Kahoot!
Kahoot!
Talvez seja a plataforma mais conhecida entre os professores e alunos. É uma plataforma online onde o professor consegue criar jogos educacionais, em formato de múltipla escolha. As perguntas são projetadas em uma tela e as respostas devem ser respondidas em outra, como um smartphone ou tablet, por exemplo. Além de poder ser utilizada em sala de aula ou em aula remota, também pode ser utilizada pelo aluno em casa, jogando sozinho ou contra o computador.
Para usar a plataforma é necessário criar uma conta, existe o plano gratuito com limitações e a assinatura mensal, ao contrário dos outros dois recursos já apresentados a mensalidade é em dólares. Para jogar durante a aula o aluno não precisa criar nenhuma conta, é necessário inserir um código que será gerado no momento da partida.
A pontuação é feita através a velocidade com a qual o aluno responde às questões, a cada pergunta é mostrado um ranking com as melhores pontuações e no final é possível ver o pódio com os 3 melhores. Como se trata de um jogo com muita interação é mais interessante fazê-lo com turmas, visto que na aula particular o aluno jogaria sozinho ou contra o computador.
Ao fazer login e entrar na página de início o professor tem uma visão geral daquilo que ele já criou, ele pode pesquisar por jogos públicos ou então criar um novo jogo. Assim como o Wordwall é bastante intuitivo ao criar com indicações de onde clicar, o que escrever, o que adicionar, quanto tempo de duração etc.
Ao finalizar o jogo o professor pode escolher se ele quer que o jogo seja público ou não. Quando for jogar o jogo que já está pronto, basta iniciá-lo e um código será gerado. Os alunos deverão inserir esse código para poder jogar.
Assim que todos tiverem inserido o código e colocado um nome de usuário o professor poderá iniciar a partida. Os alunos então deverão prestar atenção na tela do professor, pois as perguntas aparecerão ali e deverão selecionar a resposta referente pelo smartphone ou tablet.