“...Novas relações de produção mais elevadas nunca aparecem antes que as condições materiais da sua existência tenham amadurecido nas profundezas da própria velha sociedade. Portanto, a humanidade sempre se propõe apenas as tarefas que pode resolver, pois, após um exame mais detalhado, sempre se verifica que a própria tarefa surge apenas quando as condições materiais para sua solução já estão presentes, ou pelo menos estão em processo de se tornar" 1 ).

Na verdade, o desenvolvimento do capital tornou necessário ter à mão as ferramentas necessárias para resolver as contradições emergentes. A primeira contradição foi a discrepância entre o aumento do volume de negócios global de mercadorias e a quantidade de dinheiro material que o ouro representava e que na circulação real há muito foi substituído pelos seus substitutos - papel e dinheiro não monetário. O monopólio do credor de último recurso substituiu o ouro, inaugurando a era do dinheiro abstrato.

Agora todos os bancos centrais são dotados da incrível propriedade de extrair crédito das suas profundezas, o que materializa o dinheiro criado na produção material.

___________________________

1).Marx K., Engels F. Works, segunda edição. T. 13. / K. Marx. Prefácio às Críticas à Economia Política M.: GIPL, 1960. - P. 6-8