Estrutura do Artigo Científico


Estrutura do Artigo Científico - TFC

No artigo que faz parte do Trabalho de Final de Curso (TFC), deve ser levado em consideração, na hora da escrita, feitios da linguagem científica, objetividade, coerência e clareza, ponderando as normas institucionais e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT-NBR) em relação a citações, referências, ilustrações, tabelas e quadros.

Nesse contexto, deverão ser usadas como principal guia para produção dos trabalhos acadêmicos, a Norma ABNT-NBR 6023:2020 para referências (bibliográficas, eletrônicas e periódicos) e a Norma ABNT-NBR 10520:2002 para citações.

Estrutura do Artigo:

O artigo deverá conter a seguinte estrutura:

i) Para a primeira página:

  • Título

  • Nome do autor (Discente); Área de Formação; Instituição; e-Mail;

  • Nome do(s) Coautor(es) (Professor Orientador); Titulação; Departamento; Instituição; e-Mail;

  • Resumo:

O resumo deve seguir a norma ABNT-NBR 6028:2003 que orienta a escrita em uma apresentação concisa dos pontos mais relevantes da pesquisa (objetivo, metodologia, resultados alcançados e conclusões), escrito em parágrafo único com espaço simples, sugerindo, ainda, que seja elaborado após a finalização do artigo. Também, é sugerido que seja evitado o uso de citações, símbolos e fórmulas no resumo. A extensão do resumo deve ser entre 100 a 250 palavras.

  • Palavras-chaves:

Surge logo após o resumo e deve ser representativa do tema pesquisado. É sugerido na norma, que seja colocado entre 3 a 5 palavras-chaves.

  • Abstract;

Tradução do resumo para a língua inglesa.

  • Keywords;

Tradução das palavras-chaves para a língua inglesa.

ii) Introdução:

É a parte onde é exposta o conteúdo do trabalho, conforme norma ABNT-NBR 14724:2011, página 3, é partir da introdução que se inicia a numeração em algarismo arábico do trabalho.

Na introdução devem ser apresentados:

  • O tema do projeto e do problema que se pretende solucionar com a pesquisa, expondo a delimitação temporal e espacial;

  • Os objetivos da pesquisa de forma sucinta e clara;

  • Apresentar, também, a justificativa da pesquisa;

  • Deve-se, para efeito informativo, constar um parágrafo com comentário em relação a estrutura do trabalho.

  • Ao final da contextualização apresenta-se a temática do trabalho e é escrita em forma de pergunta.

  • O objetivo do trabalho é descrito o problema apresentado de forma fidedigna, informando o desígnio da pesquisa e o resultado que se deseja alcançar. Para utilização dos verbos de ação no infinitivo (identificar, verificar, analisar, explicar, determinar, caracterizar, enumerar, aplicar, avaliar entre outras) deve-se considerar a natureza da pesquisa se é quantitativa ou qualitativa. Observa-se que, na maioria dos artigos, os objetivos aparecem em três momentos: na introdução; no resumo e nas considerações finais. Dessa foram, a semântica deve ser idêntica.

iii) Fundamentação Teórica ou Referencial Teórico:

Nessa parte devem ser apresentados as pressuposições teóricas que dão embasamento à pesquisa. Deve ser apresentado todo o conhecimento sobre o problema e/ou uma discussão crítica das obras que estão sendo citadas.

Alguns passos devem ser seguidos quando da construção da fundamentação teórica, sendo eles: i) Quando possível, o principal, é escolher um tema que tenha sido discutido por outros autores e possua publicações em livros e periódicos; ii) Ler bastante a literatura sobre o assunto para obter conhecimento e indicar os autores que são mais citados como referências principais; iii) Anotar os nomes dos autores e suas colocações em relação ao assunto explorado com os devidos conceitos que os envolvam; iv) Elabora discussões e desenvolver uma conclusão embasada nos autores citados; e v) O orientador auxiliará está embasando suficientemente o objetivo da pesquisa.

Andrade (2021) reportou que, no referencial teórico há que demonstrar a capacidade de ler, interpretar os autores que dominam o assunto, mantendo a fidelidade à ideia deles, demonstrar a capacidade de analisar e fazer associações entre as ideias de outros autores, construindo um material original; abordar a temática de forma adequada não elencando elementos não relacionados ao assunto do artigo ou deixando de abordar algum ponto essencial, importante na suficiência do referencial.

iv) Materiais e Métodos ou Metodologia:

Em primeiro lugar deve-se apresentar a tipologia da pesquisa (qualitativa ou quantitativa), em seguida o seu traçado (bibliometria, survey, estudo de caso ou levantamento), o instrumento de pesquisa utilizado (roteiro de entrevista, questionário, diário de campo entre outros), descrever sucintamente como será feita a coleta de dados com a quantidade de pesquisados e o cronograma de coleta de dados e, por fim, explicar a análise dos dados.

v) Análise dos Resultados e Discussão ou Análise de Dados e Discussão:

Nessa fase do artigo são apresentados os dados em forma de gráficos, figuras tabela, quadros e citações de trechos de entrevista, quando for o caso da pesquisa. Entre essas formas de apresentação dos resultados faz-se a confrontação dos dados obtidos com os dados da literatura não só os comentando como também fazendo uma verdadeira análise entre os dados e se possível com validações utilizando a estatística, através de médias, desvios padrões entre outras formas.

vi) Conclusões ou Considerações Finais:

Considerada a parte mais importante do trabalho, nele será relembrado o objetivo do trabalho e como foi alcançado, exibindo, muito resumidamente, alguns resultados principais com as suas contribuições para trabalhos futuros e limitações da pesquisa.

vii) Referências Bibliográficas:

Todos os trabalhos citados no texto devem ser listados no final do artigo, em ordem alfabética, de acordo com a norma ABNT-NBR 6023 e as normas elaboradas pela Comissão de Coordenação do curso.

2. Referências:

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação - referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: informação e documentação – resumo - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: informação e documentação - citações em documentos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

  • Sandra Mara de Andrade. Trabalho de Conclusão de Curso na Pós-graduação Latu-sensu – O Artigo Científico. UNICENTRO. Guarapuava – PR. 2021.