Vasily Vasilyevich Leontiev é um dos economistas mais destacados do século XX. As suas ideias e desenvolvimentos no domínio dos modelos intersectoriais contribuíram para o desenvolvimento da teoria económica e da modelização macroeconómica, e também encontraram a sua implementação prática em vários países e regiões do globo.
Com base nos materiais do primeiro desenvolvimento do equilíbrio intersetorial sob a liderança de P.I. Popova V.V. Leontiev publicou um artigo "O Balanço da Economia Nacional" na revista alemã "Weltwirtschaftliches Archiv", que continha uma análise crítica deste trabalho. O artigo foi reimpresso em russo na revista Planned Economy. Observou que “uma coisa fundamentalmente nova neste equilíbrio, quando comparada com os inquéritos estatísticos económicos normais, como, por exemplo, com a qualificação americana ou inglesa, é uma tentativa de cobrir não só a produção, mas também a distribuição do social produto em números, para assim obter uma imagem total de todo o processo de reprodução na forma de uma espécie de “tableau economique” (tabela econômica). O conhecimento deste trabalho predeterminou em grande parte o futuro destino e os futuros sucessos científicos de V.V. Leontiev. Esse problema tornou-se central em seu trabalho científico posterior e levou à criação de uma teoria e de um modelo matemático de equilíbrio insumo-produto, que no Ocidente era chamado de método insumo-produto.
V.V. Leontiev frequentemente atuou como especialista ou consultor econômico de organizações governamentais e internacionais. Em 1928-1929 ele foi consultor econômico do Ministério das Ferrovias da China. Em 1931, mudou-se para os Estados Unidos a convite do diretor do National Bureau of Economic Research, Wesley Mitchell. A partir de agora, suas demais atividades estão ligadas a este país. Vale ressaltar que nesse período ele trabalhou neste bureau ao mesmo tempo que Simon Kuznets e, posteriormente, Milton Friedman. Algumas décadas mais tarde, todos os três, quase simultaneamente, um após o outro, receberão o Prémio Nobel Memorial de Economia. De 1931 a 1976, Leontiev lecionou na Universidade de Harvard, a partir de 1946 tornou-se professor titular e, a partir de 1953, chefiou o departamento de economia política. Entre seus alunos nesse período estavam os futuros ganhadores do Prêmio Nobel de Economia P. Samuelson e R. Solow. Em 1946, ele criou o Harvard Economic Research Project - um centro de pesquisa na área de análise de insumo-produto e o liderou até seu fechamento em 1973. Desde 1975, V. V. Leontiev é professor de economia na Universidade de Nova York, sob a qual em 1976, por sua iniciativa, foi criado o Instituto de Análise Económica. Dirigiu este instituto até 1985 e até os últimos dias de sua vida foi seu principal especialista.
V.V. Leontiev recebeu o Prêmio Nobel Memorial de Economia em 1973 "pelo desenvolvimento do método insumo-produto e por sua aplicação a problemas econômicos importantes". Em 1988, VV Leontiev foi eleito membro estrangeiro da Academia de Ciências da URSS. A contribuição científica de Leontiev está relacionada com o estudo e definição de tarefas de modelação macroeconómica do desenvolvimento da economia nacional com base em métodos de equilíbrio. No seu primeiro artigo (1936), dedicado ao método insumo-produto, lançou as bases para toda uma série de estudos no campo da construção e análise do equilíbrio insumo-produto. Seu primeiro grande livro, publicado em 1941, The Structure of the American Economy, 1919-1929: An Empirical Application of Equilibrium Analysis, continha cálculos do saldo de insumos dos EUA para 1919 e 1929. levando em consideração a esfera da produção material. Ela consolidou a posição de Leontief como inovadora na área de modelagem macroeconômica e no desenvolvimento de um modelo de insumo-produto. Em seus primeiros trabalhos, seguiu a classificação das indústrias e dos elementos estruturais, que foram apresentados no primeiro balanço feito no Escritório Central de Estatística da URSS. Não incluiu no balanço a esfera não produtiva, no terceiro quadrante destacou os salários dos trabalhadores contratados e empregados, os rendimentos dos empresários, os impostos diretos, etc., tal como foi feito no balanço de o Gabinete Central de Estatística da URSS. E só mais tarde, no balanço de 1939, que construiu em conjunto com o economista americano D. Evans, a rubrica “famílias”, hoje bastante conhecida nos estudos macroeconómicos, foi apontada como uma indústria específica que produz serviços, não -Setores de manufatura foram adicionados. Em princípio, esta foi a primeira tabela oficial de balanço de insumos a ser construída. Em 1947, foi criada uma tabela de equilíbrio intersetorial com 400 setores.
De qualquer forma, A economia de V.V. Leontief é apresentada como um todo único, descrito por um sistema especial de equações matemáticas. Vale a pena mencionar nesta série o economista russo V.K. Dmitriev, que formulou uma série de equações, em particular a equação do custo total, embora não exatamente na forma tradicional. É difícil dizer se V.V. Leontiev com obras de V.K. Dmitriev, mas as ideias deste último foram refletidas no modelo de V.V. Leontiev. A partir da análise da tabela de equilíbrio (como se dizia xadrez), podem ser derivados coeficientes especiais que permitem mostrar que aumento na produção bruta de cada indústria é necessário para garantir um aumento no produto final em um rublo , os chamados coeficientes de custo total, sobre os quais V. Dmitriev.
А. В. Воронцовский
2007 ВЕСТНИК САНКТ ПЕТЕРБУРГСКОГО УНИВЕРСИТЕТА Сер. 5. Вып. 1