COROLÁRIO 1
COROLÁRIO 1
O rendimento de um consumidor final pessoal ou público sob a forma de salários ou sob a forma de impostos é sempre inferior à massa de bens criados durante o período contabilístico. Portanto, uma diminuição no preço de um produto para o consumidor final no período atual não afeta o equilíbrio da oferta monetária e de mercadorias em períodos futuros, sendo todas as coisas iguais. Reduzir o preço pelo valor do primeiro empréstimo com equilíbrio entre oferta e demanda não gera processos inflacionários.
COROLÁRIO 2
Nem uma construtora (empresa manufatureira) nem um banco comercial podem reduzir o preço para o consumidor no valor do primeiro empréstimo. A única instituição social que pode reduzir o preço ao consumidor final pelo valor do primeiro empréstimo é o credor de última instância, pela sua posição específica na materialização do dinheiro e pelo seu património, que é sempre igual a todos os recursos materiais e profissionais da sociedade. A contabilização (crédito-débito) do banco central não coincide com o valor dos seus ativos reais. A prova são as perdas de 320 mil milhões de euros num dia do Banco da Rússia (2022), que não afectaram de forma alguma a sua capacidade de empréstimo para emprestar e refinanciar o empréstimo para operações correntes do mercado interno.
A obra central sobre o tema da rotação acelerada de capital é: «Um método para preservar o poder do grande capital para os próximos quinhentos anos. | Dialética do Processo». Orientação Prática. Ecaterimburgo, Ridero, 2023, 61 p. ISBN: 978-5-0060-3159-3
Artigos científicos no site "Capital" |>|