Outro recurso que pode ser utilizado para avaliar os alunos é o Canva[1], uma plataforma de design gráfico com diversas funcionalidades como apresentações, posteres, sites, entre outros. Por mais que esse não seja um recurso desenvolvido para ser utilizado com propósitos educacionais, como os descritos anteriormente, pode ser utilizado pelo professor para criar as suas próprias atividades, da maneira que desejar.
Para esta unidade didática, propomos a criação de um mapa mental, utilizando o conteúdo já aprendido. Existem diversos modelos à disposição, o aluno pode escolher aquele que achar mais interessante. O professor pode disponibilizar o seu próprio mapa para ajudar os alunos. Esse tipo de atividade ajuda a organizar as informações de maneira visual, o que facilita a compreensão; facilita a revisão, permitindo aos alunos de recapitularem os pontos principais de um tópico ou lição; estimula a criatividade, pois cada aluno pode fazer o mapa do modelo que desejar.
De todos os recursos aqui descritos, o Canva é aquele que apresenta mais diversidade e que possibilita ao professor explorar a sua criatividade e elaborar o seu próprio material didático, jogos, apresentações, entre outros. Assim como os outros recursos, apresenta uma versão gratuita e uma assinatura mensal. Acreditamos que possa ser interessante para o professor realizar a assinatura para ter acesso a todas as funcionalidades disponíveis.
[1] Para acessar a atividade cf. o site: https://www.canva.com/design/DAGFNd63SW0/FaKqG3MUlJYMF-w5jJxXBQ/view?utm_content=DAGFNd63SW0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor Acesso em 14 de jun. de 2024.