Esteticamente, Quizizz é muito parecido com Kahoot. Para acessá-lo é necessário criar uma conta. Existem dois planos, um gratuito e um mensal, que atualmente custa 4 dólares por mês. Ao começar a criar, é possível escolher duas opções: quiz ou lição. A primeira opção tem a interface bem parecida com o Kahoot, questionários que terão tempo para serem respondidos e os alunos precisam utilizar o smartphone para responder às perguntas. É possível criar um questionário do zero ou utilizar a inteligência artificial do site para gerar as perguntas. Já a segunda opção permite a criação de slides com questionário no meio da apresentação. Caso deseje, o professor também poderá importar slides do próprio computador, em formato PowerPoint ou através do Google Drive.
Além de poder criar as próprias atividades, existem também diversas atividades disponíveis na nuvem, criadas por outros usuários que deixam em modo público o que foi criado. Ao escolher utilizar uma atividade feita por outro professor, é possível fazer as modificações que desejar, criando uma cópia no seu perfil.
Ao selecionar o jogo, o professor pode importá-lo para o Google Classroom ou começá-lo diretamente. Ao iniciar o jogo, os alunos deverão inserir o código gerado para poder participar. Assim que todos os alunos tiverem entrado o professor pode começar a partida. Diferentemente do Kahoot!, onde os alunos precisam estar atentos à tela do professor para ler a perguntar e ver qual é a resposta para selecioná-la no próprio smartphone, no Quizizz o aluno deverá ler as perguntas e respostas diretamente no dispositivo, sendo a tela do professor útil apenas para monitorar o ranking.
Ao criar a própria apresentação, é possível adicionar perguntas, enquete, preencher lacunas, entre outros. Possui funcionalidades parecidas com as do recurso Mentimeter, mas que permite importar, no plano gratuito, apresentações já existentes externamente. Além de possuir uma interface mais intuitiva para criar essas apresentações com interações.
Por ser um recurso ainda pouco conhecido, pode gerar mais interesse e curiosidade por parte dos alunos. Por possuir uma interface intuitiva, design simples e eficiente e estar disponível em diversas línguas, garante uma boa usabilidade e acessibilidade.
Destacamos os pontos positivos: o plano gratuito não possui tantas limitações, possui importar apresentações externas e é possível ter acesso a diversos materiais que estão em modo público. Pontos negativos: ainda é pouco conhecido; as funções mais interessantes, como resposta em vídeo e áudio, combinar, arrastar e soltar estão disponíveis apenas na assinatura.