. Nessa fase, ocorre a menarca, momento de passagem da menina para uma futura mulher, marcada muitas vezes por angústias, inseguranças, oscilações de humor e TPM.
Época do amadurecer, da descoberta e autoconhecimento. Os jovens estão maturando as emoções que ainda são uma montanha-russa. Tudo é visto com intensidade, oscilando entre simpatias e antipatias intensas. Nessa fase é comum haver uma extrema ansiedade do futuro na busca do equilíbrio entre esses extremos emocionais, onde as descobertas, o amadurecimento da sexualidade e a busca pela verdade, podem gerar ansiedade, stress e medo.
Uma grande expansão do amadurecimento e consolidação do nosso lugar no mundo. A partir dos 21, a mulher já caminha para vida de maneira mais concreta, independente, vai morar sozinha, pagar as próprias contas e construir sua carreira. É um momento para explorar o novo, de experimentação, gerando muita ansiedade, estresse, baixa de imunidade, além de ser uma fase que muitas mulheres se tornam mães, ou seja, atenção e tensão se multiplicam, alterações de humor, baby blues, inseguranças e medo.
A mulher entra em uma fase de plena ação no mundo, começando a gerar frutos do caminho trilhado até aqui, com muitas atividades intensas e produtividade, de forma mais autêntica: com novas ideias, novos projetos, novos trabalhos. É uma fase marcada pelo fim da reprodutividade e se encaminha para o climatério, momento de alteração hormonal, oscilação de humor, calores, insônia e ansiedade. Com a queda da vitalidade, a mulher busca pelo autodesenvolvimento e amadurecimento espiritual, em busca do sentido da vida e da sabedoria.
Época em que a mulher atua na construção do futuro do mundo. Fase que traz a essência, onde ocorre uma interiorização e a preocupação com o que realmente é essencial. É capaz de acolher as dores que não são só suas, mas também a do próximo. Um momento de angústia, mas também de realização e para isso, encontramos na natureza aliados para esse momento.
AS FASES DOS SETÊNIOS
Clique Aqui
Teoria dos Setênios. Uma Contribuição Fascinante Para a Vida e Carreira.
Trabalho e vida andam juntos, afinal, ele está vinculado à todas as áreas da vida e não somente ao papel enquanto trabalhador.
Nesse sentido, surgiram novas teorias que integram as questões profissionais com a biografia pessoal, pois a vida é uma só, vivemos em um único plano de existência. Uma delas é a Teoria dos Setênios, que faz parte da antroposofia, ciência espiritual moderna desenvolvida pelo filósofo e cientista austríaco Rudolf Steiner (1861-1925).
Nela, o filósofo propõe uma forma livre, natural e responsável de pensar, de perceber a realidade e de atuar, observando e respeitando o ser humano e o meio em que está inserido.
De fato, os chineses e gregos foram os primeiros a observar as mudanças biológicas e espirituais que ocorriam a cada sete anos, originando aí o termo “setênio”, conforme o curso da natureza.
Cada fase ao ser encerrada, origina outra em uma idade posterior com um novo impulso, em uma espiral ascendente de crescimento e aprendizado.
Para Steiner, a vida é dividida em três fases de amadurecimento:
Biológico (até 21 anos);
Psicológico (21 a 42 anos);
Espiritual (acima de 42 anos)
E cada uma contém três setênios, totalizando nove.
Na sequência, uma breve explicação do que seria o desenvolvimento humano por meio dos nove setênios:
Na Fase Infantil (0 a 7 anos) a criança forma o seu senso moral e aprende por imitação, seu desenvolvimento depende dos exemplos que a cercam. Curiosamente, na Pedagogia Waldorf, nesse período trabalha-se o aspecto vital da criança, indicado para brincadeiras e tomar sol. Considera-se, nessa fase, que o ideal não é usar do raciocínio, mas, sim, se adequar à vida.
Esta fase é seguida da Fase Juvenil (7 a 14 anos), em que o indivíduo aprende pelo exemplo, fase em que é formado o senso estético e percepção da diferença entre os gêneros. Fase indicada para trabalhar o aspecto emocional da criança por meio dos cinco sentidos (visão, olfato, paladar, tato, audição), que são ativados e fortalecidos.
Na Fase Adolescente (14 a 21 anos) a pessoa começa a ter ideais, forma o seu senso crítico (admira ou rejeita) e passa por algumas crises de identidade (quem sou eu, qual meu papel no mundo, o que quero ser na vida). É nessa fase que se inicia a preocupação com a carreira, a necessidade de se pensar nas escolhas (qual curso fazer, ser empregado ou ter meu próprio negócio).
A próxima Fase é a Emotiva (21 a 28 anos), caracterizada pela instabilidade emocional. É uma etapa de experimentação em que muitas pessoas buscam por orientação profissional, tentam várias coisas e gostam de feedbacks constantes.
Em seguida, encontra-se a Fase Racional (28 a 35 anos), marcada pela moderação, onde a pessoa pensa antes de agir. Ela se depara com questionamentos sobre o que é justo, correto e digno, se é mais importante “ter ou ser”. É a fase onde muitos conquistam seu lugar no mundo do trabalho.
Depois, tem-se a Fase Consciente (35 a 42 anos), na qual a pessoa questiona seus próprios papeis na vida. O trabalho tende a ser intenso, mais produtivo e a carreira assume o foco no eu (o que eu faço é coerente com os meus valores, no que eu acredito).
A Fase Imaginativa (42 a 49 anos) é quando tentamos viver de acordo com nossas próprias convicções. Neste período, tem-se mais clareza do que se gosta e do que é apenas obrigação na carreira.
Na Fase Inspirativa (49 a 56 anos) aprendemos a escutar as perguntas que nos são colocadas. Ficamos mais abertos a atender as demandas alheias. A criatividade é ampliada no trabalho.
Por fim, tem-se a Fase Intuitiva (57 a 63 anos), onde fazer o bem é o mais importante, boa parte das grandes obras da humanidade foram criadas por pessoas acima de 60 anos. Aqueles que estão nessa fase administram o potencial espiritual da organização, por meio da sua missão, valores e respondem às necessidades futuras reais, enxergando as mega-tendências.
A partir dessa fase, temos a serenidade, “o nós no lugar do eu”.
A biografia pessoal e a carreira são aspectos únicos e interligados da nossa existência, no cumprimento de nossa missão de vida.
Finalmente, a Teoria dos Setênios nos permite refletir sobre nossa fase de desenvolvimento atual e pensar que temos sempre algo melhor e maior à nossa frente.
SAÚDE MENTAL E AS REDES SOCIAIS
Queria ser como você é. Gostaria de ser bonita(o) como você. Gostaria de ter a sua vida. Sua família é melhor que a minha. Etc. A exposição da vida pessoal nas redes sociais, copiar padrões de vida de pessoas que não sabemos sua história de realidade, quem são essas pessoas com as câmaras desligadas? Especialistas em comportamento humano dizem que tudo isso é muito perigoso para o psicológico das pessoas, principalmente dos mais jovens e com pouca experiência de vida. Algumas pessoas querem copiar modelos de vida de outras pessoas que nem sabem quem são. Crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos estão enchendo os consultórios psiquiátricos e psicológicos, muitos se tornam uma ameaça para seus familiares devido à mudança de comportamento, imitando a vida de outros.
DOCUMENTÁRIO
A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA VIDA DAS PESSOAS
VAMOS ESTUDAR?
MENTIRAS GREENWASHING
Clique Aqui
O QUE SIGNIFICA? Greenwashing é uma estratégia de marketing utilizada para que um serviço ou produto venda sua imagem como sendo melhor para o meio ambiente do que realmente é. Empresas de energia, bancos, cadeias varejistas e até mesmo países já foram acusados de empregar essa tática.
Apesar de não haver uma definição internacionalmente acordada, esse termo geralmente implica em apresentar alegações ambientais de maneira superestimada, enganosa ou, simplesmente, mentirosa.
A sueca Maria Soxbo, escritora e pesquisadora, afirmou durante uma palestra na série TED Talks em 2023 que "greenwashing é o que ocorre quando o marketing da sustentabilidade dá errado; quando a mensagem se volta contra nós, ao invés de nos ajudar a fazer escolhas boas e conscientes".
O objetivo é convencer investidores e consumidores favoráveis ao meio ambiente a comprar ou apoiar o que está sendo vendido - algo que vem se provando lucrativo. A maioria dos consumidores diz concordar em pagar mais por produtos sustentáveis. Dessa forma, as empresas que se dizem verdes se beneficiam de um crescimento de mercado desproporcional, segundo um estudo conjunto das empresas de consultoria.
Conheça Nossa Página Sobre Meio Ambiente
Clique no Link Abaixo
JORNAL DA USP
HUMANIZAÇÃO NO TRABALHO & EMPREGABILIDADE
Foram Contratados Pelos Seus Excelentes Currículos
E Foram Demitidos Pela Sua Falta de Adaptabilidade Profissional
Como Reconhecer Uma Empresa Que Promove o Trabalho Humanizado?
Tema é importante para o colaborador(a) que quer identificar um ambiente profissional mais saudável e produtivo.
A valorização do trabalho humanizado vem ganhando espaço no universo corporativo. Não é para menos, haja vista que ele é capaz de proporcionar um ambiente profissional mais competitivo e exigente, o conceito de trabalho humanizado chega para promover o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Confira a seguir, algumas características facilmente encontradas em locais com trabalho humanizado.
Comunicação Aberta e Transparente. No trabalho humanizado, a comunicação costuma ser encorajada e valorizada pelos gestores, que devem informar sobre as decisões e mudanças na empresa de forma clara. Logo, os funcionários podem emitir opiniões e ideias válidas, sem insegurança de possíveis represálias.
Equilíbrio Entre o Trabalho e Vida Pessoal. A empresa com trabalho humanizado reconhece que os colaboradores têm vidas fora da companhia. Desse modo, ela se esforça para criar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.
Explore o Trabalho Humanizado Desde o Processo Seletivo. Para os candidatos, quando a empresa age dessa forma, já durante o recrutamento, auxilia na identificação de compatibilidade do local com as suas necessidades. Portanto, aproveite as entrevistas e dinâmicas para saber sobre políticas de flexibilidade e programa de reconhecimento, por exemplo.
Esclarecer dúvidas acerca de práticas de comunicação e valores organizacionais de inclusão e transparência também podem ajudar nesse processo.
Em resumo, o trabalho humanizado é não só uma tendência, mas também essencial para criação de espaços agradáveis e produtivos. Assim, ele é capaz de beneficiar mutuamente colaboradores e empregados, fator importante para que ambos valorizem devidamente esse tema.
Humanização no Trabalho Já!
PROJETO EDUCATEC
PROJETO EDUCATEC. Projeto da startup CEQUAL Alagoas. Idealizado em 4 pilares: Gestão de Pessoas – Tecnologia Social – Psicologia Social – Pedagogia Social. Filosofia. Conhecimento - Liberdade Para Aprender e Adaptabilidade. Projeto tem estrutura técnica formada por um Centro de Formação Social Tecnológico com 19 áreas técnicas e 180 Cursos Profissionalizantes. Certificados assinados com registro: CREA / CRA / CRQ / CFT. Composto por 6 áreas de tecnologia social: CFST – EAD – ESG/ODS – Aulas Interativas – Branding Social – Projetos – Escola Profissionalizante.
VAMOS ESTUDAR?
APRESENTAÇÃO DO PROJETO EDUCATEC
NA CIDADE OU NA ROÇA
Estaremos Lá!
CFST. CENTRO DE FORMAÇÃO SOCIAL TECNOLÓGICO
Preparando Você Para Sociedades
O Mindset de Crescimento. É a compreensão de que a inteligência e as habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas, ao contrário de talentos inatos engessados. A pessoa com essa forma de pensar sabe que, com esforço e dedicação, pode crescer e conquistar muitas coisas que agora não são possíveis.
QUEM SOU EU?
Clique no Aqui
AUTORREFLEXÃO.
A importância da autorreflexão. Quem Sou Eu? O filósofo Confúcio escreve em seus livros que o ser humano é abençoado por Deus por receber quatro estágios de preparação para uma vida plena e feliz.
ESTÁGIO 1. VIRTUDE.
É um dos momentos mais importantes. Nossos pais, por meio de uma relação sexual de forma legal, permitem nossa existência.
ESTÁGIO 2. CAMINHO.
De um ano até 120 anos, o tempo máximo da vida de um ser humano, temos vários caminhos para percorrer através das nossas escolhas aprendidas na preparação da nossa moral ensinada pelos, nosso país.
ESTÁGIO 3. EDUCAÇÃO MORAL.
O ser humano é moldado na sociedade em que ele ou ela vive. É uma obrigação legal dos nossos pais educar seus filhos para serem pessoas dignas de conviver em sociedade de forma ordeira, legal e próspera.
ESTÁGIO 4. LIVRE ARBÍTRIO PARA O USO DO ATO MORAL.
Deus, nosso Criador. Poderia, com todo direito a Ele atribuído, dizer: isso é certo e isso é errado. Você! Só tem que fazer o que for certo! Porém, com toda sua sabedoria, Ele apenas escreveu na Bíblia Sagrada o que devermos ou podemos fazer. Deu-nos o direito de escolhas; para cada escolha plantada por nós, haverá a colheita dos frutos, ou seja, a chamada lei do retorno (plantou, colheu). Então, o que nossos pais nos ensinaram sobre certo ou errado permanece em nossos caminhos. Temos obrigação de acertar, mas, caso erramos, podemos voltar a acertar e aprender para não errarmos mais. Com atitudes certas em nossa caminhada pela vida, poderemos ter bons resultados de prosperidade como colheita das nossas ações diárias.
Com esses quatro caminhos, estamos preparados para trabalhar de forma ordeira, legal, organizada e colhendo bons frutos de prosperidade.
Mas não acabou não! Ainda existem mais 4 reflexões diárias que podem ajudar muito em nosso caminhada pela vida.
1. Quem sou eu na sociedade?
2. Quem sou eu na escola?
3. Quem sou eu na família?
4. Quem sou eu no trabalho?
Você deve responda todos os dias essas quatro perguntas e, se sua resposta não for satisfatória para a ocasião em que você está, ajuste rapidamente para poder colher prosperidade neste ambiente.
É quase impossível para um ser humano viver nesses quatro universos (QUEM SOU EU) sem realmente saber quem ele ou ela é dentro dessa sociedade que está inserido. Será difícil à pessoa interagir em sociedades que a pessoa não conhece, que não tem afinidades, quem somos nela.
Perguntas: Nessa sociedade em que nesse momento você está inserido(a),
Quem realmente você é?
Qual é a sua afinidade com ela?
Quais são as regras que você deve cumprir para viver nela?
Você quer viver nela?
Nunca se esqueça. Deus te deu o livre arbítrio para escolher o certo e errado.
Conselho: A raiz para uma boa convivência em sociedade é:
Amor ao próximo;
Educação;
Respeito;
Adaptabilidade;
Sabedoria humana e de Deus;
Calma para agir e falar.
Palavras e ações tem resultados bons e ruis.
SAÚDE MENTAL É TUDO DE BOM!
ANSIEDADE CAUSA DOENÇAS
Clique Aqui
A Gestão no Tempo. É um processo de priorização e organização de tarefas que envolve seu planejamento e execução voltados ao melhor aproveitamento do tempo investido nelas, o que resulta em maior produtividade e eficiência.
ESTAR SEM PRESSA PARA ESTUDAR?
Vem Comigo!
VAMOS ESTUDAR?
SEJA DIFERENTE
DIGA SIM! VIDA É TUDO!
CVV. CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA
Disponível 24:00, horas por telefone e por chat:
domingo: 17:00 horas à 01:00 hora;
segunda a quinta: 09:00 horas à 01:00 hora;
sexta: 15:00 horas às 23:00 horas:
sábado: 16:00 horas à 01:00 hora
188
VAMOS ESTUDAR?
CONHEÇA O CAPS DA SUA CIDADE
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS). São lugares onde oferecem serviços de saúde abertos para a comunidade. Uma equipe diversificada trabalha em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Esses serviços estão disponíveis na região e são especialmente focados em ajudar em situações difíceis ou no processo de reabilitação psicossocial.
O QUE É O CAPS?
QUEM SOU EU?
Síndrome do Pato Flutuante
Clique Aqui
SÍNDROME DO PATO FLUTUANTE:
Entenda o conceito que acende Alerta Sobre o Sucesso
Termo criado pela Universidade de Stanford se refere à disparidade entre aparência e realidade e como mascaramos nossas ansiedades para passar uma imagem de competência.
Você já viu um pato em um lago, certo? De cima, parece que ele desliza e navega sem esforço, passando uma imagem de serenidade e equilíbrio. No entanto, sob a superfície tranquila, existe uma realidade diferente: escondidos embaixo d’água, os pés do pato estão envolvidos em uma atividade frenética, remando furiosamente para que ele se mantenha à tona.
Esse contraste entre aparente facilidade e esforço oculto constitui a base de um fenômeno psicológico conhecido como “síndrome do pato flutuante”. O conceito se refere à disparidade entre as aparências e a realidade — assim como os esforços ocultos que os patos fazem — e, segundo pesquisadores, pode impactar profundamente a saúde mental e o bem-estar.
O Que é a Síndrome do Pato Flutuante? Em sua essência, a síndrome do pato flutuante se refere a como as pessoas escondem seus estressores e lutas internas atrás de um verniz de sucesso. Cunhado pela Universidade de Stanford, o termo ganhou destaque nos círculos acadêmicos antes de ressoar mais amplamente como uma metáfora para as pressões e expectativas da sociedade moderna.
Prevalente entre indivíduos de alto desempenho, como os melhores estudantes de instituições de elite, a síndrome do pato flutuante reflete o duplo desafio de se destacar academicamente ou profissionalmente, mantendo, ao mesmo tempo, uma aparência de proficiência sem sofrimento, sem grandes renúncias.
Assim como os movimentos graciosos do pato escondem o esforço intenso que ele faz para se impulsionar para frente, os afetados pela síndrome do pato flutuante se esforçam para apresentar uma imagem de sucesso e realização enquanto lutam contra o estresse interno. Por baixo do exterior calmo, existe ansiedade, insegurança e a busca incansável pela realização.
O Que Causa a Síndrome do Pato Flutuante? A vida moderna exige um malabarismo constante de responsabilidades em vários domínios – escola, trabalho, família e lazer. De acordo com pesquisadores, a forma como distribuímos o nosso tempo e energia entre esses domínios, as atividades que realizamos e as recompensas que colhemos têm um impacto profundo no nosso bem-estar físico e mental.
Essa alocação dinâmica de recursos contribui muitas vezes para o desenvolvimento da síndrome do pato flutuante, em que os indivíduos se esforçam para se destacar em múltiplas áreas, ao mesmo tempo que escondem as suas lutas com uma fachada de competência e sucesso. Segundo os autores, esse malabarismo pode fazer com que o trabalho árduo e as lutas que enfrentamos passem despercebidos, levando a um desequilíbrio entre o esforço que investimos e as recompensas que colhemos.
Simplificando, cada um de nós está tentando ao máximo nadar nas águas do sucesso, mas muitos não têm um mapa claro. Buscamos insights e orientações de outras pessoas que admiramos, no entanto, por mais que aprendamos muito, nunca saberemos verdadeiramente o quão difícil é a jornada para os outros. Essa desconexão entre a percepção e a realidade contribui para a pressão para parecer bem-sucedido sem muito esforço.
Bem como atores em cena, nos esforçamos para desempenhar nossos papéis com graça, escondendo a tensão que ocorre nos bastidores. Mas essa “farsa” tem um custo. Quando subestimamos os desafios do sucesso, ficamos sobrecarregados em uma infinidade de tarefas, como malabaristas tentando manter muitas bolas no ar. Embora essa estratégia possa resultar em vitórias aparentes, acaba por nos deixar com muitas expectativas não realizadas.
O Impacto e as Consequências da Síndrome do Pato Flutuante. Muitas vezes podemos nos sentir pressionados a passar uma imagem de competência e força, mesmo quando enfrentamos turbulências internas. No entanto, essa tendência de minimizar as dificuldades sublinha uma norma social mais ampla, na qual a vulnerabilidade é frequentemente estigmatizada e escondida.
Ao tentarmos manter uma aparência competente, podemos, sem saber, esconder nosso stress e sofrimento, afastando-os da vista dos outros. Esta internalização da luta não só acrescenta peso aos nossos fardos, mas também nos isola de potenciais fontes de apoio. Isso também faz com que acreditemos que devemos enfrentar os nossos desafios sozinhos, sem precisar da ajuda de outros.
No entanto, o auto-isolamento tem um custo. Ao nos fecharmos à possibilidade de procurar apoio, acabamos nos bloqueando e dificultando a nossa capacidade de lidar com a situação de forma eficaz. A nossa relutância em reconhecer as nossas vulnerabilidades, perpétua um ciclo de luta oculta e, simultaneamente, nos nega a oportunidade de conexão autêntica com os outros.
O ato de esconder sinais visíveis de luta tem implicações profundas para o nosso bem-estar. A ilusão do sucesso sem esforço mascara uma verdade mais profunda: que a verdadeira realização muitas vezes exige que abracemos o esforço feito por baixo dos panos. Ao aceitarmos as nossas vulnerabilidades e reconhecermos estes esforços, promovemos uma cultura de transparência e compaixão – uma cultura em que a procura de ajuda não é vista como um sinal de fraqueza, mas sim como um corajoso passo adiante.
Pare de Tentar Ser Perfeito. Costuma-se dizer que ‘o perfeito é inimigo do bom’. Embora haja benefícios em ter objetivos sólidos e estabelecer padrões elevados para nós mesmos, a pressão de precisar que tudo corra perfeitamente pode facilmente nos deixar exaustos, indignos, arrependidos e insatisfeitos. Uma pesquisa publicada no Journal of Research in Personality identifica três formas de perfeccionismo a serem observadas:
Perfeccionismo auto-orientado: a tendência de exigir perfeição de nós mesmos;
Perfeccionismo orientado para os outros: a tendência de exigir perfeição de outras pessoas;
Perfeccionismo socialmente prescrito: a tendência de acreditar que outras pessoas exigem que você seja perfeito.
Existem maneiras melhores de manter você e as pessoas ao seu redor motivadas, além de tentar atingir um padrão de perfeição. Abandonar os ideais perfeccionistas aliviará sua carga mental e permitirá que você aprecie o simples prazer de ‘fazer as coisas’, em vez de sentir a pressão que vem com a necessidade de ‘fazer bem as coisas’.
A SÍNDROME DO PATO
TECNOLOGIA SOCIAL
CENTRO DE FORMAÇÃO SOCIAL TECNOLÓGICO
CENTRO DE FORMAÇÃO SOCIAL TECNOLÓGICO. É entendida como um conjunto de técnicas, metologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida.
PÚBLICO ALVO PROJETO EDUCATEC
PROJETOS, AÇÕES E ESTRATÉGIAS
Clique Aqui
PROJETOS. Um projeto é um esforço único, temporário e progressivo empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
AÇÕES HUMANAS. “Ação humana é comportamento propositado. Também podemos dizer: ação é a vontade posta em funcionamento, transformada em força motriz; é procurar alcançar fins e objetivos” (MISES, 2010, p. 35).
ESTRATÉGIAS. Estratégia (do grego antigo στρατηγία: stratēgia, tendo como significado a arte de liderar uma tropa; comandar)[1] designava o comandante militar à época da democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.
ALFABETIZAÇÃO DIGITAL
Faça o Exercício Abaixo. No seu trabalho, na sociedade que você vive, na sua família, na sua escola ou faculdade, etc. Como anda o nível de alfabetização digital? Responda à pergunta abaixo e os índices.
Clique no Link
Alfabetização Digital. É a iniciação ao uso e à compreensão dos recursos da informática, sendo imprescindível aos programas de inclusão digital. Através da alfabetização digital a criança ou o adulto toma conhecimento das possibilidades fornecidas pelo mundo cibernético.
Uma Pessoa Alfabetizada Tem a Capacidade de Entendimento e Trabalho digital. Exemplo.
Acessar, entender e trabalhar com softwares. Exemplo: Windows (Word, Excel, Power Point), Etc.;
Acessar aplicativos. Exemplo. Aplicativos de banco e fazer ações no aplicativo;
Saber usar as redes sociais com prudência e sabedoria; saber distinguir verdade e mentiras;
Conhecer marketing digital;
Interpretar e construir planilhas digitais. Exemplo. Excel;
Ler texto digitais;
Interação com o tempo digital. Atenção digital deve ser acima de 3 minutos.
Distinguir: streaming, filmes, músicas, marketing, propaganda, palestras, motivacional, trabalhos acadêmicos, etc. Cada uma dessas áreas tem um tempo de atenção para emitir a mensagem;
Fazer compras on-line;
Saber o que é um botão de ação;
Saber fazer pesquisas e outros;
Esses são alguns dos muitos exemplos sobre a capacidade técnica cognitiva que uma pessoa possue quando ela se diz alfabetizada digital.
Nota. Analfabetismo digital não tem nada a ver com analfabetismo de não saber ler, escrever ou analfabetismo funcional. São coisas diferentes e pessoas diferentes. Pessoas analfabetas digitais, boa parte tem nível médio, técnico, superior e doutorado.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade Social. Diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas com a sociedade em geral. Responsabilidade social (RS) é uma estratégia composta por ações voluntárias das empresas em benefício da sociedade, incluindo aí iniciativas voltadas ao público interno, como um treinamento de colaboradores, e também externo, como um projeto que envolve a comunidade do entorno. Responsabilidade Social é uma obrigação do poder público através dos representantes legais do povo.
CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES
VAMOS ESTUDAR?
SER LEGAL - PARA SER LEGAL
VOLTAR AO CADERNO DE ESTUDO - TECH SOCIAL & PROFISSIONAL
Clique no Link