Existe atualmente uma infinidade de sites e aplicativos que podem ser úteis nas aulas de língua estrangeira. Por isso, mostrou-se necessário estabelecer critérios de seleção a partir do levantamento teórico realizado. Foi importante tomarmos conhecimento, tanto da taxonomia de Bloom quanto da Padagogy Wheel para sabermos como a organização dos objetivos educacionais poderia ser feita. Não nos limitaremos a eles como forma de seleção dos recursos digitais, pois levamos em consideração a autonomia do professor em determinar quais objetivos ele espera, quais atividades e recursos ele pretende utilizar e como ele utilizará cada recurso.
Os aplicativos que serão apresentados a seguir já haviam sido utilizados anteriormente por esta pesquisadora. Tomamos o cuidado de selecionar aqueles que dispusessem de uma versão gratuita, mesmo que tenha alguma limitação em relação à versão paga. Buscamos também selecionar Web Apps, ou seja, uma versão que possua tanto um site quanto um aplicativo para smartphone. Selecionar apenas aplicativos limitaria a sua utilização em celulares e tablets, visto que atualmente o celular é o equipamento mais utilizado para o acesso à internet, de acordo com o IBGE[1]. Mas para isso, o aluno precisaria ter feito o download de todos os aplicativos que o professor viesse a utilizar, algo que nem sempre é possível.
Os recursos que serão apresentados a seguir permitem que o professor tenha a autonomia de criar a atividade que desejar e, integrar as quatro habilidades linguísticas (ouvir, ler, falar, escrever), como sugere Kumaravadivelu “a fim de envolver os alunos em atividades significativas de uso da língua” (p. 238 apud Ortale, 2023, p. 47). Procuramos também selecionar recursos que levassem em consideração os três parâmetros do pós-método, a particularidade, a praticabilidade e a possibilidade, como já mencionado anteriormente.
[1] Sobre o acesso à internet cf. o site: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34954-internet-ja-e-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021 Acesso em 15 de junho de 2023.